O formato de relação comercial já foi bastante diferente, seguindo a barganha e o escambo. Depois que o dinheiro tomou conta das negociações, essa prática parece que perdeu espaço e sentido. Embora a troca não seja um sistema utilizado no mundo material, no cotidiano virtual que aplica linguagem SEO, trabalha com mídias sociais e elabora estratégias de content marketing, esse modelo antigo ainda é útil para alavancar os negócios.
Para você aprender a monetizar os conteúdos das Redes Sociais é preciso ampliar seus conceitos e visão de negócios, pois a mídia social se transformou em moeda de troca e até mesmo uma maneira de compensação financeira.
Você, leitor, está inserido no universo aproximado de quase 2 bilhões de pessoas que estão ativas em redes sociais? Usa o Twitter e o Facebook para comentar, dar opinião e dividir assuntos interessantes com seus colegas?
O círculo social virtual é um local eficiente para compartilhar informações de todos os tipos. É rápido, fácil e simples fazer uma informação de qualidade chegar até nossos seguidores.
Já que nossa rede de contatos nas mídias sociais é única e relativamente influenciável, é natural que uma forma de ação seja o compartilhamento de conteúdos. Não parece normal?
O que os analistas de internet averiguam é que a monetização de Conteúdos nas Redes Sociais é uma prática que veio para ficar e se estabelecer neste novo cenário. A previsão positiva é reflexo de estratégias que geram sucesso para organizações de segmentos variados, mas que estão alcançando seus objetivos pelas redes sociais.
Para aqueles que não sabem, esse sistema de compensação financeira ou pagamento por rede social já possui aplicativos exclusivos, com softwares bem elaborados e apps bastante ágeis e inovadores. Mesmo assim, a maioria dos donos de negócios acredita que definir uma linha clara entre shares na social media e dinheiro vivo a partir de vendas é uma tarefa difícil.
Apesar da realidade ser bastante clara, fica ainda uma questão. Vale a pena pagar para que um conteúdo seja compartilhado em rede? O marketing de conteúdo é considerado o melhor investimento para atrair público e gerar vendas. Por isso os blogs, sites, revistas digitais, portais, fanpages e outros canais são abastecidos continuamente. Apesar de rechear seus informes, as empresas perceberam a importância de ampliar seus horizontes e objetivamente atingir um maior número de pessoas.
Essa alternativa de monetizar o conteúdo nas redes sociais é uma opção para não ter de pagar pelas promoções do Facebook para atingir um grande número de pessoas. Uma outra questão: por que investir em conteúdo sendo que a internet está repleta de artigos dos mais variados temas?
Quando o assunto é monetizar o conteúdo em redes sociais, vale pensar na qualidade do material e na fidelidade do público-alvo, que realmente está disposto a gastar dinheiro quando o assunto é interessante para eles.
Já percebeu que o grupo que gosta de animais de estimação não mede esforços (nem dinheiro) para ter o melhor conteúdo, o melhor produto, a melhor tecnologia para agradar os seus bichinhos? Um fato é que os consumidores estão bastante dispostos a compartilhar e, assim, formar o conceito de monetizar o conteúdo do que gastar por isso. Porém, qual é a grande vantagem para as empresas?
Em primeiro lugar, informação é poder! Através do controle dos visitantes fica mais fácil disparar e-mail marketing certeiro. O conteúdo do blog e do site, depois de compartilhado, atinge um maior número de pessoas. Essas pessoas podem receber newsletter e assim manter viva a estratégia de marketing de conteúdo.
O compartilhamento em sistema e moeda aumenta o círculo social da informação. A fidelização conquistada por meio do conteúdo digital é o grande diferencial da divulgação. Por que pagar por cliques desconectados se é possível investir em um conteúdo aprimorado e que ficará permanentemente em sua página, atraindo visitas?
Remodele sua estratégia de comunicação pela internet e aposte nesta forma de propagação de conteúdo e atração de clientes!