Quem já está familiarizado com o nosso blog, deve ter se acostumado a ver a palavra “SEO” por aqui.
Mas, se você chegou agora, não se preocupe! No post de hoje, vamos apresentar um guia completo exclusivamente sobre essa técnica, explicando como fazer uso do SEO tráfego orgânico.
Boa leitura!
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O que é SEO tráfego orgânico
Antes de explicar o que é tráfego orgânico, precisamos explicar o que é tráfego. Usamos este termo para falar sobre todas as visitas recebidas por canal digital, ou seja, os cliques.
O tráfego orgânico se trata daquele tipo de acesso conquistado de forma “natural”, sem que você tenha que pagar por um anúncio, por exemplo.
Este tipo de tráfego acontece quando uma pessoa chega ao seu conteúdo por meio dos sites de busca, quando os encontra na primeira página de resultados.
Falamos em primeira página porque apenas 0,63% dos usuários do Google, o maior site de buscas do mercado, passam para a segunda página em suas pesquisas. Isso é o que diz um levantamento feito pela Backlinko. O grupo se dedica ao mercado de treinamentos e de pesquisa em SEO.
A empresa analisou 5 milhões de resultados de pesquisas do Google e 874 mil páginas para investigar o funcionamento da taxa de cliques gerada pelo tráfego orgânico.
O que significa a palavra SEO
A palavra SEO é a sigla para Search Engine Optimization – Otimização para Mecanismos de Busca, em tradução para o português.
A Otimização para Mecanismos de Busca diz respeito a todas as técnicas empregadas em um conteúdo digital com o intuito de que ele alcance um bom posicionamento na página de um site de buscas, como Google, Bing, Yahoo, e etc.
O SEO pode ser dividido em duas categorias: On Page e Off Page
On Page
Corresponde às ações realizadas nas páginas do seu blog ou site, como o título, o conteúdo em si, a presença de meta description, imagens, entre outros.
Off page
Se trata de tudo aquilo que acontece fora da sua página, como menções à marca, o nível de buscas diretas pelo seu conteúdo, o uso correto dos backlinks, entre outras questões.
Como fazer marketing orgânico
Para conseguir realizar um marketing orgânico para a divulgação do seu conteúdo, o primeiro passo é saber onde o seu público-alvo está.
Ter pelo menos uma noção geral de como seu consumidor/leitor se comporta na internet vai te ajudar, e muito, na hora de direcionar suas estratégias de alcance.
Por exemplo, se você cria conteúdo para um público jovem, ou tem interesse em começar a alcançar esta audiência, precisa investir na divulgação em redes sociais. Cogite criar conteúdo dentro dessas mídias também, se já não fizer isso.
Para quem ainda está um pouco incerto sobre essas questões, uma dica que sempre traz bons resultados é: aplique técnicas de SEO tráfego orgânico.
Ao otimizar seu conteúdo para que seja recebido da melhor forma pelos algoritmos de busca, você garante mais chances de o seu conteúdo aparecer na primeira página de resultados e, consequentemente, receber mais acessos.
O que é conteúdo orgânico
O conteúdo orgânico se trata do conteúdo não-pago, que chega nas pessoas de forma natural, sem o intermédio de anúncios.
Pode ser que você chegue nele por meio das redes sociais, por uma indicação de alguém próximo ou pelos resultados do Google, como já exploramos.
Garantir que seu conteúdo seja orgânico é importantíssimo porque é este tipo de vinculação que traz resultados duradouros.
Afinal, um texto de blog bem construído e posicionado, por exemplo, pode gerar resultados mesmo anos depois de sua publicação. Já um conteúdo gerado por um anúncio desaparece a partir do momento em que você para de pagar por ele.
Também é importante que destaquemos os tipos de tráfego que movimentam os conteúdos orgânicos. São eles:
- tráfego direto: quando as pessoas digitam o endereço do seu site/blog diretamente;
- tráfego orgânico: quando chegam ao seu conteúdo por meio dos sites de busca;
- tráfego social: quando acessam o seu material por meio de links compartilhados em posts de redes sociais;
- tráfego de referência: quando alguém é levado ao seu objeto por meio de hiperlinks em outros sites.
