As novidades do Marketing de Conteúdo para 2019

Por Juliana Miranda

O ano de 2019, finalmente, chegou! E com este novo ano, chegam também as novidades do Marketing de Conteúdo e do Marketing Digital, que prometem ser ainda mais estratégicas para empresas de todos os setores.

Como nós já sabemos, o Marketing de Conteúdo é uma das ferramentas mais envolventes do universo online. Utilizar o conteúdo para atrair, fidelizar, engajar, vender e se relacionar com clientes é uma maneira inteligente, dinâmica e acessível de conquistar relevância em um cenário cada vez mais competitivo.

As tendências de marketing de conteúdo que vão dominar o ano de 2019 incluem algumas mudanças na forma de produção e distribuição dos materiais. Há quem diga que, hoje, o marketing de conteúdo é a única estratégia realmente eficaz para alcançar resultados no ambiente digital. O conteúdo é, certamente, atraente, persuasivo e envolvente, principalmente para essa nova geração de consumidores, que está sempre em busca de novidades e que precisa de informação de qualidade para fundamentar suas tomadas de decisões.

Confira, então, algumas novidades do Marketing de Conteúdo que prometem dominar o cenário em 2019!

Conteúdo personalizado – O marketing de conteúdo de 2019 terá ainda mais necessidade de ser personalizado e autêntico, além de transmitir um valor real para o público. É preciso que as marcas consigam construir uma voz própria na internet, produzindo e distribuindo conteúdo para audiências específicas. Um conteúdo consistente, bem produzido e autêntico tem mais chances de diferenciar uma marca e influenciar a decisão de compra de um cliente em potencial. O conteúdo também transmite o comprometimento de uma empresa para com seus consumidores, demonstrando transparência e respeito.

Conteúdo interativo – Todo conteúdo criado deve incentivar o público a interagir com a marca ou empresa. Por isso, é preciso criar um conteúdo envolvente, que ofereça espaço para que o público apresente suas experiências pessoais com os produtos ou serviços. Estimular o cliente a dar sua opinião, demonstrar que o que ele pensa é importante para a empresa e valorizar as interações são maneiras inteligentes de criar proximidade e conexão com o público-alvo.

Influenciadores digitais – A presença e a importância dos influenciadores digitais vão crescer em 2019. Usar estes influenciadores em estratégias de marketing direcionadas será essencial para vender mais e conquistar novos clientes. A dica para 2019 é convidar os influenciadores para criarem conteúdos diretamente para os canais das empresas, ao invés de apenas fechar parcerias para que eles publiquem conteúdos em seus próprios canais.

Conteúdo multimídia e distribuição omnichannel – Os conteúdos devem ser pensados para multiplataformas, usando blog, Youtube, site, landing page, e-mail e redes sociais. Os vídeos serão extremamente importantes no tráfego online em 2019, com grande capacidade de engajamento. O conteúdo em áudio, como os Podcasts; os conteúdos visuais, como os infográficos e as fotos; e o conteúdo textual, também serão fundamentais. Todo o esforço de uma campanha omnichannel deve estar baseado no emprego simultâneo de vários canais de comunicação, que possam comunicar de maneira eficiente e otimizar a distribuição dos conteúdos criados.

Chatbots e conteúdo voltado para a experiência do usuário – Os chatbots e os assistentes de comunicação estão se tornando cada vez mais populares nas estratégias de marketing digital. Os programas de computador garantem aos consumidores a chance de se conectar e se comunicar com as empresas por chat, com atendimento em tempo real, feito por inteligência artificial ou pela equipe de atendimento ao consumidor.

Contatar um cliente por meio de chat garante credibilidade, segurança e uma sensação de que a resolução de qualquer problema será mais rápida e efetiva. A produção de conteúdo para chatbots, voltada para a experiência dos usuários, estará em alta em 2019. É possível criar respostas padrão para perguntas simples ou complexas feitas nos chats, garantindo aos clientes informações sobre as dúvidas mais frequentes, sobre processos da marca ou empresa, entre outras informações e dicas importantes.

Fique por dentro!

Vale lembrar que essas são apenas algumas novidades para o marketing de conteúdo em 2019. Outras estratégias importantes serão: a criação de conteúdo para super nichos, vídeos ao vivo nas redes sociais, stories, produção de conteúdo SEO para buscas orgânicas e muitas outras ações de marketing digital. Continue acompanhando nossos conteúdos e fique por dentro de tudo!

 

Data: 18/01/2019

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