Nossa empresa é especializada em escrever conteúdo institucional para diversos negócios e, ao longo de quase 10 anos de marketing digital e produção de conteúdo, percebemos que muitos clientes encontram dificuldades para escrever o quem somos, uma descrição da própria empresa.

Parece contraditório que o proprietário ou o gestor de um pequeno negócio ou de uma grande companhia esbarre em uma tarefa que parece tão simples, pois saber como escrever o quem somos não pode ser difícil para o idealizador do negócio. Será?

Nestes anos de empresa, percebemos que todo empreendedor precisa de um caminho para desenvolver o quem somos, um conteúdo específico que explique a trajetória da companhia, conte um pouco da história da sua fundação, das pessoas envolvidas, entre outras informações que forem relevantes na mensagem.

Como fazer o quem somos com o lead jornalístico?

Uma das estratégias que oferecemos para os nossos clientes que precisam de um quem somos para o site da empresa é trabalhar com o lead, um esquema para dar formato ao texto jornalístico que utiliza dois princípios:

  • Conter as informações essenciais sobre algo ou um fato;
  • Responder uma série de perguntas para identificar as informações que são fundamentais.

O lead tradicional, que serve de base para produzir o quem somos e para dar início a qualquer matéria jornalística de qualidade, precisa seguir um modelo, respondendo: o que, como, quando, onde e por quê?

  • Quem somos?
  • O que fazemos?
  • Quando começamos?
  • Onde estamos atualmente?
  • Como desenvolvemos nossas tarefas?
  • Por que realizamos nossa atividade?

Estas perguntas, com certeza, são suficientes para preencher o quem somos do seu site ou landing page. Então, vamos criar uma empresa fictícia respondendo essas perguntas?

Quem somos – Empresa fictícia, com perguntas e respostas

Como o primeiro exemplo, aquele simples que funciona, vamos utilizar uma padaria de São Paulo que está criando uma landing page para uma campanha de Google Ads, para oferecer seus produtos por delivery.

Sendo assim, essa padaria precisa de uma apresentação rápida para os seus clientes.

Vamos simplesmente preencher o quem somos, sem excesso de informação, mas com todo cuidado para não abrir mão do essencial.

1. Quem somos?

Somos a Padaria da Nona, uma panificadora especializada em pães de alto padrão, com receitas trazidas da Itália pela nossa família.Quem Somos

2. O que fazemos?

Fazemos todos os tipos de pães, em especial o pão francês tradicional, o nosso delicioso e irresistível pão italiano e outras receitas de pão com fermentação natural.

3. Quando começamos?

Estamos no mercado desde 1953 e, por isso, somos uma das padarias mais tradicionais da cidade de São Paulo.

4. Onde estamos atualmente?

Estamos localizados na Avenida Paulista, de onde enviamos nossos produtos para atender aos clientes localizados em todas as regiões da cidade.

5. Como desenvolvemos nossas tarefas?

Nossos são pães são diferenciados, pois utilizamos as melhores matérias-primas, como trigo de excelente qualidade e água mineral.

Nossa equipe, incluindo os padeiros, são especialistas em receitas que foram desenvolvidas e aprimoradas pela nossa padaria ao longo de mais de 60 anos de história.

6. Por que realizamos nossa atividade?

Nosso objetivo é oferecer para você o pão mais gostoso, fresquinho, crocante e saboroso de São Paulo, agora entregue no seu endereço, pelo nosso serviço de delivery, em parceria com o iFood e o Uber Eats!

Pronto, finalizamos o questionário do quem somos!

Contudo, este não é especificamente um conteúdo para site, embora possa ser usado tranquilamente tanto em site quanto em landing page.

De fato, se você notar, nessa produção de conteúdo as respostas foram breves, mais focadas na intenção de oferecer os pães para entrega.

Aproveite para citar, de forma sintetizada, alguns dos seus diferenciais, produtos exclusivos e algo que seja interessante e mereça destaque em um espaço tão importante quanto o quem somos da empresa.

Também optamos por não colocar mensagens de Missão, Visão e Valores, por se tratar de uma landing page ou de um conteúdo enxuto para um site.

Mas nosso objetivo é mostrar para você que é possível escrever o quem somos apenas respondendo às perguntas com atenção e clareza.