O que é SEO em marketing digital?
Como pudemos compreender até agora, ter um bom posicionamento nos mecanismos de busca faz toda a diferença na construção da sua base de visitantes.
Por isso, SEO e marketing digital devem sempre andar lado a lado. Para te ajudar a entender melhor como aplicar esta estratégia, trouxemos uma lista com 5 dicas de como usar as técnicas de SEO no marketing digital:
1. Para o algoritmo ou para o público? Crie seu material pensando em ambos
O primeiro passo para otimizar suas produções é garantir que o conteúdo que você está criando atenda às necessidades do usuário. É preciso ter textos legíveis e bem estruturados, que entreguem o que prometem.
Entretanto, nem todo texto de qualidade consegue um bom ranqueamento. Por que? Porque você também precisa dar atenção ao algoritmo.
Como esta tecnologia vai entender que seu texto é útil para as pessoas que usam o Google? A partir do emprego do SEO tráfego orgânico, que aqui podemos destacar 3 regras:
- Uso de palavras-chaves adequadas;
- Textos com mais de 300 palavras, no mínimo;
- Ausência de Keyword Stuffing – quando a palavra é repetida em excesso e sem contexto.
2. Invista na criação de um site responsivo
Você sabia que 90% dos brasileiros que têm acesso a internet o fazem pelo celular? É o que constatou uma pesquisa recente feita pelo Itaú Cultural, em parceria com o Datafolha.
Diante desta realidade, se assegurar de que o acesso ao seu conteúdo é mobile friendly, ou seja, amigável para o uso em celular, é essencial para garantir um bom SEO tráfego orgânico.
Invista em um design de interface responsivo, que seja capaz de se adequar a qualquer tipo de navegador e tamanho de tela.
Assim, é possível garantir que a navegação não vai ficar comprometida por uma falha de layout.
3. Certifique-se de que sua plataforma oferece velocidade de carregamento
Pensando ainda em ambientes digitais que são mobile friendly, ter um carregamento rápido faz toda a diferença para quem depende do 4G do celular.
Além disso, sites que levam estas adequações em consideração também recebem uma classificação melhor no Google, no que diz respeito ao SEO tráfego orgânico.
Para melhorar a velocidade de carregamento do seu site, opte por servidores mais potentes ou por layouts mais simples, que apresentam códigos menores.
4. Construa links
A presença de links é um ponto chave no SEO tráfego orgânico. Ao produzir um texto, não esqueça de inserir hiperlinks em palavras ou expressões relacionadas para que levem o usuário a outros conteúdos.
Este direcionamento pode ser feito para dentro do seu próprio site, o que chamamos de links internos, ou para o site de outra pessoa, uma página de referência.
Estes são os links externos e devem aparecer toda vez que você citar uma pesquisa, reportagem, falar de uma marca, entre outros.
Aqui, é importante prestar atenção para sempre usar links de sites confiáveis, que sejam referência em um assunto.
Isto fortalece o SEO tráfego orgânico e faz com que o Google veja a sua página como uma fonte de informação relevante.
5. Se atente ao PageRank do seu site
O PageRank se trata de uma métrica usada pelo Google para avaliar o nível de relevância que um site tem.
Esta métrica é analisada por 3 fatores principais: a quantidade de links integrados na página, a confiabilidade desses links e o contexto no qual eles foram inseridos.
Ou seja, além de inserir links internos e externos e dar preferência para fontes de confiança, é preciso prestar atenção no lugar onde você insere estes endereços para acertar no SEO tráfego orgânico.
Por exemplo: imagine que você venda marmitas fit online e esteja escrevendo um texto de blog sobre alimentação balanceada.
Aqui, para acertar no SEO tráfego orgânico, você pode inserir um link da sua loja ou do seu contato em uma palavra que vá de encontro ao seu produto. Veja:
“Contar com uma alimentação saudável é essencial para ter mais qualidade de vida. Uma forma prática para garantir isso no dia a dia de quem não tem tempo para cozinhar é apostar nas marmitas fit.”
