Hoje, o blog da Click Textos inicia uma jornada muito bacana: a de publicar entrevistas com blogueiros do Brasil inteiro. São pessoas engajadas em criar um trabalho que tenha um real significado para suas vidas, escrevendo sobre o que amam e encarando o desafio de viver de blog.
Fizemos um giro rápido e fomos do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul para saber como os criadores de alguns blogs trabalham duro para ter sucesso e ampliar o número de acessos com conteúdo altamente qualificado.
Como todos nós sabemos, para ter um blog famoso na web é preciso ter feeling! Saber como escolher os assuntos, ser curioso, ter um olhar aguçado, contar com um empurrão dos formadores de opinião e uma boa dose de sorte! Essa é uma fórmula importante para se destacar.
Fizemos questão de procurar blogueiros de vários cantos do país e permitir que cada um deles pudesse contar a sua trajetória. Uns já estão bombando na rede e ganhando dinheiro, outros ainda estão trilhando o caminho para aumentar números e chegar mais perto dos valores financeiros. Mas uma coisa é certa: todos estão felizes com seus blogs e suas conquistas.
Para abrir a série de entrevistas, apresentamos o trabalho da Júlia Baierle Soares, do blog Gastroterapia, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Confira o que a Júlia diz sobre a sua trajetória com o blog Gastroterapia:
Conteúdo desta página
1. O que você faz para que seu blog tenha sucesso na sua cidade e região? Qual o diferencial?
No Gastroterapia, eu coloco minha opinião como consumidora dos mais diversos tipos de estabelecimentos, dos mais baratos aos mais caros. Sempre divulgo os preços e comento se o preço pago está de acordo com a qualidade e serviço oferecido. Nenhum lugar é pequeno demais ou grande demais para virar matéria. Gosto de manter uma pessoalidade, inserindo nos textos minhas preferências pessoais, como adorar azeitonas ou não gostar de maracujá, deixando claro para o leitor que quem está “avaliando” o estabelecimento é uma pessoa comum assim como ele, e não um crítico profissional.
2. Que olhar você tem sobre as pessoas que vivem aí, sobre as características únicas do lugar e como você aborda isso no blog?
Eu percebo que as pessoas que mais acessam o blog são pessoas com uma renda não tão alta, mas sofisticadas ao ponto de não quererem comer qualquer coisa apenas porque é barato. A gastronomia em Porto Alegre está crescendo muito e é uma forma de entretenimento na cidade, competindo com shows, teatros, cinema, etc. Da mesma maneira que pedimos a opinião de alguém sobre um filme ou teatro antes de adquirir os ingressos, as pessoas não querem ir aos restaurantes sem saber a opinião de alguém primeiro, principalmente quando se trata de um restaurante mais caro. Nesses casos, eu tento ser muito mais crítica que o normal, não deixo passar nenhum detalhe nos restaurantes mais caros, pois as pessoas não podem se dar ao luxo de ir ao local e não saírem satisfeitas.
3. Você se aproxima/aproximou de pessoas influentes da sua região para fazer o blog bombar mais? Quais ajudas você teve? (empresários, comunicadores, artistas, blogueiros).
Iniciei no ano passado, mas ainda não retomei este ano, uma coluna chamada Projetos na Mesa (http://gastroterapia.com.br/tag/projetosnamesa/), onde eu almoço com pessoas influentes aqui da região em algum lugar que é a cara delas. Eu divulgo o trabalho deles e, por consequência, eles divulgam o meu.
Até o momento, realizei a coluna com a Sara Cadore, idealizadora do Brick do Desapego, e com o Rodrigo Cury e a Martina Seibel, criadores da marca Preza de óculos de madeira. O retorno é muito positivo e já tenho alguns nomes em mente para 2016.
Além disso, também faço parte da rede RSBloggers, que promove a união entre os blogueiros do Estado, dando mais força para nós frente a grandes marcas e possíveis anunciantes. Conto também com a colaboração de assessorias de imprensa da cidade que me mandam releases e convidam para eventos.
Quer saber mais? Confira tudo aqui: http://gastroterapia.com.br
Converse com a Júlia: bloggastroterapia@gmail.com