O evento Expo Fórum de Marketing Digital, Digitalks 2016, foi aberto de maneira memorável no Auditório 2, de Content Marketing, com a palestra de Emília Chagas – CEO and Co-Founder da empresa Contentools. Com o tema “Como produzir conteúdo de qualidade de forma consistente”, Emília destacou os principais fundamentos para uma produção de conteúdo que garanta verdadeira relevância para marcas e empresas no universo digital.

Confira os principais pontos desta palestra tão bacana!

Qual é o segredo para produzir conteúdo consistente?

Como a própria Emília destacou, é difícil ter a compreensão do que significa conteúdo consistente. Esse conceito é um tanto subjetivo, mas vamos explicá-lo com o apoio das informações da palestra.

O que é conteúdo consistente?

Você pode entender o conceito de conteúdo consistente como: todo conteúdo produzido com regularidade, qualidade, com base nas expectativas do seu público e com potencial para engajar sua audiência.

De acordo com Emília Chagas, é preciso ter disciplina e seguir os 4 pilares do conteúdo para ser bem-sucedido nas estratégias.

Conheça os 4 Pilares do Conteúdo:

  • Planejamento;
  • Criação;
  • Distribuição;
  • Análise.

O que é preciso para criar conteúdo de qualidade?

Para produzir conteúdo de qualidade é fundamental conhecer o público-alvo, ter regularidade na distribuição e saber onde quer chegar. Os objetivos da comunicação são: atrair as buyer personas, suprir suas necessidades, tirar suas dúvidas e despertar suas curiosidades. Tudo isso só é possível com Conteúdo!

Tenha em mente que as pessoas estão constantemente online pesquisando sobre os mais variados temas. Faça a seguinte reflexão, proposta por Emília Chagas: seus clientes estão encontrando as respostas que buscam com você ou com seu concorrente?

Alinhe as metas de marketing aos objetivos do negócio!

Para conquistar resultados concretos com estratégias de Marketing de Conteúdo, siga os passos abaixo:

  • Converse com o seu departamento comercial e saiba como produzir conteúdo para aumentar o ticket médio da empresa. Uma dica é produzir o conteúdo com foco nos produtos e serviços que você deseja vender.
  • Defina seus canais de distribuição. Saber como vai entregar o conteúdo para sua audiência é essencial. Planeje seus canais de entrega, determinando a periodicidade de publicação em redes sociais, e-mail, anúncios, blog, portal, etc…
  • Utilize as ferramentas de anúncios, como Google Adwords e Facebook Ads.
  • Produza conteúdo que importe às personas e faça com que ele chegue às pessoas certas, na hora certa!
  • Preocupe-se com o User Experience (Experiência do Usuário). Todo conteúdo deve Entreter, Inspirar, Educar e Convencer.
Matriz do Marketing de Conteúdo
A metodologia do Inbound Marketing e seus estágios

Dica de Ouro

Para concluir sua palestra, Emília Chagas apresentou sua dica de ouro. Para ela, uma estratégia de conteúdo bem-sucedida é aquela que entrega algo útil para a audiência, convertendo conhecimento em resultados.

Descubra onde o coração do seu cliente pulsa. O Content Marketing deve ser produzido para leigos e interessados. A ideia não é criar um conteúdo extremamente técnico e complexo, mas sim transmitir um conteúdo simples, agradável e de fácil compreensão para todos. “Keep it simple!”

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