Perceba que aqui, a palavra-chave do seu link aparece como uma sugestão que conversa de fato com o seu texto. Se tivesse inserido o link em outro termo como “qualidade de vida”, o SEO tráfego orgânico já poderia ser comprometido.
Qual a diferença de tráfego pago e orgânico
A principal diferença entre tráfego pago e orgânico é o fato de que um é monetizado e outro não.
O tráfego pago é gerado, principalmente, por meio de anúncios. Ao fazer qualquer pesquisa no Google, por exemplo, você vai notar que algumas vezes os primeiros resultados aparecem com a palavra “anúncio” no canto esquerdo superior.
Isto quer dizer que aquele site, blog ou loja, pagou para que o Google desse destaque ao seu conteúdo.
Esta estratégia pode ser boa para começar a aparecer no mercado, mas se não for acompanhada de técnicas de SEO tráfego orgânico, dificilmente trará resultados de longo prazo.
Como gerar tráfego orgânico no blog
A melhor forma de gerar tráfego orgânico no blog é investir nas técnicas de SEO e se atentar às tendências do momento. Isto vai aumentar as chances do seu conteúdo viralizar com o SEO tráfego orgânico.
Também é preciso analisar por quais outros meios o seu público-alvo navega na internet para adequar sua divulgação a estes espaços.
Para isto, é importante que você crie uma persona para o seu consumidor e/ou leitor, um personagem que represente o seu cliente ideal em termos de perfil (idade, gênero, raça, escolaridade, etc.) e gostos.
Ao criar conteúdo com uma persona específica em mente, fica mais fácil de garantir bons frutos com o SEO tráfego orgânico e se assegurar de que o fluxo de pessoas que entram em contato com o seu projeto estejam alinhadas à ele.
Outra dica é testar o mesmo conteúdo em formatos diferentes. Um post no seu blog pode também aparecer em áudio (em um podcast, por exemplo), ou ser ajustado para uma thread no Twitter, que pode ser transformada em um vídeo no TikTok e outras infinitas possibilidades.
Só preste atenção para não acabar criando duplicatas, seja do seu próprio conteúdo ou de outros. Além do fato de que plágio é crime, conteúdos duplicados vão colocar sua posição no ranking de pesquisas lá em baixo.
Como gerar tráfego orgânico no Instagram
O Instagram segue sendo uma das redes sociais mais usadas do momento. Se você quer aproveitar as possibilidades que o SEO tráfego orgânico oferece para a rede social, confira nossas dicas:
1. Domine os recursos do Instagram
O primeiro passo para gerar um bom SEO tráfego orgânico no Instagram é saber manejar a plataforma ao máximo.
A rede social oferece uma série de recursos interessantes para quem produz conteúdo. São inúmeras possibilidades de criação, entre filtros, Reels, IGTV, os Stories, possibilidade de agendar postagens pela extensão Bussiness, e muito mais.
2. Transforme sua conta para perfil comercial
O segundo passo é fazer da sua conta um perfil comercial para que você possa ter acesso às informações sobre os seus seguidores e sobre a empresa, além de poder ver as métricas que a rede oferece.
Isso vai te permitir entender quais são os melhores horários para postar, qual o perfil do seu público, como ele se engaja, entre outras questões.
3. Crie uma boa biografia
Criar uma biografia simples que apresente você ou o negócio que você representa, é essencial para que o público possa saber com quem está interagindo.
Diga seu nome (ou o nome da empresa), o que oferece e o que tem de diferente. Se for um influencer em construção, aponte algo que faça de você uma pessoa única e que te conecte com o público que você quer atingir.
Também não esqueça do “link da bio!”. Disponibilize um endereço que leve seus seguidores ou quem quer que esteja passando pelo seu perfil, para o seu site.
Se você tiver mais de um link que queira divulgar (links de campanhas, por exemplo) você pode contar com o Linktree. A plataforma permite criar um perfil com os seus links e é facilmente editável.
4. Publique com regularidade
O fator novidade é um ponto chave no SEO tráfego orgânico. Isto porque o algoritmo do Instagram dá preferência para conteúdos atuais, com informações atualizadas.
