Como sua pequena empresa tem lidado com a crise? Você sabia que o Marketing de Conteúdo pode ser uma boa alternativa para manter sua empresa relevante? Confira!
O Marketing de Conteúdo tem sido a tábua de salvação para pequenas empresas que estão tentando sobreviver em meio a uma tormenta criada pelo novo coronavírus no mundo dos negócios.
E não é para menos. Jornais estampam notícias bastante preocupantes sobre a economia por causa da Covid-19, desde queda de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) no Brasil até a pior crise econômica já vivida pelo capitalismo desde o cenário catastrófico de 1929, conhecido como a Grande Depressão.
Os proprietários de microempresa e empreendedores em geral, incluindo MEI, estão testando alternativas viáveis e eficientes para atrair novos clientes e recuperar a operação das suas lojas, comércios, serviços, e-commerces e empresas de prestação de serviços com o uso de ferramentas de marketing de conteúdo.
Conteúdo desta página
Por que usar as ferramentas de marketing de conteúdo em um cenário de crise?
Quando a economia passa por solavancos, todos os envolvidos no ciclo de compra estão enfrentando problemas, inclusive os clientes. Mas nem por isso eles vão deixar de gastar, porém ficarão mais criteriosos antes de realizar um pedido em uma loja na internet, por exemplo.
O marketing de conteúdo é desenvolvido para oferecer mais informações aos clientes sobre os produtos e serviços que sua empresa presta e, assim, com o uso de conteúdo qualificado, fortalecer a tomada de decisão da sua persona, ou seja, o modelo fictício do seu cliente ideal.
Tudo isso faz parte da jornada de compra do marketing digital: nutrir o seu público com informações relevantes e que, de maneira natural e convincente, gere a venda dos seus produtos e serviços para ele.
O uso das ferramentas de marketing de conteúdo propicia esse ciclo com seu público, que passa a consumir informação em seus canais, como blog, YouTube e Instagram, criando uma identificação com sua marca através da produção de conteúdo que sua empresa gera.
A criação de um laço com o público é tão forte com o uso das ferramentas de marketing de conteúdo que os seus próprios clientes se transformam em divulgadores da sua marca, produtos e serviços.
As empresas que investem em produção de conteúdo estão acostumadas a gerar vendas a partir de leads e contatos obtidos através de um cliente que compartilhou uma publicação do blog nas redes sociais, por exemplo.
Elas também fortalecem o produto por meio do sistema de avaliação, quando clientes satisfeitos publicam reviews positivos sobre um produto adquirido e influenciam a decisão de compra de outras centenas de pessoas.
Toda essa onda espontânea de marketing é gerada a partir da produção de conteúdo qualificado, que tenha valor para o seu cliente. Mas como usar as ferramentas de marketing de conteúdo para sua pequena empresa vender cada vez mais? Confira!
Entendendo o que é conteúdo qualificado em marketing digital
Conteúdo qualificado é toda informação que seu público precisa saber antes, durante e após a compra do produto ou serviço que você vende. Para isso, vamos trabalhar com um exemplo, como uma loja de tênis de corrida.
Veja alguns assuntos que serão muito interessantes, lidos, vistos e compartilhados se você gerar conteúdo qualificado para eles:
- Tênis de corrida que são novidades em 2020
- Quais os modelos de tênis de corrida usados pelos campeões olímpicos
- Tecnologias de tênis de corrida para absorver impactos
- Provas de corrida que foram canceladas por causa da Covid-19
Deu para perceber como essas informações são essenciais para quem é apaixonado por corrida? Quem é vidrado nessa modalidade esportiva vai utilizar essas informações disponíveis a partir do marketing de conteúdo.
Para potencializar os resultados da sua pequena empresa, existem ferramentas de marketing de conteúdo que otimizam todo o processo para aumentar o tráfego no seu site com público qualificado (pessoas que realmente vão comprar e não visitantes sem sentido comercial).
Essas ferramentas de marketing digital também melhoram backlinks, dão mais visualização para sua marca, servem para sua empresa ter mais credibilidade com os conteúdos produzidos e melhor o Retorno sobre Investimento – em outras palavras, você economiza com essas tecnologias de marketing online.
Para animar você que é microempresário ou MEI nessa jornada do marketing online, veja alguns números do Content Marketing Institute:
- Mais de 90 % dos profissionais de Marketing de Conteúdo usam ferramentas de marketing online para chegar até os clientes finais;
- As ferramentas de marketing de conteúdo são essenciais para o marketing B2B;
- 86% dos especialistas em marketing online usam ferramentas de marketing de conteúdo para geração de leads.
