Estudantes debatem se jornalista precisa ser bom em português e o que um profissional deve fazer para se destacar na área
Para ser jornalista, é necessário saber português? A relação do jornalismo com a Língua Portuguesa é como a de qualquer outro profissional com a sua ferramenta de trabalho.
Em comparação, o português está para o jornalista ou estudante de jornalismo no Brasil assim como a matemática está para o engenheiro ou a biologia e química para estudantes da área da saúde.
Mesmo atualmente, quando as mídias digitais estão bombando com conteúdos audiovisuais, com podcasts e vídeos, o texto e a Língua Portuguesa ainda são considerados a base de formação de um jornalista.
Por isso, é esperado que um estudante de jornalismo chegue à faculdade com domínio da Língua Portuguesa.
O assunto se tornou um tema de debate em uma publicação que fizemos no Facebook recentemente, com comentários engraçados e até mesmo dicas para os futuros profissionais da área.
Depois de postarmos uma vaga de estágio na rede social, o seguinte questionamento surgiu: o estudante de jornalismo precisa saber português?
Veja abaixo a descrição da vaga publicada. Nela, mencionamos que, para concorrer à posição, o estudante de jornalismo deveria ter bom domínio da Língua Portuguesa (gramática e ortografia).
Neste caso, um dos usuários do Facebook interagiu com o nosso post e mostrou certa “indignação”, ao relatar que “o estudante ainda estava na faculdade e já precisava ter domínio de português”.
Aliás, quero aproveitar o momento para uma retratação sobre a nossa própria postagem: Língua Portuguesa é nome próprio e não deve ser escrito com letra minúscula, assim como São Paulo ou Unicamp. Cabe um puxão de orelha para nossa equipe!
De fato, o estudante de jornalismo precisa saber português, assim como o jornalista profissional deve saber português também!
Erros não podem ser cometidos durante a trajetória, seja na faculdade ou depois de formado?
É claro que eles vão acontecer, seja por falta de domínio do idioma, desatenção, correria do dia a dia, como a pressa de entregar uma matéria nos prazos apertados que acompanham a nossa profissão. Contudo, nossa missão como jornalistas é preservar a norma culta e tentar entregar o melhor conteúdo possível.
Na nossa publicação, que mostrava que quem deseja ser jornalista precisa saber português para concorrer à vaga, depois do comentário do usuário espantado com esse requisito para preencher o posto, choveram dicas, piadas e esclarecimentos de outros usuários da rede.
Veja os comentários a respeito do tema, indicando se o estudante, na faculdade, precisa saber português para ser jornalista.
Conteúdo desta página
Unanimidade: português é a base para um estudante de jornalismo
Como vimos, as pessoas que estavam participando da conversa acreditam que a Língua Portuguesa é um requisito para quem pretende ser um bom jornalista.
E, neste caso, não interessa se o profissional vai trabalhar com vídeo, fotos, áudios ou texto escrito. Estes formatos de conteúdo são baseados em argumentação, raciocínio lógico, ponto de vista, posicionamento e narrativas – tudo isso se aprende com a Língua Portuguesa.
Nos comentários, também vimos algo do tipo “não se ensina português na faculdade” ou “para ingressar na faculdade de jornalismo saber português era um pré-requisito”.
De fato, sabemos que o vestibular tem prova de Língua Portuguesa e redação. Nestas avaliações, os candidatos precisam demonstrar conhecimento suficiente para fazer o curso de jornalismo.
Não é nosso objetivo julgar quem acredita que aprenderá português na universidade, mas, na prática, as chances de isso acontecer são bem pequenas. Por isso, sabemos que o jornalista precisa saber português antes mesmo de entrar na faculdade. E, no decorrer da profissão, vai aprendendo algumas regras e relembrando alguns detalhes que ficaram pelo caminho.
Saber português é obrigação para um jornalista?
Podemos dizer que sim!
O estudante de jornalismo precisa saber português, já que acreditamos que o interesse pelo idioma é muito provável para uma pessoa que decidiu fazer um curso de comunicação social.
Nesta mesma linha, devemos perceber que estamos em contato com a Língua Portuguesa desde que nascemos. Ou seja, são pelo menos 17 anos de escola, livros, revistas, TV, rádio, internet, diálogos com amigos e familiares antes de entrarmos na faculdade, tudo isso utilizando a Língua Portuguesa.
A gramática básica é ensinada até o Ensino Médio. O estudante de jornalismo, como foi dito em um dos comentários, vai aprender técnicas de escrita.
Por isso, o aprendizado de português para ser jornalista acaba sendo natural no Brasil, assim como um australiano vai aprender inglês, teoricamente, sem muito esforço.
Porém, a Língua Portuguesa é um idioma complexo, repleto de regras e utilizações complicadas.
Por isso mesmo, quando estamos selecionando estudantes de jornalismo para compor o nosso time, somos bastante flexíveis com alguns errinhos – eles são normais e fazem parte do processo de formação do jornalista.
Pessoas que já fizeram estágio conosco e tinham algumas deficiências em português receberam orientação sobre pontuação, acentuação, crase, uso de sinônimos, coesão, significado, argumentação e construção de texto.
Nós gostamos de dividir o conhecimento adquirido ao longo de mais de 15 anos de profissão com a nossa equipe, faz parte da nossa jornada!
Para concluir, um jornalista precisa saber português e um estudante de jornalismo também, a ponto de querer dominar o idioma antes mesmo de entrar na faculdade.
Aliás, em muitos casos, a paixão pelo português e suas aplicações em criação de conteúdo é que levam um adolescente ou adulto a entrar na faculdade para ser jornalista.
Sobre o nosso post, depois de muita brincadeira, o próprio pessoal deu algumas orientações para que o estudante procurasse formas de melhorar seu conhecimento em Língua Portuguesa!
Dicas para aprender português para ser jornalista
Separamos algumas dicas básicas para você aprender português para ser jornalista. No caso, não importa se você já está na faculdade, é apaixonado por comunicação, mas ainda tem certa dificuldade com o idioma.
Veja o que separamos para te ajudar:
- Aulas em vídeo de Língua Portuguesa, disponíveis no Youtube, podem ser essenciais para aprender português para ser jornalista e revisitar regras e estruturas do nosso idioma. Uma boa sugestão são as videoaulas do professor Rodrigo Bezerra, que tem uma didática bem interessante e ensina de forma fantástica a Língua Portuguesa;
- Uma boa gramática ainda continua sendo essencial para um jornalista. Um bom exemplo é a gramática do professor Evanildo Bechara, um verdadeiro sucesso;
- Para se aprofundar na relação entre texto e jornalismo, vale a pena conhecer alguns livros interessantes, como Teoria e Técnica do Texto Jornalístico, do professor Nilson Lage;
- Leitura continua sendo fundamental para melhorar o conhecimento em português!
Você também pode fazer alguns treinamentos para copy e redator web. Nós, da Click Textos, montamos turmas periódicas para ensinar criação de textos com SEO e aproveitamos a ocasião para abordar os erros mais comuns cometidos pelos redatores. Se você tiver interesse nesse treinamento, entre em contato pelo e-mail: contato@clicktextos.com.br.