Além disso, criar um novo post no Instagram com uma regularidade padrão fará com que o seu público se acostume com você e com o seu conteúdo, o que facilita na hora de construir um relacionamento de confiança.
Sem este fator, será mais difícil de garantir que você será lembrado e que consiga construir autoridade.
5. Faça uso das hashtags para atingir um público maior com o SEO tráfego orgânico
Você sabe que não dá para pesquisar por assuntos específicos em uma rede social da mesma forma que fazemos no Google, certo? Então como garantir que o seu conteúdo vai ser encontrado? Por meio das hashtags.
São elas que aparecem na aba de buscas e é por meio delas que você vai aplicar o SEO tráfego orgânico. Por meio das hashtags, será possível filtrar os assuntos que interessam o seu público-alvo, o que vai resultar em maior exposição do seu perfil no Instagram.
6. Nada de “preço no dm”: coloque tags
Reza a lenda que toda a vez que um cliente em potencial não encontra o preço de um produto, uma empresa sofre.
Brincadeiras à parte, colocar tag de preço nos produtos ou serviços que você for divulgar pelo Instagram é muito importante para não perder a atenção do cliente.
Ter que acessar outra plataforma, ou ainda, entrar em contato com você e esperar pelo seu retorno, demanda um esforço e uma paciência que pouca gente tem, ainda mais na internet.
Por isso, facilite sua vida e do seu público e especifique os valores do que você expõe.
7. Lembre-se do SEO tráfego orgânico e coloque uma call to action nos textos
As call to action, chamadas para ação, ficam na parte final do texto de web. Elas servem para que você convide o leitor a interagir com aquele conteúdo de alguma forma.
Você pode perguntar o que mais desejam ver, pedir para deixar um comentário, para compartilhar o post, para visitarem sua loja e etc.
Esta parte indispensável do texto com SEO tráfego orgânico se caracteriza por provocar a curiosidade do leitor e instigá-lo a se engajar.
Como vender na Hotmart Orgânico
A Hotmart é uma empresa de tecnologia que dispõe de uma plataforma para venda de conteúdos digitais, com foco no segmento da América Latina.
Oferece uma estrutura completa para criadores de conteúdo, produtores, afiliados e compradores. Funciona assim: uma pessoa cria um conteúdo (o produtor), um e-book por exemplo, e faz o upload dele na plataforma.
Outra pessoa que tenha interesse em avaliar, divulgar e ajudar com as vendas de produtos, vai trabalhar na promoção do produto. Estes vendedores digitais – os afiliados, irão receber uma comissão por cada produto que for vendido por seu intermédio.
E por fim, temos o último grupo da plataforma: os consumidores. Pessoas que estão em busca de produtos digitais.
De acordo com dados da própria Hotmart, os produtos digitais mais vendidos são:
- Cursos online;
- Consultorias;
- E-books;
- Audiobooks/produtos em áudio;
- Clubes de assinatura;
- Infográficos e planilhas.
Como ganhar dinheiro com tráfego pago?
A melhor forma de ganhar dinheiro com tráfego pago é disponibilizar o espaço do seu site ou blog para anunciantes.
Assim, eles produzem um tráfego pago para seus próprios produtos e/ou serviços, e você ganha pelo espaço de visibilidade que oferece a eles.
Uma das formas mais comuns de começar a ganhar dinheiro com este tipo de tráfego é por meio do Google Ads.
Você se inscreve, espera ser aprovado e sinaliza sua disponibilidade para anunciar no seu site.
Qual o melhor curso de tráfego pago
Para encontrar o melhor curso de tráfego pago que atenda às suas expectativas, preste atenção se o plano de aulas aborda, ou não, os seguintes tópicos:
- Técnicas de SEO
- Investimentos de mídia on-line
- Como avaliar os melhores grupos de anúncios
- Como criar uma persona para o seu público
- Como criar perfis de alcance que vão de encontro ao seu público alvo
Estes são alguns dos pontos de interesse para quem busca por este tipo de curso. Nossa sugestão é que você pesquise bastante antes de fechar com alguém.
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