Já é uma tradição aqui na agência produzirmos um artigo no começo de cada ano com as principais tendências de Marketing de Conteúdo e, em 2021, isso não será diferente! Estamos de olho no mercado brasileiro e internacional para captar quais serão as estratégias de conteúdo em evidência em 2021.

A herança digital de 2020 deve se fortalecer ainda mais nesse novo ano. Ou seja, as empresas que começaram a apostar em transformação digital no ano passado por causa da pandemia de coronavírus continuarão investindo para consolidarem sua presença online, e isso exige a produção de conteúdo qualificado.

Quem está no digital há mais tempo sabe que o conteúdo é um aspecto crítico para toda e qualquer estratégia. Não importa se você posta no Instagram, no blog ou no Youtube da sua marca, você vai precisar de planejamento, criatividade e personalidade para produzir o conteúdo que a sua audiência quer e precisa consumir.

Quando falamos em produção de conteúdo, existe um universo a ser explorado. Blog post, rede social, e-book, podcast, vídeos, newsletter e infográfico são apenas alguns exemplos de mídias que podem ser usadas para gerar reconhecimento de marca e engajamento da audiência.

O foco em 2021 será na produção de conteúdo baseada na experiência do usuário, além, é claro, do trabalho feito para ranqueamento com base nos resultados das buscas no Google e em outros buscadores.

Veja as principais tendências de Marketing de Conteúdo em 2021

1 – Conteúdos para pesquisas por voz

As pesquisas feitas por voz não param de crescer no Google e nos assistentes virtuais inteligentes, como Alexa e Siri. Por isso, sua marca precisa pensar na produção de conteúdo voltada aos resultados dessas buscas.

Alguns especialistas acreditam que 2021 será o ano da comunicação por voz, com cada vez mais pessoas utilizando esse tipo de recurso.

A pesquisa por voz é mais rápida e facilita o dia a dia dos usuários. Para garantir uma boa experiência, o ideal é produzir conteúdos empregando técnicas de SEO com palavras-chave de cauda longa, com foco principalmente nas dúvidas mais frequentes das pessoas. A ideia é que o conteúdo seja realmente útil e de valor.

2 – Podcasts

Durante a pandemia, o consumo de podcasts cresceu muito no Brasil. Fáceis de serem acessadas, essas mídias em áudio estão super em alta. É o momento perfeito para iniciar um podcast para sua marca e renovar a proposta de marketing.

Os podcasts são considerados mídias instantâneas. O ouvinte só precisa escolher e desfrutar do conteúdo com total praticidade. Definir bons tópicos para discussões, roteirizar o conteúdo, ter uma gravação de áudio de qualidade e criar um ambiente de imersão para o ouvinte são pontos que merecem atenção.

Para marcas que desejam divulgar seus produtos e serviços, uma sugestão é patrocinar podcasts, para que a empresa seja mencionada durante o conteúdo, mas de uma maneira leve e sutil, a fim de que não fique evidente que se trata de um anúncio.

Já para quem deseja produzir seu próprio podcast, a dica é investir em conteúdo exclusivo.

3 – Conteúdo no formato problema/questão – solução/resposta

Grande parte das buscas no Google está centrada na apresentação de um problema ou questão, para o qual o usuário deseja obter uma solução ou uma resposta direta. Por isso é importante ter conteúdos no blog que respondam os principais questionamentos dos potenciais clientes sobre os produtos ou serviços que uma empresa oferece.

Por exemplo, uma busca do tipo “qual é o melhor investimento para 2021?” precisa apresentar uma resposta clara, como: “o melhor investimento para 2021 é o fundo multimercado, pois oferece opções para investidores conservadores, moderados e agressivos”. Esse tipo de conteúdo supre a expectativa do usuário por uma resposta imediata.

4 – Conteúdo em vídeo

O vídeo vai estar super em evidência em 2021. Conteúdo em vídeo streaming, lives, vídeos para o Youtube e redes sociais, stories e webinars e eventos online ajudam a engajar a audiência, gerar leads e destacar marcas e empresas em seus nichos. O conteúdo em vídeo é uma maneira rápida e eficiente de comunicar sua mensagem.

5 – Experiência de conteúdo

O conceito de experiência de conteúdo vem sendo discutido há algum tempo e tem se tornado crucial dentro das estratégias. É fundamental que a experiência do usuário em uma página de conteúdo seja a mais positiva possível.

Imagine como é ruim clicar em um artigo e encontrar uma página cheia de pop-ups, anúncios e outras distrações. Some a isso a oferta de um site não responsivo, com fontes minúsculas e um carregamento de página extremamente lento. Nessas condições, a estratégia de conteúdo será um fracasso.

Para que seu blog ou site ofereça uma boa experiência de conteúdo, ele precisa ter um bom design, ser clean, com carregamento rápido da página, ter elementos visuais atraentes e agradáveis e ser responsivo para se adaptar ao formato de tela do usuário.

Gostou das 5 principais tendências de conteúdo para 2021? Compartilhe com a gente o que você pretende fazer para melhorar a presença digital da sua empresa neste ano. Vamos adorar saber!

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