Um artigo publicado no site da Revista Forbes, escrito pelo especialista em SEO e Marketing Digital, Jayson DeMers, listou o top 7 das principais tendências de Marketing de Conteúdo que vão dominar o ano de 2015. De acordo com o texto, o Marketing de conteúdo está maior do que nunca!

A criação e publicação de conteúdo online alcançou o seu ápice e já faz parte do orçamento de marketing de muitas empresas. Essa área ainda é relativamente nova no Brasil e, por isso, enfrenta desafios significativos. Contudo, em 2015, o mercado deve se fortalecer.

Foto: reprodução FourDots

Confira as principais tendências do Marketing de Conteúdo para 2015

1. As empresas vão aprender que a publicação é apenas o primeiro passo. O valor do Marketing de Conteúdo está principalmente na distribuição – A maioria das empresas tem entendido o Marketing de Conteúdo apenas como a criação e publicação de conteúdo. No entanto, uma pesquisa da Altimeter diz que apenas 26% dos profissionais de marketing estão investindo na distribuição do conteúdo gerado.

A distribuição estratégica de conteúdo é o que vai definir os diferenciais das empresas. É preciso apostar na otimização de sites para busca e em mobile. O Marketing de Conteúdo deve ser uma ferramenta para a construção de relacionamentos com publicações sobre as marcas.

2. Marketing de Conteúdo e Marketing de Mídia Social – O Marketing de conteúdo ficará indissoluvelmente ligado ao marketing de mídia social. Publicar o conteúdo nas redes sociais é a forma mais eficaz e econômica de distribuir a produção e incentivar o compartilhamento do conteúdo.

A mídia social é um amplificador para o conteúdo, e deve ser usada por todas as empresas em 2015. O foco na distribuição de conteúdo em mídia social vai levar ao aumento do uso orgânico e da publicidade paga.

3. Anúncios Integrados com Conteúdo – A publicidade em 2015 vai se tornar menos evidente, e as empresas passarão a investir mais em anúncios integrados com conteúdo. As ferramentas de conteúdo patrocinado e conteúdo de marca se tornarão muito populares e eficazes. O ideal é investir em vídeos e em anúncios colocados estrategicamente dentro de um grande conteúdo.

4. Ranking – As empresas que adotam o marketing de conteúdo vão conseguir melhorar seus rankings na web em motores de buscas como o Google, por exemplo. Isso vai acontecer graças aos investimentos em SEO e conteúdo. Os textos de formato longo e com conteúdo de qualidade e consistente terão uma classificação mais alta em 2015.

A adoção de aspectos técnicos, como a pesquisa de palavras-chave, questões de indexação e meta tags, também serão diferenciais neste ano.

5. Blogs – Os blogs continuam fortes em 2015. Uma boa estratégia para atrair tráfego é a publicação de guest posts, que utilizam a reputação de escritores convidados como uma estratégia de marketing de conteúdo. O importante será agregar valor à vida do visitante do blog com conteúdo relevante e editores de qualidade.

7. E-mail Marketing – O conteúdo específico para e-mail marketing também será uma tendência em 2015. O e-mail marketing é uma forma de distribuir o conteúdo existente, como posts de blog, promoções, newsletter e conteúdos para assinantes. O importante é usar o e-mail marketing para divulgar conteúdo relevante e convincente.

Vamos conversar!
1
Precisa de ajuda?
Olá! 👋 Podemos te ajudar?