O sucesso do Facebook no mundo inteiro faz com que esta rede social seja estratégica para a divulgação de novos negócios e para a consolidação de marcas com experiência de mercado. A maior rede social do planeta já conta com 1,3 bilhão de usuários, e o número não para de crescer. Imagine os benefícios de ter sua marca divulgada para um público tão expressivo!
Os resultados do uso efetivo do Facebook para a comunicação empresarial podem ser realmente promissores quando as empresas conseguem fazer a gestão adequada das páginas corporativas, as chamadas fanpages. O Facebook, como qualquer outra ferramenta de comunicação, precisa de estratégias bem definidas para gerar resultados positivos.
De nada adianta manter uma página desatualizada, sem conteúdo, sem informações de contato e sem interatividade. Este tipo de atitude só provoca a perda da credibilidade das empresas na rede social e afasta os seguidores.
Saiba como usar o Facebook para divulgar sua empresa e atrair novos consumidores:
O Facebook é, sem dúvida, a rede social do momento. Para manter um contato qualificado com seu público-alvo pela rede social, utilize algumas estratégias que contribuem para o bom posicionamento empresarial na rede. Confira algumas dicas importantes:
1 – O objetivo de uma empresa criar uma conta no Facebook é manter um contato mais próximo com seu público de interesse e tentar se posicionar na internet. Para promover sua empresa no Facebook, crie uma fanpage com uma aparência bem profissional. Coloque todas as informações sobre a empresa, escolha o logotipo da organização em alta definição para a foto de perfil e selecione uma imagem interessante para usar como capa da página. Não se esqueça das informações completas de contato, como telefone, site e e-mail.
2 – A fanpage deve ser utilizada para impulsionar a audiência da empresa na web e gerar tráfego para um site, loja virtual ou para um blog corporativo. Para isso, produza e compartilhe conteúdo de qualidade. A sua capacidade de atrair o interesse das pessoas é fundamental para aumentar o número de “likes” na página. Incentive as pessoas a compartilhar o seu conteúdo.
3 – Muitas empresas utilizam o Facebook como SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Esta possibilidade deve ser utilizada com cuidado e atenção. Se a empresa optou por receber comentários e críticas pela rede social, é fundamental que ela tenha condições de responder a todas as solicitações. Não é recomendado deixar comentários e perguntas sem respostas no Facebook. A empresa deve sempre se posicionar. Outra dica importante é não utilizar a página corporativa para compartilhar opiniões, posições políticas e outros assuntos que possam gerar polêmica e divergências. O posicionamento da empresa deve ser institucional, informativo e imparcial para não afastar as pessoas.
4 – Mantenha a página atualizada. Os usuários do Facebook esperam que você compartilhe algum tipo de conteúdo interessante, pelo menos, uma vez por dia. Tome cuidado para não exagerar nos posts e poluir a timeline de seus seguidores. Essa atitude não é nada agradável e pode reduzir seu número de likes. Não abuse de propagandas e ofertas de vendas. Tente apostar em conteúdos informativos ou voltados ao entretenimento e à educação. O número ideal de posts no Facebook é 3 por dia.
5 – Se a empresa deseja aumentar o número de likes e atrair um público segmentado, é interessante investir nos anúncios do Facebook. A estratégia é barata e traz resultados visíveis e mensuráveis, garantindo um bom impulso para a fanpage.