Ao longo da produção dessa série de entrevistas sobre blogs criados em diversas regiões do Brasil, o que nós conseguimos identificar como consenso entre os blogueiros é que para ter um blog de sucesso é preciso muita dedicação. E quando o reconhecimento começa a aparecer na região onde vivem, a sensação é de uma enorme satisfação.
Os blogs regionais ajudam a conhecer pessoas e lugares, criam uma sintonia diferente com a cidade, além de se tornarem referência para a busca de informações, principalmente no que diz respeito às escolhas turísticas e rotineiras. Logo, eles funcionam como verdadeiros guias sobre como gastar dinheiro, como encontrar um estilo de vida ou como aproveitar ao máximo o que a cidade oferece.
Com a força da internet, pessoas normais estão formando opinião. A web democratizou a informação e mostrou que todos falam no mesmo nível, desde que estejam conectados.
O fato é que cada cidade e região tem suas características, detalhes, locais preferidos, modos únicos, gírias e bordões tradicionais, gente com estilo próprio, com um modo de pensar bastante peculiar, com hábitos que podem ser temas de um blog de sucesso.
Hoje, vamos conhecer um pouco sobre o trabalho da Juliana Rodrigues, do blog Café das Quatro, de Florianópolis, Santa Catarina. Confira!
Conteúdo desta página
Sobre o Blog Café das Quatro
Juliana Rodrigues é uma das sócias do blog Café das Quatro (cafedasquatro.com), junto com Vivian De Gann e Patrícia Tavares. O time ligadíssimo de blogueiras falou sobre como foi atingir sucesso com a página em uma cidade tão paradisíaca e encantadora.
1. O que você faz para que seu blog tenha sucesso na sua cidade e região? Qual o diferencial?
O Café das Quatro existe desde 2008, quando o mundo dos blogs começou a ganhar destaque na internet. O projeto surgiu da simples ideia de comentar sobre os locais gastronômicos que conhecíamos. Nestes oito anos já fomos reconhecidas em vários locais o que, sinceramente, sempre nos surpreende.
Atribuo o sucesso à sinceridade e objetividade das nossas publicações. Somos honestas e escrevemos apenas sobre aquilo que realmente gostamos, sem cansar nossos leitores e com o apoio de imagens. Nosso diferencial no início foi focar em café. Fizemos um curso de barista para iniciantes e já experimentamos ser garçonetes por um dia para entender um pouco mais sobre o outro lado da prestação de serviços.
Atualmente, entramos em uma nova fase, abrangendo a gastronomia em geral e expondo um pouco mais da personalidade de cada integrante para nos aproximarmos ainda mais dos nossos leitores que nos acompanham há tanto tempo.
2. Que olhar você tem sobre as pessoas que vivem aí, sobre as características únicas do lugar e como você aborda isso no blog?
Florianópolis é uma cidade que vive em constante transformação. Até pouco tempo atrás, por exemplo, percebíamos a loucura dos moradores por praia durante o verão e o esvaziamento dos bairros durante essa época. Agora, os bairros estão mais valorizados, com “vias ou ruas gastronômicas” em todos os setores, e o aproveitamento que as pessoas fazem dessa nova cultura equilibrada entre o asfalto e a areia.
Estamos um pouco mais cosmopolitas, por assim dizer. Eu, Vivian e Patrícia não curtimos praia, sempre fomos mais urbanas e agora no verão focamos em locais com ar condicionado e temos um feedback positivo sobre isso.
3. Você se aproxima/aproximou de pessoas influentes da sua região para fazer o blog bombar mais? Quais ajudas você teve? (empresários, comunicadores, artistas, blogueiros).
Já fizemos experiências assim e sempre geram bons resultados. Gostamos de parcerias com outros blogs da área gastronômica e mantemos bom relacionamento com donos de restaurantes da Capital. Mais do que ser blogueiras, gostamos de boa conversa e conhecer pessoas interessantes.
O blog sempre foi um hobby. Observamos a profissionalização de blogueiros nacionais e internacionais e também as tendências da internet. Não descartamos grandes projetos, mas sempre nos mantemos ligadas a nossa origem para mostrar o melhor de vários assuntos no espaço do nosso site. Fazemos isso com prazer e sempre com a expectativa de tornar esse projeto cada vez melhor.
Quer saber mais? Então, acesse o Blog Café das Quatro: http://www.cafedasquatro.com/