Recursos como comércio híbrido, compras ao vivo e pagamento instantâneo estarão em alta no próximo ano.

Teclado de computador com a frase add to cart, adicionar ao carrinho, em referência às compras online.

Foto: Pixabay

Pensar no futuro é essencial para quem quer ter bons resultados no universo das vendas. Por isso, é importante conhecer as novidades e as tendências de e-commerce para 2024.

Apenas em 2022, as vendas on-line foram responsáveis por movimentar mais de R$ 160 bilhões no Brasil, mostrando o potencial gigantesco que esse campo tem de transformar a economia e a vida das pessoas.

Os novos consumidores querem praticidade, conforto, qualidade, bons preços e opções diferenciadas de pagamento. Para isso, é preciso aliar tecnologia, bom uso das mídias sociais e táticas efetivas de vendas.

O crescimento do e-commerce está totalmente ligado a uma mudança de comportamento da sociedade, que está cada vez mais conectada e acostumada ao mundo on-line.

Inclusive, o universo on-line é visto hoje, por muitos, como mais seguro para compras, já que há diferentes opções de pagamentos disponíveis na internet e também métodos de verificação.

No entanto, mesmo com um grande potencial, as vendas online oferecem às empresas uma concorrência acirrada e diversos desafios para conquistar clientes.

Por isso, para se manter competitivo e atualizado, confira 6 tendências de e-commerce para 2024 e algumas dicas que podem fazer sua loja online se destacar no mercado!

Tendências de e-commerce para 2024

1. Comércio híbrido

Investir em uma estratégia de ‘comércio híbrido’ é uma das ações importantes para estar à frente dos concorrentes. Esse conceito traz uma experiência de compra que alia canais de venda diferentes, on-line e off-line, que funcionam de forma integrada.

Isso faz com que a jornada do consumidor seja totalmente personalizada e aconteça da maneira mais conveniente para ele. Mas, para conseguir isso, é preciso que todos os meios de atendimento e vendas estejam integrados e funcionem de forma estratégica.

O comércio híbrido acontece, por exemplo, quando um cliente compra um produto de forma virtual e tem a opção de realizar a retirada ou troca em uma loja física. Da mesma forma, pode acontecer quando um cliente vê um produto no site da marca, mas opta por comprar através do aplicativo para celular.

Essa experiência deve ser equilibrada e consistente, para que faça sentido acessar as plataformas de diferentes maneiras e aproveitar as vantagens que as compras online e presenciais oferecem, no momento mais propício para o cliente.

2. Inteligência artificial

A inteligência artificial já é uma realidade no mundo digital, e uma grande parceira do setor de vendas. A partir de seu uso, é possível entender mais sobre o comportamento do consumidor e entregar para ele a melhor experiência de compra possível.

Isso pode acontecer, de forma prática, a partir da personalização das compras ou das buscas nas lojas online. Esse recurso faz com que os usuários recebam sugestões de produtos ou serviços diretamente em seus contatos, com base nas suas atividades on-line.

Sendo assim, é possível encontrar os usuários que, de fato, têm interesse nos produtos ofertados de forma mais efetiva e rápida.

Do mesmo modo, esse recurso ajuda a fidelizar o cliente e reduz os custos empenhados para atrair novos consumidores em potencial.

No caso da pesquisa com a inteligência artificial, o recurso consegue ajudar o usuário a chegar em resultados mais exatos e relevantes durante a procura por produtos específicos.

3. Social Commerce

De acordo com uma pesquisa feita pela Opinion Box, 65% dos consumidores usam as redes sociais (como Instagram, Pinterest, Facebook e Youtube) como ponto de partida para a compra de produtos.

Assim, o comércio social permite que as empresas vendam diretamente para o usuário que está interagindo com a marca nas plataformas sociais.

Neste contexto, as redes passam a ter um papel fundamental na jornada de compra. Por isso é relevante que os e-commerces olhem para esses espaços buscando formas de entender a linguagem das plataformas para se comunicar com seu público e vender mais.

4. Compras ao vivo

Dentro das mídias sociais, usar os recursos disponíveis para compras ao vivo também pode impulsionar as vendas. Esse é um funcionamento que se aproxima de um ‘streaming de vídeos’ para as marcas interagirem em tempo real com os clientes, fazendo provadores e discutindo as vantagens do produto.

Isso pode ajudar a trazer uma experiência envolvente e interativa, além de fazer com que o cliente fique mais familiarizado com o que está sendo oferecido pelo e-commerce e tenha mais confiança na hora de efetuar uma compra.

Adicionalmente, as compras ao vivo se aproximam muito da experiência de visitar uma loja e experimentar seus produtos, já que os consumidores são atendidos em tempo real, conferem os produtos e interagem com a marca, sem um compromisso com a compra.

5. Responsabilidade social e re-commerce

Ter responsabilidade social é um diferencial que os usuários têm buscado cada vez mais em e-commerces, e isso ajuda a diferenciar uma marca no mercado.

Por trás de um produto deve haver uma combinação de ideias e valores que sejam compatíveis com o público. Esse tipo de posicionamento pode atrair consumidores engajados com determinadas causas e ações efetivas que deixam um impacto positivo no mundo.

Adotar boas práticas que sejam relacionadas à área de atuação da empresa, por exemplo, pode ser uma boa pedida. E o re-commerce é justamente uma forma de fazer isso, já que consiste em oferecer produtos usados ou reformados de alta qualidade, atendendo aos anseios de gerações mais jovens de clientes que prezam pela sustentabilidade, reciclagem e compras conscientes.

Em sites de roupas, por exemplo, é possível ter abas dedicadas a roupas de re-commerce, mesmo que a marca não trabalhe exclusivamente com esse tipo de venda. Há também quem transforme restos de tecidos em outras peças, para evitar o desperdício.

6. Pagamento instantâneo

No mundo virtual, a velocidade e a praticidade devem estar sempre juntas. Por isso, adotar os novos métodos de pagamento instantâneo é algo que chama a atenção dos consumidores.

O PIX, por exemplo, tem crescido exponencialmente entre os brasileiros. Por isso, não deixe de oferecer essa opção para pagamento, com QR Code e Copia e Cola. Isso ajuda a potencializar as vendas.

Gostou de conhecer algumas tendências de e-commerce para 2024? Comece já o seu planejamento estratégico para implementar essas soluções na sua loja online!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar!
1
Precisa de ajuda?
Olá! 👋 Podemos te ajudar?