As regras de pontuação são importantes para a elaboração de textos com qualidade

Atualmente, a produção de conteúdo para as redes sociais e a internet é muito importante, e existem profissionais especializados nessa área, como é o caso dos copywriters e redatores. Logo, as dicas de pontuação são fundamentais para um trabalho que acaba envolvendo a escrita.

Basicamente, os profissionais que trabalham com redação são capazes de produzir diferentes tipos de textos. Confira alguns dos materiais que eles são responsáveis por elaborar:

  • Banners;
  • Artigos;
  • Slogans;
  • E-mails;
  • Sites;
  • Ebooks;
  • Posts.

No marketing digital, a maioria dos materiais produzidos envolve o texto. Assim, é indispensável possuir uma boa escrita e focar em fatores como pontuação, ortografia e gramática para garantir que o conteúdo tenha qualidade.

No copywriting, é empregada a escrita persuasiva, em que o objetivo é atrair os consumidores e gerar a sua conversão para aumentar o número de vendas.

Às vezes, um simples erro de escrita pode afastar os leitores e comprometer a credibilidade do texto, seja na produção de conteúdo ou no mercado de trabalho, por exemplo.

Segundo uma pesquisa feita pela Catho, 34% dos recrutadores consideram que erros de português são o critério principal na hora de desclassificar um candidato do processo seletivo.

No copywriting e na área de redação, os principais erros de um texto são em relação às regras de pontuação. Assim, conhecer a norma portuguesa é essencial para não arruinar um material que levou horas para ser desenvolvido.

Principais problemas de pontuação

  1. Ponto (.)

Um dos principais problemas de pontuação em textos é o uso incorreto do ponto final. Mesmo que pareça fácil, os profissionais de copy e redatores acabam se confundindo com o uso desse sinal.

A primeira das principais dicas de pontuação é sobre o uso do ponto final (.), cuja função é indicar que uma frase foi finalizada. Além de encerrar um período, ele ainda é empregado ao fim de frases declarativas, imperativas e orações interrogativas indiretas. Veja mais exemplos práticos abaixo:

  • A equipe já terminou a produção do conteúdo.
  • Termine suas tarefas agora.

Além disso, o ponto final não pode ser utilizado para finalizar orações interrogativas diretas, na qual é usado o ponto de interrogação.

Exemplo: Qual é o nome da empresa?

Em um período, o ponto final é usado para apontar uma pausa com longa duração. Diferentemente da vírgula, que serve para indicar um intervalo de tempo menor. 

Exemplo: A Internet está cheia de anúncios publicitários. Faz muito tempo que não encontro nenhum que atraia a minha atenção.

O ponto final em títulos, ou headlines como são chamadas, também costuma confundir os profissionais. Mesmo que seja opcional, ele não costuma ser usado com frequência nesse caso.

  1. Reticências (…)

Em textos publicitários, as reticências (…) não costumam aparecer muito. Mas, caso seja necessário, é importante que o redator ou copywriter saiba como essa pontuação deve ser aplicada, visto que existem regras básicas no seu uso.

As reticências (…) são usadas para sugerir uma interrupção no período. Esse sinal indica uma suspensão na melodia frásica da oração.

Além de sugerir que houve uma pausa ou interrupção no pensamento, elas também podem apontar que uma ação não acabou. Confira dois exemplos a seguir do uso desse sinal:

  • Às vezes, fico pensando se compro aquele Ebook…
  • As horas passavam…

Outra utilização prática das reticências é na transmissão de sentimentos e sensações pela escrita. Sendo assim, é importante que os redatores entendam como o uso de pontuação também serve para indicar hábitos comuns da linguagem falada.

Quando usadas de forma correta, as reticências podem sugerir: hesitação, ironia, curiosidade, tristeza, dúvidas e suspense.

Exemplo: Eu… não entendo… não sei do que você está falando…

Em outro caso, as reticências são empregadas para dar destaque ou realçar alguma expressão.

Exemplo: Seu presente é… um cupom de desconto para o nosso curso!

Ao ser usada para indicar uma ideia que se estende, ela faz com que a conclusão seja tirada pelos próprios leitores daquele texto.

Exemplo: Clara soube que já tinha tentado de tudo e que agora era o momento de tomar uma decisão arriscada…

  1. Parênteses ( () )

Um erro que muitos redatores costumam cometer é em relação aos parênteses. Por fim, a última das dicas de pontuação é prestar atenção nesses sinais, que são usados para marcar um momento que está intercalado com o texto.

Os parênteses são usados quando existe um acréscimo de informação acessória no texto. Por serem adicionais e dispensáveis, elas podem ser retiradas sem que o sentido do texto sofra alterações.

