Como utilizar estratégias de Marketing Digital na área da saúde

Empresas da área da saúde, como hospitais, clínicas e administradoras de convênios médicos, têm grandes possibilidades de comunicação com seu público de interesse por meio das ferramentas digitais. Contudo, o segmento da saúde precisa utilizar o marketing digital com estratégias bem definidas, pois é comum que os canais de divulgação e comunicação destas empresas sejam utilizados como SAC (serviço de atendimento ao consumidor) por muitos clientes.

Ao criar uma fanpage ou um perfil no Twitter, por exemplo, as empresas da área da saúde devem contar com profissionais de monitoramento de redes sociais para responder aos questionamentos, críticas e opiniões dos clientes. Ao mesmo tempo que aproximam as pessoas e servem como canal de divulgação de informações relevantes sobre a prevenção de doenças e ações em benefício da saúde, as ferramentas do marketing digital também podem ajudar na captação de novos clientes.

Oportunidades de comunicação

Hospitais, médicos e outras empresas da área da saúde podem usar ferramentas de search, mobile e social para garantir um marketing eficiente, com um bom alcance entre os consumidores e com custos menores. Muitas pessoas buscam informações sobre saúde online, e isso abre um nicho importante para a divulgação de empresas deste segmento com o apoio do marketing de conteúdo em blogs e sites corporativos.

A internet também ajuda os pacientes a escolherem os melhores hospitais, clínicas e profissionais com base em opiniões de usuários. Por isso, muitas empresas deste segmento já investem em campanhas online com banners, guias de saúde, depoimentos de pacientes, anúncios no Google e outros serviços específicos.

Para garantir o sucesso na gestão do marketing digital, as empresas da área da saúde devem investir também em sites responsivos, que promovam uma boa experiência para usuários de tablets, notebooks e smartphones. Outra dica é apostar na criação de aplicativos que enfatizem a experiência mobile dos consumidores. Uma alternativa é criar apps que ofereçam dicas, informações e conselhos segmentados na área da saúde ou ajudem as pessoas na marcação de consultas e exames.

Case de Sucesso

As empresas da saúde devem compreender que os depoimentos dos clientes são fundamentais para os bons resultados das campanhas de mídia social. Compartilhar histórias e tratamentos bem sucedidos de pacientes ajuda a fortalecer a marca, além de servir como inspiração para outras pessoas que vivem situações semelhantes.

Um case interessante nesta área é o do Boston Children’s Hospital, hospital com forte presença no Facebook e que incentiva a interatividade dos pacientes na página. O hospital tem como filosofia garantir um espaço de comunicação para que os pacientes possam compartilhar suas batalhas pessoais.

 

Foto: giraffesocialmedia

Data: 17/11/2014

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