O poder engajador das redes sociais não tem limites. Todos os empreendedores digitais devem trabalhar com estratégias de social media para atrair seu público de interesse e alcançar novas audiências na web.
As redes sociais, como o Facebook, o Twitter e o Instagram, trazem oportunidades inesgotáveis de marketing digital. Essas ferramentas são atraentes, divertidas e muito engajadoras, permitindo uma interatividade direta com o consumidor.
Esta prática de comunicação é tão poderosa que, da noite para o dia, pode tornar uma marca nacionalmente conhecida por um vídeo viral ou um conteúdo atraente e original. Contudo, para aproveitar o melhor das redes sociais é preciso saber trabalhar com estratégias bem definidas, com planejamento e conhecimento.
Muitas empresas ainda erram ao desenvolver planos de atuação nas redes sociais porque ainda enxergam essas plataformas como canais para compartilhar apenas conteúdo vendedor, promocional e sem interesse. As pessoas querem ver, ler e ouvir na internet aquilo que é realmente atraente, que desperta os sentidos, a curiosidade e a imaginação.
Os usuários das redes sociais são extremamente seletivos quando o assunto é conteúdo e, por isso, é fundamental planejar e executar com qualidade os planos de comunicação nestas mídias.
Os elementos que fazem parte da Mídia Social
Conteúdo para internet nunca deve ser sinônimo de conteúdo fraco, duplicado e desinteressante. A web é dinâmica e exige conteúdo qualificado em áudio, imagem, texto e vídeo.
Existem alguns elementos básicos que devem fazer parte do trabalho com redes sociais, entre eles se destacam a pesquisa, a segmentação e o conteúdo original. Em primeiro lugar, é preciso saber o que o público quer ler, ouvir e assistir online. Em seguida, é hora de produzir, de colocar as mentes criativas para trabalhar.
Confira algumas estratégias importantes nas redes sociais:
- Toda campanha de comunicação nas redes sociais precisa de monitoramento e publicação de conteúdo. Estas duas atividades são a base do trabalho com mídia social. O conteúdo deve ser postado com periodicidade nas redes sociais.
- Todos os comentários e mensagens recebidos pelas redes sociais devem ter respostas. Nenhum seguidor ou fã pode ficar sem um feedback da empresa. Utilize os alertas de e-mail e aplicativos para acompanhar a interatividade.
- Nas estratégias de comunicação digital, as pequenas e médias empresas devem estar, obrigatoriamente, presentes no Facebook, no Twitter e no Google+. Empresas que já têm um trabalho com marketing digital mais estruturado também podem acrescentar o LinkedIn e o Pinterest às estratégias. Todas as redes sociais de uma empresa devem possuir a mesma identidade visual.
- Tenha definido um calendário de atuação. No planejamento de comunicação, as empresas já devem saber o número de posts que terão que publicar por semana e os dias e horários das publicações.
- Produza seu conteúdo com foco no consumidor. Pense no tipo de informação que seu público gostaria de ler. Nas redes sociais, os posts mais engajadores são: mensagens divertidas e bem-humoradas, dicas e conselhos variados, perguntas, posts com fotos e vídeos, links para cupons de desconto e promoções, distribuição de amostras grátis, vídeos tutoriais sobre como fazer alguma coisa e divulgação de eventos.
- Estimule a participação de seus seguidores. Peça opiniões e desenvolva um relacionamento com os usuários das redes sociais.
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