Como escrever corretamente em cada situação

Por Antonio Baum

Em nossas rotinas escrevemos a todo momento, seja no chat ou na timeline do Facebook, na troca de e-mails com os amigos, em relatórios da empresa, documentos, provas escolares, etc... O grande desafio é saber utilizar a escrita da maneira correta em cada situação.

Com o que devemos nos preocupar ao escrever em tantas plataformas diferentes? Confira neste artigo!

Dicas para escrever corretamente

Clareza – A clareza deve ser o objetivo principal de todos os textos, já que serve para que a mensagem seja passada de forma eficiente, a fim de facilitar o entendimento do leitor imediatamente, sem a ocorrência de duplo sentido, interpretações equivocadas e outras confusões.

Coesão – Escreva um texto pequeno, mas cheio de significado. A técnica recomenda escrever o que você precisa com o mínimo de palavras possível. Elimine o que for desnecessário ao entendimento e redundante. No caso dos textos, menos é mais!

Coloque-se no lugar do leitor – Lembre-se de escrever com a linguagem adequada para o seu leitor. Com o perfil do seu público em mente, é possível fazer as referências corretamente, definir o vocabulário e evitar a criação de passagens confusas.

Escreva bastante – De maneira concisa: a repetição leva à perfeição. Tenha o hábito de escrever e aprimore seus textos.

Apoie-se no verbo – Os verbos têm o poder de empregar a força adequada para seu texto. Escolha os verbos corretos para cada situação.

Tome cuidado com a pontuação – A pontuação é uma grande aliada da clareza. O uso incorreto de vírgulas, pontos e sinais gráficos dificulta o entendimento e causa ambiguidade. Organize seu texto corretamente.

Use a ordem direta – Aplicar a ordem Sujeito + Verbo + Complemento é a fórmula recomendável para construir as frases.

Evite siglas – As siglas e abreviaturas não são conhecidas por todos, o que pode atrapalhar a clareza de sua mensagem. As abreviações típicas da internet, como “vc”, “td”, “tbm” e outras, não devem ser utilizadas fora do ambiente virtual.

Utilize ideias novas – Procure ideias diferentes, apresente algo de novo ao leitor. Trabalhar textos com novidades é muito interessante!

Data: 26/01/2017

Voltar

Fale conosco

Formas de Pagamento

Criado por Sites & Cia

2019 | Click Textos - Agência de Conteúdos