Agora, vamos unir todas as respostas. Veja o quem somos da Padaria da Nona, de uma forma simplificada que você mesmo pode fazer para o seu site, sem complicações.

Exemplo de Quem Somos para empresa

Somos a Padaria da Nona, uma panificadora especializada em pães de alto padrão, com receitas trazidas da Itália pela nossa família.
Fazemos todos os tipos de pães, em especial o pão francês tradicional, o nosso delicioso e irresistível pão italiano e outras receitas de pão com fermentação natural.
Estamos no mercado desde 1953 e, por isso, somos uma das padarias mais tradicionais da cidade de São Paulo.
Estamos localizados na Avenida Paulista, de onde enviamos nossos produtos para atender aos clientes localizados em todas as regiões da cidade de São Paulo.
Nossos pães são diferenciados, pois utilizamos as melhores matérias-primas, como trigo de excelente qualidade e água mineral.
Nossa equipe, principalmente os padeiros, é especializada em receitas que foram desenvolvidas e aprimoradas pela nossa padaria ao longo de mais de 60 anos de história.
Nosso objetivo é oferecer para você o pão mais gostoso, fresquinho, crocante e saboroso de São Paulo, agora entregue no seu endereço, pelo nosso serviço de delivery, em parceria com o iFood e o Uber Eats!

Gostou do resultado? É hora de lapidar as arestas para o texto ficar mais agradável, com foco em conteúdo para UX – na experiência do usuário, para que a mensagem seja simples e eficiente.

Fazendo ajustes no quem somos

Primeiro, vamos encontrar alguns defeitos. Veja a repetição do verbo “estamos” em dois parágrafos seguidos. É ideal trocar um deles, por isso, você pode substituir “estamos no mercado” por “atuamos no mercado”, por exemplo.

Neste momento, percebi também que repetimos muito cidade de São Paulo nas respostas. Vamos arrumar? Basta remover uma vez “cidade de São Paulo” e assunto resolvido.

Percebeu qual é o caminho? Você precisa realizar alguns ajustes para deixar o texto mais fluido, a mensagem mais clara, removendo informações repetidas e substituindo verbos que podem tornar o seu quem somos menos agradável.

Mas, cuidado para não mexer demais nas respostas, a ponto de prejudicar tanto o texto e ter que começar todo o processo novamente (acredite, isso acontece muito).

Já fez os ajustes necessários? O quem somos empresa do seu site está pronto!

Mas, espera aí, você agora precisa realizar duas tarefas simples: fazer uma leitura atenta e passar no corretor ortográfico, que pode ser do próprio Word. Para isso, vá em “Revisão” e onde está escrito “abc”, clique em “verificar documento”. Se houver algum erro de ortografia ou concordância, ele deve aparecer.

E, lembrando sempre, nunca copie nada de outro site, nem pequenos trechos de algum texto do quem somos de uma empresa que você admira, pois seu site e sua empresa poderão ser penalizados pelos mecanismos de pesquisa por conteúdo duplicado e plágio!

Voz da sua marca

Com certeza, sua empresa precisa ter uma voz na comunicação, um jeito especial e próprio de falar com os clientes. Desenvolva a voz e o tom adequados para sua comunicação e o sucesso será garantido!

A voz é muito importante no processo de UX Writing, ou seja, escrever com foco no usuário, em quem está lendo a mensagem. O papel do quem somos deve ser o de informar, educar e orientar seu cliente.

Quais são os conceitos que definem a sua empresa? Escolha, pelo menos, três palavras para definir seu negócio, como, por exemplo: eficiente, tradicional, seguro, inovador, etc.

Depois de definir esses conceitos, comece a usá-los em toda a comunicação institucional do seu negócio. Assim, os clientes conseguirão formar uma imagem consistente daquilo que sua empresa representa para eles.

Para entender melhor a importância deste tipo de conteúdo, você pode ler obras como “Conteúdo S.A: como os empreendedores usam o conteúdo para gerar um público enorme”, de Joe Pulizzi. (Você pode comprar o livro aqui).

Ficou com dúvidas? Fale com a gente! O time da Click Textos está aqui para te ajudar!

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