Entenda qual é o melhor jeito de engajar através da rede social e veja dicas criativas para legendas

Celular mostrando o feed e a área de login do Instagram

Foto: Imagem de Kaufdex por Pixabay

Você já se perguntou se as legendas para Instagram precisam ser longas ou curtas? Essa é uma dúvida recorrente na hora de postar conteúdo.

Sem dúvida, não é fácil encontrar o melhor jeito de engajar através das redes sociais. Toda comunicação feita nesse tipo de plataforma deve ser bem pensada, de acordo com o público e o posicionamento da marca.

É por isso que escolher se as legendas para Instagram devem ser curtas ou longas não é uma decisão simples. Ela depende da sua abordagem, do tipo de postagem que será feito e, claro, da sua persona.

Os interesses e o comportamento do seu usuário vão dizer muito sobre o tipo de conteúdo que a sua audiência prefere ver no feed.

Qual é o tipo de legenda ideal para o Instagram?

Algumas pessoas dizem que o número ideal para legendas no Instagram é por volta de 150 caracteres, mas apenas esse dado não significa algo tão importante.

O essencial é entender de que forma legendar de acordo com o perfil da conta, a audiência dos seguidores e, até mesmo, os objetivos de comunicação e marketing digital. Saiba exatamente o que há para ser dito para produzir a legenda ideal.

Basicamente, as legendas servem para ajudar na descrição da imagem, trazer um conteúdo de valor, complementar a informação da foto ou vídeo e gerar engajamento no post. Em muitos casos, é a legenda que vai tornar um perfil marcante.

Nesse sentido, uma dica importante para o conteúdo se tornar mais agradável é separar a parte escrita em pequenos parágrafos e convidar o leitor a interagir com o que está sendo dito.

Além disso, contar histórias que aproximam a empresa de seus seguidores também é essencial.

O que colocar na legenda do Instagram?

O que vai ser colocado na legenda do Instagram deve fazer parte de um objetivo maior. Se este objetivo é vender, por exemplo, é importante ter legendas que direcionem para a ação de compra do produto.

Agora se o objetivo é gerar autoridade, a ideia é que os posts instiguem os usuários a confiarem naquilo que está sendo postado.

Uma boa dica para escolher o que colocar na legenda do Instagram é seguir as técnicas do ‘storytelling’, que podem ser aplicadas em diferentes situações.

Dessa forma, é possível envolver o usuário com técnicas de contação de histórias e conseguir que ele fique mais interessado na mensagem que você quer passar.

Para isso, é interessante começar o texto com uma frase que chame atenção imediatamente.

Se for possível trazer o post para uma situação real que aconteceu com o autor ou um caso que possa ser usado como exemplo, isso ajuda a aproximar o leitor.

Em seguida, aproveite essa situação e o envolvimento criado para apresentar dicas importantes sobre o assunto e mostrar desenvoltura sobre o tema.

O ponto principal é cumprir com um objetivo maior, passando as informações desejadas de forma natural e autêntica.

Assim, os usuários se envolvem com a narrativa e têm mais chances de levar a mensagem para suas vidas.

Melhores frases para fotos

A legenda deve sempre combinar com a foto que está sendo postada, seja para trazer uma explicação a mais do que pode ser visto ou para contar algo por trás da foto.

No entanto, a legenda não deve ser uma simples descrição. É preciso criatividade, autenticidade e um tom de voz próprio para transmitir boas mensagens nas legendas para Instagram.

Por exemplo, se a imagem é sobre um evento, a legenda deve trazer as informações básicas para os interessados em participar.

Se é sobre um acontecimento que já passou, mas que pode influenciar pessoas, é interessante trazer bastidores.

Se é sobre uma empresa ou marca, o importante é mostrar quem está envolvido, o local onde a foto foi tirada e de que forma aquela foto pode afetar o público.

De maneira geral, uma boa legenda é criativa e simples, para que diferentes públicos possam compreender. 

É importante lembrar que sempre que o texto tiver mais de 125 caracteres, o usuário terá que clicar em “mais” para ler. Obviamente, ele só fará isso se, de fato, o conteúdo for interessante, envolvente ou suficientemente persuasivo.

