Você já deve ter ouvido falar sobre storytelling, mas sabe o que significa? O termo, obviamente, vem do inglês: story (história) e telling (contar). Ou seja, contar histórias. Fácil, né? Nem tanto…
Mais do que criar uma boa narrativa, no storytelling você precisa ser autêntico. É como se você se tornasse o melhor roteirista ou escritor do mundo, para levar ao seu público um conteúdo realmente memorável, impactante e de valor.
Isso significa escrever/produzir de maneira cativante, para que as pessoas queiram consumir seu conteúdo, seja um vídeo, um texto ou um podcast. Dominar a arte de contar histórias fará com que você consiga se conectar de maneira mais genuína com o seu público.
Por que o storytelling é importante?
No primeiro dia do Digitalks 2020, que neste ano adotou uma transmissão totalmente digital, a Diretora do MasterChef Brasil, Marisa Mestiço, disse que “conteúdo é cultura, é hábito”. Ou seja, quanto mais você cria e publica conteúdo de qualidade, melhor sua estratégia se torna e mais você consegue dominar a arte de contar boas histórias.
Marisa também destacou um case de storytelling dos anos 80: a Porta da Esperança, que era exibida no SBT. Quem nasceu entre os anos 80 e 90 deve se lembrar. No programa, havia toda uma narrativa para mostrar se um participante ganharia ou não um prêmio. (Procura no Youtube para ver, era genial).
A Porta da Esperança, segundo Marisa Mestiço, representava o storytelling na veia. O programa contava uma história, levava o público por uma jornada, criava expectativa, despertava identificação no público, gerava emoção e seguia para um desfecho emocionante.
Vale lembrar aqui os principais elementos do storytelling: mensagem, ambiente, personagem, conflito e desfecho.
Para as marcas, essa estratégia ajuda a contar uma história e a engajar clientes. Uma forma de começar o trabalho é por meio do Marketing de Conteúdo. Quer contar boas histórias para sua empresa? Entre em contato com a gente! Vamos juntos nessa jornada em busca da narrativa perfeita!