O Orkut vai mesmo voltar? Confira tudo o que você precisa saber sobre essa rede social icônica dos anos 2000
Se você é um jovem adulto com cerca de trinta e poucos anos, com certeza, foi um usuário do Orkut nos anos 2000.
Em outras palavras, o Orkut foi a rede social mais importante do Brasil há 20 anos.
Esta rede social foi um sucesso no Brasil, muito antes de o Facebook desembarcar por aqui. Agora, chega a notícia de que o Orkut 2022 pode estar prestes a voltar e, claro, a internet se movimentou com tal notícia.
Já que o assunto está em evidência, veja tudo o que você precisa saber sobre essa rede social icônica, onde, provavelmente, você participou de comunidades, deixou depoimentos e jogou Colheita Feliz.
Conteúdo desta página
O que é Orkut?
O Orkut foi uma rede social de enorme sucesso no Brasil nos anos 2000. Criada por um engenheiro turco que trabalhava para o Google, chamado Orkut Büyükkökten, o site de relacionamento foi desenvolvido para atender aos usuários dos Estados Unidos, mas, na verdade, a rede social bombou mesmo no Brasil e na Índia (nos EUA, o Orkut não chegou a decolar para valer).
Quando desativada, em 2014, a rede social deixou muita saudade nos usuários mais fiéis. Por isso, a notícia de que o Orkut voltou foi tão bem recebida e movimentou a internet.
Em seu melhor momento, o Orkut chegou a ter 300 milhões de usuários.
Apesar de usar um visual bem simples, a rede social era um sucesso no quesito engajamento. O site de relacionamento fazia parte da rotina dos brasileiros.
O perfil dos usuários era bem básico, e cada pessoa podia participar de comunidades sobre diversos temas, como, por exemplo, humor, programas de TV, hobbies, etc. As principais funcionalidades do Orkut eram:
- Mural de recados;
- Sorte do dia;
- Visitantes recentes;
- Comunidades;
- Avaliações;
- Scraps;
- Jogos.
Orkut reativado?
A notícia de que o Orkut voltou atraiu muitos curiosos, principalmente aqueles que querem saber se é possível recuperar o acesso à conta e a suas fotos e publicações antigas.
Na verdade, o que aconteceu foi que, em abril de 2022, o domínio do Orkut foi reativado. Na página, é possível ver uma mensagem do criador da rede social, Orkut Büyükkökten, que diz:
“Olá, eu sou o Orkut. Há 17 anos, comecei uma pequena rede social enquanto trabalhava como engenheiro do Google. Em poucos anos, essa rede social se tornou uma comunidade com mais de 300 milhões de pessoas. Eu acredito que o Orkut atraiu essa comunidade porque trouxe diversas vozes, de vários lugares do mundo, para um mesmo lugar”.
Além disso, a mensagem termina dizendo que Orkut Büyükkökten está construindo algo novo, e quem quiser atualizações e informações sobre a nova rede social em primeira mão, pode se cadastrar aqui.
Quando o Orkut parou?
Como a gente disse acima, o Orkut foi descontinuado em 2014. A decisão foi tomada em razão da queda no número de usuários, um resultado direto do avanço das redes sociais que estavam em ascensão na época, como Twitter e Facebook.
Como resultado, muitas pessoas que usavam o Orkut migraram para o Facebook.
Tem como recuperar o Orkut antigo?
Até alguns anos atrás ainda era possível recuperar o Orkut antigo para ter acesso às fotos.
No entanto, atualmente, como as informações sobre o novo projeto da rede social ainda são limitadas, não é possível afirmar se os usuários poderão recuperar suas contas antigas ou terão que criar novas contas.
Por enquanto, o domínio Orkut.com não oferece uma opção de login e senha.
Por que o Orkut voltou?
O Orkut voltou, provavelmente, por uma questão estratégica. Como sabemos, as redes sociais fazem parte da vida de milhões de pessoas no mundo, movimentam uma economia importante com os influencers e são essenciais para o marketing digital de marcas e empresas.
Ou seja, o criador do Orkut pode querer surfar essa onda de sucesso e engajamento das redes sociais.
Especialistas acreditam que o Orkut deve voltar repaginado para atender às novas demandas e exigências dos usuários, com espaço para influencers, ferramentas de marketing digital, muita produção de conteúdo e alguns diferenciais competitivos.
Em resumo, talvez, a rede social seja mais nichada e segmentada, com formatos atraentes para uma nova audiência. Agora, é esperar para ver!