Buyer Persona e sua importância para a criação de Marketing de Conteúdo

Por Valéria Pedroso e Juliana Miranda

 

O primeiro passo estratégico para a produção de um Marketing de Conteúdo eficaz é definir as buyer personas.  É preciso saber com quem se quer falar, para dar início à produção de um conteúdo que realmente alcance o público-alvo, seja por meio de um blog, canal no YouTube, e-mail marketing ou rede social.

 

O que são buyer personas?

 

No momento em que estamos produzindo marketing de conteúdo, o pensamento inicial sempre é: o que meu público gostaria de assistir, ler ou comprar? Mas, para conseguirmos atingir os objetivos da comunicação, não basta apenas definir o público-alvo, temos que ir além disso, e conhecer a nossa buyer persona, ou seja, a nossa representação do cliente/leitor ideal.

 

Quando apenas definimos o público-alvo de uma maneira genérica, perdemos a oportunidade de trabalhar de forma direcionada, pois isso pode nos abrir um leque muito grande de receptores, dificultando a criação de conteúdo segmentado. Por exemplo, se decido que vou produzir conteúdo para homens entre 25 e 35 anos, acabo me perdendo em um universo enorme de pessoas com personalidades e interesses muito distintos, mas que se encontram dentro da mesma faixa etária, ou seja, trabalhando apenas com este filtro, não se consegue produzir material direcionado.

 

É neste momento que surge a necessidade de criar a buyer persona, com características mais específicas do meu cliente. É possível segmentar o público por meio de várias informações, como faixa salarial, nível de escolaridade, assuntos de interesse, passatempos preferidos, horários em que acessa as redes sociais, esportes que pratica, produtos que costuma comprar online, entre outros dados relevantes para direcionar a produção do conteúdo.

 

Se durante a definição da buyer persona, você perceber que seu público-alvo é representado por mais de uma personalidade, é possível criar mais de um perfil e focar a estratégia em produzir conteúdo específico para cada tipo de cliente em potencial.

 

Foto: SEOPressor

 

Criando a buyer persona

 

Uma maneira eficaz de conhecer os clientes é através de pesquisas, questionários e cadastros. Use todas as ferramentas disponíveis para ter informações sobre seu público de interesse. Quanto mais detalhes específicos conseguir, mais eficaz será o material produzido!

 

Mídias Sociais

 

Estas ferramentas são muito importantes e de grande auxílio para as empresas, porém, quando não são usadas da forma correta, podem ser um verdadeiro “tiro no pé”. Ao produzir as postagens para mídias sociais é sempre importante se atentar à linguagem que irá usar. Lembre-se que cada mídia atinge um público diferente, e o conteúdo deverá ser adaptado. 

 

Fique atento também aos horários em que os clientes acessam determinadas redes sociais. A velocidade de comunicação nesses canais é muito elevada e, caso o seu conteúdo não esteja lá no momento certo, ele não chegará ao cliente.

 

Não economize esforços para definir suas buyer personas. Produza conteúdo de qualidade e converse com o seu público de maneira aberta e agradável pelos canais online. Essa é a forma mais efetiva de conquistar seguidores e ganhar relevância!

Data: 25/10/2016

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