O e-commerce cresceu no país de forma rápida e seguiu o otimismo do brasileiro, ávido por tecnologia e antenado às novidades. O público consumidor do Brasil se adapta a formas interessantes de compras, e os investidores, grandes ou pequenos, seguem a tendência de injeção de capital no e-commerce para atender a nova demanda.

Após a migração de clientes para o comércio eletrônico, o mercado de e-commerce passou a responder por 2% do volume de vendas do varejo no Brasil. Os dados são da Braspag, empresa responsável pelo controle de cerca de 60%  desta modalidade de negócio no país.

O consumidor gasta, em média, R$ 190 por mês com compras feitas pela web, em sites que aceitam qualquer forma de pagamento, sendo que o gosto do cliente acaba sendo pelo cartão de crédito. A facilidade da compra é um dos pontos positivos e que ajudam nos números crescentes. As vantagens do e-commerce no Brasil também destacam o parcelamento e a forma de pagamento.

A desvantagem continua na forma de entrega, que embora tenha melhorado, ainda costuma falhar por diversos motivos. Os problemas na hora da entrega são extremamente prejudiciais ao negócio e, por isso, o planejamento de logística é fundamental.

Quando uma loja virtual falha, a tendência é que o cliente corra atrás de seus direitos e coloque “a boca no trombone” através de sites, como o Reclame Aqui e a Fundação Procon, e também pelas redes sociais.

Os motivos que geram a falta de entrega do produto são inúmeros. Os mais comuns são produtos que continuam sendo oferecidos quando não estão mais no estoque, falha de funcionários e atrasos devido ao trabalho ruim de transportadoras, problemas nos Correios e outros imprevistos.

Os próprios especialistas afirmam que, para acabar com esse problema e dar mais força ao e-commerce, é preciso criar sistemas de redundância, que evitem atrasos na entrega. O bom atendimento ao cliente deve ser a principal bandeira de uma loja virtual. Só assim, é possível evoluir neste mercado que está se tornando cada vez mais competitivo e lucrativo no Brasil.
 

Vamos conversar!
1
Precisa de ajuda?
Olá! 👋 Podemos te ajudar?