O SEO é uma técnica formulada para que seu conteúdo seja encontrado por seu público na internet através de ferramentas de busca. O objetivo deste artigo é explicar de maneira simples e interessante como seus artigos, posts, produtos e até mesmo grandes matérias jornalísticas podem se sobressair no universo da web.
As informações podem ser encontradas em vários lugares na internet. Em via de regra, os conectados na rede recorrem aos buscadores, como Google, Bing, Yahoo e outros menos conhecidos, para encontrar informações na web. Estes sistemas operam como motores de busca. O usuário solicita a estes motores o conteúdo mais importante da internet referente à palavra-chave digitada.
Baseado neste comportamento do internauta, que tem o interesse espontâneo ou induzido de encontrar algo, os motores de busca oferecem milhares de possibilidades para que o internauta possa filtrar. É comum que, nas pesquisas no Google, por exemplo, as pessoas escolham clicar nos primeiros resultados. É por isso que o SEO é tão importante, pois ele ajuda o seu site a aparecer entre as primeiras posições nas buscas.
Esse sistema é esquematizado em organização e disposição de palavras-chave no texto. Neste contexto, os redatores e escritores web se comprometem em formular conteúdos para sites, jornais, blogs, redes sociais, e-commerce e qualquer outra plataforma de comunicação virtual de acordo com o SEO. O sentido é aparecer bem posicionado na lista dos motores de busca.
Ferramentas que ajudam a gerar conteúdos SEO
Os redatores web tomam como base as técnicas e ferramentas para produzir textos com inserções de táticas SEO. Os sistemas do Yahoo Respostas e do Google Trendes mostram com exatidão as palavras-chave de interesse das pessoas, e mostram também o conteúdo que provavelmente pode preencher a necessidade de informação de um determinado público.
O sistema do Google Trends exibe a quantidade de buscas de acordo com as palavras-chave, servindo de base para o trabalho do redator especialista em SEO. Já a ferramenta conhecida como Google Insights exibe as buscas sazonais, aquelas baseadas em sinônimos prováveis e que geram resultados interessantes quando aplicados nos textos.
O sistema de Adwords External Tool exibe as palavras e suas formas de concorrentes, assim como as busca expansiva, conhecida como global, e a busca restrita, chamada de local. Já o sistema do Google Alerts exibe de que forma o redator web deve monitorar as palavras-chave.
Resultado final do trabalho com SEO
Toda a técnica SEO direciona o trabalho profissional do redator web para produzir artigos, textos, descrição de produtos, post, tutoriais e outros conteúdos de acordo com o que está sendo buscado pelos internautas. O trabalho é feito sempre de acordo com o tipo de negócio e público-alvo do cliente.
Os textos baseados em SEO também trabalham com campanhas mais complexas, como textos para orientar, explicar ou até mesmo sanar dúvidas. O foco amplificado nas palavras-chave garante mais acesso a sites, blogs, portais, redes sociais e lojas virtuais.