A rotina atarefada que muitos empreendedores enfrentam quando estão à frente da gestão de uma empresa, às vezes, faz com que eles não tenham tempo de falar com seus clientes da forma como gostariam, e isso ocorre principalmente com os pequenos e médios negócios, que normalmente não possuem uma equipe interna de marketing ou comunicação.

Além disso, é comum que pequenos e médios empresários, que fazem a própria gestão de conteúdo nas redes sociais, também passem por momentos de bloqueio criativo. Nesse ponto, surgem as dúvidas: o que postar? Como falar com minha audiência? O que o público deseja saber sobre meu negócio? Como atrair novos clientes com o meu conteúdo?

É neste momento que uma agência redatora pode ajudar muito. Os jornalistas da agência podem fazer todo este trabalho de pesquisa e levantamento dos temas relevantes para a produção de conteúdos para blogs e redes sociais, definindo as pautas para publicações de acordo com as datas sazonais, nicho de negócio, interesse do público-alvo, temas com melhor aceitação e que despertam interesse, campanhas e promoções, entre outros critérios.

Ideias de conteúdo para aumentar sua audiência

Se a sua empresa precisa de ideias de conteúdo para aumentar sua audiência, veja abaixo algumas dicas que podem ajudar:

  1. Crie uma lista com temas relevantes
    O trabalho de pesquisa dos temas que podem originar bons conteúdos precisa ser feito periodicamente. Uma dica é fazer um planejamento mensal, elencando todos os tópicos que podem ser trabalhados no mês. Leve em consideração as datas comemorativas, as dicas que você gostaria de passar ao público, os conteúdos direcionados a divulgar determinados produtos ou serviços, etc. Pense que, se você deseja postar conteúdos duas vezes por semana, precisará de 8 ideias de temáticas para trabalhar no mês.
  2. Faça uma análise dos seus seguidores nas redes sociais
    Uma dica interessante para quem deseja saber o que postar no perfil comercial é fazer uma análise dos próprios seguidores. Escolha alguns seguidores, entre no perfil deles e veja o que eles estão postando e compartilhando. Assim, você saberá quais são os interesses e assuntos que têm despertado engajamento.
  3. Sites e redes sociais de concorrentes
    Os concorrentes do seu negócio também são um bom termômetro para entender o tipo de conteúdo que pode aumentar sua audiência e seus resultados. Veja o que os concorrentes estão publicando para ter novas ideias, mas nunca copie os conteúdos. Você deve sempre trabalhar com textos originais.
  4. Pesquise no Google
    Caso você tenha algum assunto em mente, digite as palavras-chave no buscador do Google e veja quais opções aparecem para você. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas e deseja trabalhar com temáticas voltadas à moda inverno, escreva no buscador “moda inverno 2019” e anote as sugestões que o Google oferece. Neste caso, aparecem palavras-chave como: moda inverno 2019 infantil, moda inverno 2019 botas, moda inverno 2019 Europa, moda inverno 2019 feminina, entre outras sugestões. Avalie se esses temas fazem sentido para o seu negócio e comece a produzir conteúdos para blog e redes sociais. Olhe também as pesquisas relacionadas à moda inverno 2019 (que aparecem ao final da página de busca). Você verá temas como: tendência moda inverno 2019 e moda outono inverno 2019 no Brasil.
  5. Conteúdos sobre eventos e reviews sobre produtos
    Você também pode criar conteúdos sobre eventos recentes relacionados ao seu mercado, sobre novidades do setor, além de reviews sobre seus produtos ou serviços para publicação no blog da empresa.
  6. Ferramentas geradoras de ideias
    Existem algumas ferramentas online que ajudam a criar ideias para conteúdos. Uma boa sugestão é o gerador de ideias da HubSpot, ótimo para a definição de pautas para blog. Basta acessar a página “Blog Topic Generator”, digitar palavras-chave e pesquisar. Os resultados aparecem em inglês, mas podem dar uma ideia do que publicar. Para o exemplo usado acima (Moda Inverno 2019), é possível obter sugestões como: “Moda Inverno 2019: Expectativa x Realidade”, “A próxima grande novidade da Moda Inverno 2019”, entre outros temas que podem ser adaptados de acordo com a sua necessidade.

Use o seu conhecimento e domínio de mercado para produzir conteúdos memoráveis e únicos!

Tenha em mente que ninguém conhece melhor o seu negócio do que você. Sendo assim, use o seu feeling para definir temas importantes para seus conteúdos digitais. Você pode produzir conteúdos específicos para:

  • Promover produtos ou serviços com maior ou menor ticket em seu portfólio;
  • Dicas;
  • Tendências;
  • Listas de benefícios;
  • Orientações para o leitor;
  • Dúvida recorrente dos consumidores;
  • Pergunta da semana;
  • Anunciar uma promoção ou campanha sazonal;
  • Entrevistas com especialistas;
  • Guest posts;
  • Ciclo de vida de um produto;
  • Eventos;
  • Mitos e verdades;
  • Conteúdos sobre experiências pessoais;
  • Estudo de caso;
  • Conteúdo com a opinião de um ou mais clientes;
  • Comparação de produtos;
  • Leis e normas do seu segmento;
  • Guias;
  • Conteúdos sazonais;
  • Respostas para perguntas populares;
  • Recomendações de leituras, filmes e documentários;
  • Boas práticas;
  • Entre outros formatos.

Precisa de ajuda para definir suas pautas e ideias de conteúdo? Entre em contato com a equipe da Click Textos!

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