As estratégias de marketing de conteúdo evoluem rapidamente, seguindo os passos das novas tecnologias. A maneira como você escreve, publica e divulga seu conteúdo já não é mais a mesma, e a tendência é que tudo isso continue mudando.
Em 2015, suas estratégias de marketing digital também vão precisar evoluir. Uma pesquisa divulgada pela Revista Forbes mostrou que 29,6% das pessoas entrevistadas acreditam que o conteúdo será a principal ferramenta de marketing digital de 2015, ficando à frente das estratégias de mobile marketing. Ao que tudo indica, o conteúdo será a razão do marketing nesse ano graças à versatilidade e ao alcance das estratégias de Marketing de Conteúdo.
De acordo com artigo da Forbes, escrito por John Rampton, especialista em Startups, quando se trata de elaboração e difusão de conteúdo online para clientes, as bases do trabalho devem ser: relação com o cliente, lealdade, compromisso, consciência da marca, vendas e geração de leads.
Confira o que vai mudar no marketing de conteúdo daqui para frente:
1. Aumento de gastos na criação de conteúdo – O marketing digital se tornou a espinha dorsal para a maioria das empresas do setor privado. Com o marketing de conteúdo na liderança, como a principal prioridade das empresas, os gastos com a criação de conteúdo de qualidade vão crescer em 2015. A estimativa é que 15% do orçamento de marketing das empresas sejam direcionados para a produção de conteúdo.
2. Personalização – O conteúdo publicado será cada vez mais personalizado, mostrando os verdadeiros diferenciais e a cultura das empresas. Cópias genéricas de conteúdos serão cada vez mais evitadas.
3. Conteúdo Visual – Ao longo dos últimos dois anos, os usuários de internet têm se voltado para imagens, vídeos e infográficos – e o movimento deve ser permanente. Conteúdo Visual funciona muito melhor do que o texto estático. No campo do marketing de conteúdo, esse conceito será reforçado. Afinal, um texto acompanhado de imagens, vídeos e gráficos tem um apelo mais forte.
4. Conteúdo Local – Comerciantes e prestadores de serviços devem reforçar o apelo local na produção do conteúdo para alcançar consumidores e clientes em seus bairros e comunidades.