As redes sociais, como o Facebook, o Instagram e o Twitter, são usadas constantemente para lançar campanhas, correntes, brincadeiras e desafios para seus usuários. Exemplos recentes que alcançaram um enorme sucesso no Brasil foram o desafio “The Ice Bucket Challenge” (Desafio do Balde de Gelo), que tinha como objetivo arrecar fundos para pesquisas sobre a doença Esclerose Lateral Amiotrófica; e o Desafio #SemMake #SemFiltro, que estimulava as mulheres a postarem fotos sem maquiagem.
Pois bem… Estes desafios virais geraram boas oportunidades para as empresas exercitarem seu marketing de conteúdo. Um exemplo disso é o post de oportunidade, ou seja, gerar um conteúdo pegando carona no sucesso de uma campanha das redes sociais.
Um bom exemplo de Post de Oportunidade foi divulgado pela Revista Exame, no dia 4 de setembro. A agência TazzoOm Creative, de São Paulo, usou o desafio “Sem make e sem filtro” para criar um post de oportunidade para a doceria Suave Sabor.
No post, os profissionais do setor de criatividade da agência mostraram um “brigadeiro sem maquiagem”, que no caso era um doce sem seus confeitos tradicionais, os granulados de chocolate. O objetivo era mostrar que o brigadeiro, mesmo “pelado”, continuava delicioso.
Foi ou não uma grande sacada de marketing? As oportunidades estão nas redes sociais todos os dias. Basta que estejamos atentos para aproveitá-las!