Caso esteja presente em um texto, a função desse elemento é engrandecer o conteúdo frásico. Eles servem para introduzir reflexões, fazer comentários e explicar o que está escrito. Confira abaixo como utilizar os parênteses:

  • Ela disse que faria mudanças no departamento. (Será?)
  • Existem dois termos muito populares no Marketing: Persona (personagem semifictício baseado em comportamentos reais) e Público-alvo (grupo de consumidores com características gerais)
  1. Vírgula (,)

O uso da vírgula é uma das dicas de pontuação mais importantes. Por ser utilizada de várias formas e possuir regras específicas, é normal que ela gere muitas dúvidas para os redatores e copywriters. Confira abaixo casos e exemplos mais frequentes:

Um dos usos básicos da vírgula é nas enumerações. No exemplo a seguir, estaria errado inserir o sinal entre as palavras “Vermelho” e “Azul”, pois essa prática separaria o sujeito do verbo.

Exemplo: Amarelo, vermelho e azul pertencem ao grupo de cores primárias.

Além disso, a vírgula sempre deve ser empregada antes das orações que serão iniciadas com: E, Nem, Ou, Mas e Pois.

Exemplo: Venha para a casa agora, pois uma emergência aconteceu.

Quando a ordem direta é invertida e ocorre o deslocamento de um adjunto adverbial na frase, também é necessário empregar a vírgula.

Exemplo: No final do expediente, o chefe me chamou para conversar.

Outra regra em relação à vírgula é na separação do aposto, que é destacado da palavra a que se refere. Por sua vez, o vocativo também aparece isolado entre os sinais de pontuação. Seguem exemplos de como empregar a vírgula:

  • Luiza, a cantora, é muito talentosa.
  • Gente, precisamos entregar esse conteúdo.

O uso da vírgula nas orações adjetivas explicativas também confunde os redatores com frequência.

Exemplo: A miss, que ganhou o maior concurso do ano, concedeu entrevistas para a imprensa.

Muitos redatores também costumam empregar a vírgula de forma errada. Um erro comum é separar o sujeito do predicado, pois é incorreto separar elementos que possuem uma relação sintática. Veja abaixo como isso ocorre:

  • Ana saiu de casa pela manhã (Correto)
  • Ana, saiu de casa pela manhã (Incorreto)
  1. Ponto de exclamação (!)

Entre as dicas de pontuação para redatores, é impossível não citar o ponto de exclamação dentro da linguagem publicitária. Normalmente, as pessoas que utilizam esse elemento tendem a exagerar a sua quantidade.

Diferentemente da sutileza sugerida pelo ponto final, a exclamação tem a intenção de gerar uma entonação exclamativa no período. A recomendação para o copywriter é tomar cuidado com o exagero nessa pontuação e não usar em cada oportunidade possível.

O ponto de exclamação está relacionado com a transmissão de sentimentos e sensações no leitor por meio da linguagem. Em frases exclamativas, essa pontuação costuma indicar: alegria, felicidade, raiva, admiração, surpresa e orgulho.

  • A sua estratégia de Marketing não funciona? Ai, socorro!
  • Estou muito irritada com esses problemas!

Já em frases imperativas, a exclamação é colocada para expressar que uma ordem está sendo dada. Veja dois exemplos práticos:

  • Entre em contato com a gente agora mesmo!
  • Pare de usar essa estratégia já!
  1. Ponto de interrogação (?)

Outro erro comum encontrado em textos é o uso errado do ponto de interrogação. Mesmo que pareça fácil, ele pode confundir os redatores. Primeiro, é necessário saber que essa pontuação é utilizada apenas em frases interrogativas diretas.

Exemplos:

  • Você gosta de Marketing de Conteúdo?
  • Quantas vendas foram realizadas esse mês?

Além disso, o sinal de interrogação não deve ser utilizado em frases interrogativas indiretas, pois elas exigem que seja empregado um ponto final.

Exemplos:

  • A equipe de vendas perguntou qual será o tema da reunião e quando ela vai acontecer.
  • O chefe do departamento perguntou quais redatores estão disponíveis para trabalharem no Ebook.

O ponto de interrogação também pode ser acompanhado de outros elementos, como as reticências e o ponto de exclamação, sendo que em ambos os casos ele é usado para destacar a expressividade do texto.

Ao ser acompanhado por reticências, o ponto de interrogação expressa dúvida, confusão e incerteza. Mas, no caso do sinal que indica exclamação, o leitor tem a impressão de indignação, espanto e surpresa. Veja mais exemplos abaixo:

  • E agora? … Como vamos solucionar esse problema? …
  • Como assim?! … O que foi que aconteceu?!
  1. Ponto e vírgula (;)

Uma das dicas de pontuação mais relevantes para copywriters e redatores é sobre o correto uso do ponto e vírgula, um sinal que é utilizado no texto quando existe uma pausa maior do que a proposta pela vírgula, mas que também é menor do que o ponto final.

Sendo assim, o principal objetivo dessa pontuação é levar mais clareza para o que está escrito, também sendo uma forma de estruturar as informações.