Dicas para criar legendas criativas para Instagram

A primeira dica para criar legendas criativas para Instagram é encontrar o tom certo para as suas publicações.

Se o seu objetivo é ser divertido e descontraído, por exemplo, é bom apostar em gírias, ‘memes’ do momento e emojis.

Agora, se pretende mostrar autoridade, deve investir em uma linguagem que se conecte com a sua área de atuação e mostre expertise.

É sempre bom instigar o público contando histórias que possam ser relacionáveis, fazendo perguntas que levem a reflexões ou trazendo curiosidades relevantes.

Ao criar as legendas também é importante pensar em diversificar os temas e as abordagens, para que o seguidor não tenha a impressão de estar vendo o mesmo post várias vezes.

É fundamental também se manter atualizado sobre acontecimentos do mundo e pensar em como eles podem estar relacionados com o que o perfil deseja posicionar para os seguidores.

Como o Instagram limita a quantidade de caracteres que são mostrados antes do usuário clicar em ‘mais’, é importante ser breve e buscar capturar o leitor logo no início. Isso vai garantir que aquilo que há para ser dito chegue até as pessoas.

Legendas para Reels

É muito importante ter legendas para reels, tanto no próprio vídeo quanto no post.

A importância de inserir isso no vídeo está em fazer a inclusão social de pessoas surdas, além de também fazer com que quem assiste o vídeo no mudo consiga entender o conteúdo.

Muitos usuários assistem vídeo no mudo. Por isso, legendar o conteúdo vai fazer com que o vídeo tenha um alcance bem melhor.

Já a legenda do post pode trazer uma informação adicional, chamar o usuário para alguma ação (como visitar um blog) e até provocar discussões nos comentários.

Procure não repetir o que já foi dito, e sim criar linguagens que se completem.

Algumas frases que podem instigar comentários e boas discussões são:

  • Isso faz sentido para você?
  • Qual a sua opinião?
  • Você concorda?

Legendas curtas ou longas para Instagram: o que dizem os especialistas?

Entre os especialistas, fica claro que essa resposta depende do objetivo. Mas um dado de uma pesquisa da Social Insider chama atenção: as legendas mais curtas, quando combinadas com posts em formato de carrossel, conseguem um engajamento maior.

Para criar uma comunidade conectada com um conteúdo e que entende o propósito geral da conta, no entanto, é importante também investir em legendas mais longas, em momentos estratégicos. Elas tendem a gerar um apelo maior com o público.

Seja qual for o caso, essa mesma pesquisa também deixa claro que as legendas que incentivam conversas e que provocam discussões nos comentários tendem a fazer os posts crescerem. Isso também motiva mais leituras, qualquer que seja o tamanho do texto.

A importância das hashtags nas legendas do Instagram

As hashtags são essenciais para a linguagem do Instagram. Elas são imprescindíveis para que os usuários encontrem seu conteúdo, identifiquem ele dentro de um propósito e até levem o seu post de forma orgânica a outros grupos de interesse.

É preciso escolher com atenção as hashtags, pois elas são exatamente como fios condutores que guiam o conteúdo para grupos de interesse que podem chegar ao perfil.

Para pensar sobre quais hashtags colocar, é preciso conectar o que está na foto ou vídeo com o que pode ser buscado para encontrar essa mensagem ou tópico na rede.

Para isso, esteja atento às postagens do nicho em que o conteúdo está e também às hashtags que estão em alta no momento.

Assim, é possível que o algoritmo também passe a entender melhor o seu conteúdo e a direcioná-lo para quem vai se conectar verdadeiramente com a sua mensagem.

Saiba que o potencial das hashtags é tamanho que elas aumentam consideravelmente as chances de os posts de uma página aparecer nas recomendações de perfis ou nos resultados de busca.

No Instagram, a indicação é que sejam usadas entre cinco e dez hashtags em cada post.

Precisa criar legendas incríveis e que atraiam tráfego orgânico, mais seguidores e mais engajamento para o seu perfil? A equipe da Click Textos pode ajudar.

Aqui, nós criamos as melhores legendas para Instagram, de acordo com seu posicionamento, valores, objetivos e público-alvo. Entre em contato e saiba mais!


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