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Confira as estratégias de SEO que você precisa colocar em prática em 2019!
Não é de hoje que nós falamos da importância do SEO para o sucesso das empresas no digital. O velho exemplo, que já se tornou um clichê no meio, de que o Google desempenha hoje o papel que as listas telefônicas desempenhavam no passado, é válido para ilustrar o que significa estar posicionado na primeira página do buscador. Imagine que seu cliente em potencial precisa comprar um novo produto ou contratar um novo serviço. Onde ele tem grandes chances de procurar? Exatamente, no Google!
A cada ano, algumas mudanças no campo do SEO trazem novas oportunidades. Para 2019, preparamos um guia rápido para a gestão de SEO que pode contribuir para melhorar o posicionamento de sites, e-commerces e blogs no Google, atraindo tráfego orgânico e, principalmente, gerando bons leads. Vamos começar?
Não sabe o que é SEO?
A sigla SEO é a abreviação, em inglês, de Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Buscas). Trata-se de um conjunto de técnicas que podem ser implementadas em sites para aumentar o número de visitas às páginas, e isso acontece por meio da conquista de um bom ranqueamento nos buscadores, como o Google. Na prática, todas as medidas de SEO têm o objetivo de melhorar a visibilidade dos sites na internet quando se trata de busca orgânica, ou seja, aquela em que um usuário digita uma palavra-chave no Google e seu site aparece de forma natural e espontânea, sem ter que pagar nada por isso.
Um dos principais questionamentos quando falamos de SEO é o seguinte: as atualizações de algoritmos do Google tornarão o SEO obsoleto e ineficaz? Para falar a verdade, algumas atualizações de algoritmos realizadas pelo Google já influenciaram as estratégias de SEO, mas, claramente, o Google não vai eliminar o trabalho de otimização, apenas será preciso renovar as metodologias e estratégias.
Estratégias de SEO importantes para 2019
Nós, da Click Textos, estamos bastante acostumados a trabalhar com estratégias de SEO que envolvem conteúdo, estudos de palavras-chave e atualização constante de blogs, sites e lojas virtuais. Vale dizer que, em 2019, o conteúdo continuará sendo um dos principais braços do SEO.
A seguir, veja o nosso Guia Rápido para a Gestão de SEO em 2019!
Conteúdo para SEO – É preciso entender que o Google não faz a curadoria ou a seleção do conteúdo e das informações que aparecem nas primeiras posições dos resultados orgânicos. O buscador seleciona as páginas que têm o melhor SEO, o melhor design e que parecem responder melhor aos anseios dos usuários. Assim, os sites aparecem no Search Engine Results Page (SERP), ou Página de Resultados.
Não é fácil conquistar as primeiras posições da busca orgânica do Google, mas um conteúdo bem escrito, que utilize as palavras-chave certas e de forma equilibrada e que ajude o buscador a compreender qual é o seu segmento de atuação, pode ser muito importante. A dica, neste caso, é: fazer uma pesquisa de todos os termos que têm um alto volume de buscas no Google dentro do seu nicho e produzir muito conteúdo para alimentar essas palavras-chave dentro do seu site ou blog.
Ao contrário do que vemos muito por aí, não vale a pena criar conteúdos sem padrão de qualidade, apenas repletos de palavras-chave, para tentar conquistar as primeiras posições do Google. Quanto mais qualidade seu conteúdo apresentar, melhores serão os resultados. Lembre-se que estamos sempre escrevendo para pessoas, e não somente para o buscador e seus algoritmos.
Promova seu site, blog ou e-commerce – Depois de começar a criar conteúdo de qualidade e atualizar sua página com as melhores informações para a sua audiência, chega a hora de promover seu site, blog ou e-commerce, para conquistar a atenção do seu público-alvo. Para isso, conte com as redes sociais para promover seu conteúdo e levar mais pessoas para o seu site. Instagram, Facebook e Twitter são ótimas ferramentas de atração de tráfego.
UX Writer e UX Design – Um “novo” conceito (nem tão novo assim) está chegando com força total às estratégias de conteúdo e SEO. A sigla UX (User Experience), ou experiência do usuário, vai aparecer muito em 2019. Trata-se especificamente de levar em consideração a experiência do usuário tanto no conteúdo quanto no desenvolvimento do design das páginas. Melhorar a interface, criar um chat no site e produzir o conteúdo pensando nas verdadeiras necessidades do público serão ações essenciais em 2019.
O site precisa ser responsivo, interativo e ter informações realmente úteis e relevantes para quem o está acessando. É preciso que a página tenha um design amigável e intuitivo, com fácil navegação.
No aspecto do site responsivo, ou seja, com adaptação ao formato de tela dos smartphones e tablets, vale lembrar que o Google já definiu que dará mais atenção e relevância para páginas preparadas para o bom acesso via mobile. Neste quesito, é importante destacar que sites desenvolvidos com WordPress saem na frente, pois já oferecem a característica de adaptação de tela para vários dispositivos.
Outro ponto relevante é que sites responsivos têm um carregamento de páginas mais rápido, o que ajuda a manter o usuário no site por mais tempo. Em resumo, preocupe-se com a experiência do usuário que acessa o seu site ou blog!
Voice Search Optimization – Você, certamente, já percebeu que as buscas por voz estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, principalmente quando buscamos algo no Google utilizando o smartphone. Por isso mesmo, agora, precisamos nos preocupar também com o Voice Search Optimization, ou Otimização de Pesquisa por Voz.
A pesquisa por voz será cada vez mais importante e nós precisamos começar a nos adaptar desde já. Neste campo, vale dizer que usar frases-chave mais longas nos conteúdos é mais eficiente do que empregar palavras-chave curtas, como acontece nas buscas digitadas na caixa do Google. O primeiro passo nessa estratégia é pesquisar as frases-chave mais relevantes e que seus potenciais clientes podem estar usando para buscar informações por comando de voz. Em seguida, produza conteúdo utilizando essas frases.
Bom pessoal, as primeiras dicas de SEO para 2019 são essas! Em breve, publicaremos a parte 2 deste guia, com outras informações relevantes para quem deseja ter sucesso no digital em 2019 e se destacar de verdade nas buscas orgânicas. Se você quer saber mais, entre em contato com a gente e continue acessando nosso blog!