Quando as orações coordenadas sindéticas são independentes umas das outras, é necessário utilizar uma conjunção para fazer a ligação. Para separar a frase em que o verbo surge antes da conjunção, os redatores precisam utilizar o ponto e vírgula. Confira abaixo a forma correta de utilizar o sinal:

  • Queremos iniciar uma nova estratégia; queremos, contudo, esperar um pouco mais.
  1. Travessão (—)

Um erro comum que um copy ou redator comete é a respeito do uso do travessão. Mesmo que não seja comum, em conteúdos criativos e com novos formatos, esse sinal pode ser utilizado.

O travessão é empregado no começo de cada fala em um discurso direto. Mas também existem outros modos de usar esse sinal, pois ele pode ser um substituto de parênteses e vírgulas.

Entenda a forma correta do travessão nos exemplos abaixo:

— Que tal começar uma campanha nova?

— Não estou entendendo essa informação. — Disse a gerente do departamento.

— Apenas ela consegue fazer esse tipo de conteúdo — A redatora da equipe.

  1. Aspas (“”)

Empregar aspas em um texto não é uma tarefa fácil. Assim, um copy pode aproveitar algumas dicas de pontuação para saber como empregar esse sinal de forma correta.

Muito comum na linguagem escrita, as aspas devem ser utilizadas em situações particulares. Primeiro, é preciso saber que existem dois tipos de aspas: simples e duplas.

No caso, as aspas simples são empregadas numa frase apenas quando as duplas já foram colocadas.

O caso mais frequente é o uso de aspas na abertura e fechamento de citações. Além disso, esses sinais também servem para transmitir ironia e enfatizar algumas palavras no texto.

Outro contexto que exige o uso de aspas é no surgimento de neologismos e gírias, uma vez que esses termos precisam ser destacados. Confira exemplos sobre o uso dessa pontuação:

“Excelentes conteúdos são as melhores ferramentas de venda do Mundo.” – Marcus Sheridan, Autor, The Sales Lion Blog.

Após encontrar uma bagunça em meu quarto, minha mãe disse: “Que lindo” esse espaço.

Curioso, vou até “Googlar” esse termo.

  1. Dois pontos (:)

Na redação de artigos para blog e posts para as redes sociais, muitos profissionais que trabalham como copy e redatores utilizam os dois pontos no conteúdo. Assim, uma das dicas de pontuação é observar em quais ocasiões esse sinal deve ser empregado em um texto.

Os dois pontos são um sinal frequente na produção de conteúdo, pois servem para para citar uma frase dita por uma pessoa, enumerar informações e introduzir uma explicação sobre o assunto. Confira alguns exemplos do seu uso correto:

  • Ela olhou para mim e falou: – Você consegue escrever um texto para o Instagram?
  • Preciso ir ao supermercado para comprar os seguintes alimentos: arroz, feijão, bolachas e leite.
  • Ele atingiu seu objetivo principal: o aumento das vendas do negócio.

Como evitar os erros de pontuação

Ler bastante

Uma dica para redatores e copywriters é ler muito. Ao adquirir um hábito de leitura, os profissionais conseguem desenvolver seu repertório e enriquecer os textos produzidos.

Por lerem muito, os profissionais se acostumam com as regras gramaticais e de pontuação. Assim, se tiverem dúvidas sobre alguma frase ou palavra, eles podem retomar referências de suas leituras.

Além disso, ler bastante também faz com que ele tenha o costume de escrever sobre vários assuntos, podendo usar informações externas em seus conteúdos.

A dica é guardar alguns minutos do dia e dedicá-los para leitura. Além de livros, o profissional pode ler artigos, notícias e outros conteúdos. Um repertório rico e dicas de pontuação ajudam a eliminar erros no conteúdo.

Revisar os textos

Além das dicas de pontuação, antes de enviar um texto ou realizar uma publicação, é necessário que os redatores façam a revisão do conteúdo. Essa verificação precisa ser feita com cuidado e calma, pois é o momento de identificar erros de português no texto.

Para evitar fazer uma revisão incompleta, é necessário que o redator não tenha pressa ou falta de atenção ao ler o texto, pois ele pode acabar deixando passar erros de pontuação e ortográficos.

Atualmente, são usados os corretores automáticos para facilitar na hora de escrever um texto. Contudo, é importante não depender totalmente dessas ferramentas, pois elas podem não conseguir identificar falhas.

Revisar um conteúdo é uma tarefa minuciosa e demorada. Então, o redator ou copy precisa se concentrar para ser capaz de encontrar problemas na pontuação, erros gramaticais e informações incorretas no texto.

Leia em voz alta

Caso possua dúvidas quanto à pontuação do texto, a dica é que o redator leia o trecho em voz alta. Essa prática é ótima para identificar se o ritmo do texto está correto e se colocar no lugar do leitor.

Por fim, o marketing de conteúdo é uma área em crescimento. As empresas que publicam mais de 16 artigos ao mês adquirem 3,5 vezes mais tráfego do que seus concorrentes. Esse dado foi adquirido em uma pesquisa feita pela Hubspot.

Logo, é notável a importância de produzir conteúdo e, principalmente, de oferecer materiais sem erros e que possuam qualidade e credibilidade.

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