Os leads, para o pequeno e médio empresário entender, são os contatos que sua empresa recebe por telefone, e-mail ou rede social depois que um conteúdo (uma postagem no Instagram ou no blog) é publicado, por exemplo.
Veja as ferramentas de marketing de conteúdo que podem ser perfeitas para sua empresa!
Hotjar – Ferramenta de Marketing de Conteúdo
Como descobrir o conteúdo ideal para o seu público? Você precisa, primeiro, saber o que seus seguidores nas redes sociais e os consumidores do seu produto e serviço estão interessados em ler, ouvir e assistir.
Para isso existe a ferramenta de marketing de conteúdo Hotjar, que mostra em detalhes como o cliente se comporta quando está visitando seu site, onde ele clica, quais páginas ele mais visita, os produtos mais visualizados, entre outros detalhes.
Essas informações são essenciais para a produção de conteúdo direcionado para a etapa do funil de venda na qual o usuário está, com ajustes perfeitos no funil de conversão. Você verá onde está o gap no seu e-commerce, que pode ser o preço, falta de algum recurso, remarketing ou até mesmo investir na estratégia de blog.
A ferramenta também ajuda a entender por quais motivos seus clientes deixam de visitar sua página, caso isso aconteça. O lado ruim da ferramenta é que seu preço é em dólar e o pacote mais procurado, de 20 mil visualizações por dia, custa U$ 89.
Canva – Ferramenta de Marketing de Conteúdo
A ferramenta de marketing de conteúdo Canva é uma das mais populares entre os profissionais de marketing digital. Seus visitantes e o seu público ávido por conteúdo de qualidade, algo esperado no marketing digital, se tornarão clientes em poucas etapas.
Um dos diferenciais dessa ferramenta é oferecer a oportunidade de interagir com o público através dos recursos visuais, para fazer seu negócio crescer o mais rápido possível. O layout da ferramenta é intuitivo e 100% profissional, os gráficos são consistentes e muito completos.
Assim, através das ferramentas e recursos do Canva, você poderá criar conteúdo relevante e sob medida para os clientes da sua pequena empresa, que deixará de ser pequena em pouco tempo.
E vários atrativos serão interessantes para seu público, como infográficos, memes e imagens que vão rechear seu marketing de conteúdo. O Canva está disponível na versão gratuita e em pacotes para uso profissional, que variam de U$ 9,95 até U$ 30, um preço acessível para a maioria das microempresas.
BuzzSumo – Ferramenta de Marketing de Conteúdo
O objetivo das estratégias de marketing de conteúdo com o BuzzSumo é potencializar compartilhamentos, links e curtidas através dos conteúdos gerados para os canais da sua empresa, como blog, Instagram e YouTube.
A plataforma permite identificar quais são os conteúdos de alto desempenho, aqueles que possuem boa performance quando são disparados na internet. Você também pode trabalhar no sentido contrário – usar o BuzzSumo para identificar o que está fazendo sucesso nas redes sociais e gerar conteúdo relevante a partir dos temas que já estão ganhando muitas curtidas, que estão entre os trend topics do Twitter ou do Instagram.
Como é uma ferramenta voltada para identificar os conteúdos mais curtidos e compartilhados em redes sociais e que sejam interessantes para sua pequena empresa, a ferramenta também auxilia a conhecer os influenciadores digitais que são adequados para sua marca, produto ou serviço.
Se seu produto é de moda, certamente a ferramenta de marketing de conteúdo vai te direcionar para um influenciador que esteja bombando nas redes sociais no segmento de moda – roupas, calçados, acessórios, entre outros produtos.
A ferramenta também auxilia a identificar tendências do segmento de negócios da sua empresa e criar, antecipadamente, uma estratégia de marketing de conteúdo. Ou usar o rastreamento de comentários para afinar ainda mais o seu conteúdo com aquilo que o público está realmente procurando.
Enfim, o grande diferencial dessa ferramenta de marketing de conteúdo é conseguir capturar oportunidades incríveis para a geração de negócios e fidelização de clientes para sua pequena empresa. O pacote mais acessível é de U$ 99 mensais.
Fale com a Click Textos!
Gostou do conteúdo? Então, entre em contato com a equipe da Click Textos. Nós podemos te ajudar a produzir conteúdo de qualidade, com uma definição de pautas que realmente faz sentido para o seu negócio e para o público que você deseja atingir!