Escrever um texto para blog é, em primeiro lugar, uma atividade dinâmica. Em segundo, estratégica. 

Falamos em dinamismo e estratégia porque um texto para blog não segue o formato tradicional de outras estruturas textuais. 

Mesmo se estiver escrevendo um artigo ou uma matéria jornalística, algo que tenha um tom mais sério, ainda terá que adaptar seu texto para a linguagem adequada para o blog.

Imagem da tela de adicionar novo post no WordPress.
Como escrever um bom texto para blog?

Se quer aprender como escrever um texto para blog que garanta a otimização do seu conteúdo, continue com a leitura!

Como escrever um texto para blog?

Depois de falarmos sobre ser estratégico e dinâmico, você pode estar se perguntando como e por qual razão deve aplicar essa lógica em texto para blog. 

O primeiro motivo está no meio no qual o texto para blog será vinculado: a internet.

Aqui tudo é muito rápido. São vários conteúdos diferentes competindo pela atenção do seu leitor que, consequentemente, tem maiores chances de ser interrompido ou de se distrair.

Para saber como escrever de modo que consiga garantir o dinamismo do seu texto para blog, conheça algumas estratégias:

1. Explore o tema que quer trabalhar 

Atualmente, o que mais se encontra na internet afora é variedade no que diz respeito a texto para blog. Blog sobre saúde, blog sobre estilo de vida, blog sobre livros, blog sobre filmes, blog de viagens, blogs de empresas, blogs que funcionam como portais de notícia e por aí vai.

Por isso é importante delimitar qual vai ser o seu “guarda-chuva” de assuntos. Se você chegou até aqui, é provável que já tenha pelo menos uma ideia do tipo de tema que deseja explorar, certo? 

Se esse é o seu caso, se pergunte:

  • Por que quero explorar esse assunto?
  • O que sei sobre ele? 
  • Consigo falar sobre com facilidade? 
  • Quais são as ramificações desse tema?

Desse modo, vai ficar mais fácil de você começar a construir um mapa temático. Se ainda não tem uma noção clara de qual dos vários tipos de blog deseja ter, se questione:

  • Quais são os assuntos que domino?
  • Sobre qual deles tenho mais facilidade para falar?
  • O que mais me interessa?

Com estas respostas em mente, será mais simples conseguir delimitar o tipo de blog que irá escolher.

2. Conheça seu público-alvo

Depois de escolher um campo temático, é hora de saber quem será o seu público-alvo. Este passo é essencial por que é por meio dele que você vai conseguir adotar o tom certo para o seu texto.

Isto porque as pessoas não são iguais. Logo, não dá para tentar se comunicar com elas de uma única forma, certo?

Para quem já sabe que seu público é mais velho, por exemplo, de nada adianta usar um linguajar mais jovem. 

Agora se, pelo contrário, deseja escrever para jovens adultos e adolescentes, aí o uso de memes, gírias e referências pop podem ser bem aproveitadas.

Esta questão da idade se enquadra no perfil geracional do seu público, mas existe ainda uma porção de outras questões para se levar em consideração na hora de criar uma persona para o seu leitor, como: 

  • Gênero
  • Raça
  • Região de origem
  • Alinhamento político
  • Estilo de vida
  • Classe social
  • Poder aquisitivo
  • Nível de escolaridade
  • Entre outros…

Ter pelo menos uma ideia sobre as questões acima já vai te ajudar a ter um norte sobre que tipo de linguagem usar e que tipo de assunto priorizar ou evitar.

Por exemplo, imagine que esteja escrevendo um blog sobre viagens e turismo e a partir de uma pesquisa de público descobriu que boa parte deste grupo focal é composto por mulheres.

Diante deste fato, será essencial explorar temas que conversem com este público, que sejam do seu interesse.  

Conheça sua audiência

Escrever textos para blog que explorem questões como “viagem solo para mulheres”, “países mais seguros para mulheres” e por aí vai, são alguns exemplos que podem ser seguidos.

“Mas como fazer uma pesquisa de público-alvo?”, talvez você tenha se perguntado. Você pode começar a fazer esta investigação analisando outros blogs da área ou desenvolvendo um estudo individual. 

Também é válido escolher um tipo de público e escrever com o objetivo de atingi-lo em particular, ao invés de tentar descobrir qual é perfil de grupo ideal. 

3. Crie uma estrutura própria antes de começar a escrever

É essencial pensar em um estrutura particular para o seu post no blog por dois motivos: 

Vai te ajudar a manter um padrão para os seus textos, garantindo mais agilidade e evitando disparidades.

Vai te ajudar a se diferenciar de outros blogs.

Seguindo o molde  introdução + desenvolvimento + conclusão, que já vamos explicar com mais detalhes, você pode criar uma estrutura única. 

Lembra da pesquisa de público e do tom? Agora é hora de aplicar estas questões no formato do texto. 

Se decidiu que quer um tom mais sério e técnico, invista em um formato sem rodeios e seja mais formal na sua linguagem. Aqui, vale a pena também incluir um dicionário de termos técnicos, dependendo do assunto que estiver abordando.

Agora, se acha que um tom mais informal é o que mais se encaixa para seu público-alvo e para você, não se esqueça de incluir momentos de interação no texto. 

Converse com seu público

Em alguns blogs pessoais, por exemplo, é comum encontrar artigos que dedicam as primeiras linhas para dar um update na vida da pessoa ou do momento atual, e de perguntar como anda o leitor.

Se este tom de influencer é demais para você e os propósitos do seu blog, invista apenas em uma linguagem mais descontraída.

O que é um blog? Veja exemplos! 

Em termos técnicos, um blog é um sítio eletrônico voltado para a vinculação de textos que permite a atualização rápida do que é postado. 

Confira alguns exemplos:

Brasileiras pelo Mundo

Hoje, um super blog que já conta com outros projetos e o apoio de mais de 150 colaboradoras, o Brasileiras pelo Mundo surgiu com o objetivo de unir experiências de brasileiras vivendo fora do Brasil. 

Trata de assuntos típicos de um blog de viagem e turismo, mas também fala sobre questões sociais, como violência de gênero.

Blog da Gabriela Moreira

Já conhecia um blog vinculado a portal de notícias? Não? Pois agora conhece! O blog da Gabriela Moreira é um exemplo de grandes veículos, no caso o G1, que adotaram a estrutura do blog para dinamizar seu conteúdo e dar mais espaço para os redatores.

Gabriela é uma jornalista esportiva que cobre principalmente futebol.

Blog da Click Textos

Outro exemplo de blog vem de onde você se encontra no momento, o blog da Click Textos! 

Com o objetivo de entregar conteúdos sobre jornalismo, produção textual, marketing digital e muitos outros assuntos relacionados à comunicação, nosso blog é uma porta de entrada para nosso público e nossos clientes em potencial.  

Quantas palavras deve ter um artigo de blog?

O tamanho do seu texto de blog pode variar bastante, de acordo com as necessidades do tema que decidiu explorar.

Lembre-se: o principal objetivo do seu texto é sanar as necessidades do seu leitor. Logo, o tamanho ideal é aquele em que você consegue passar por todos os temas de interesse sem faltar informação e sem se prolongar demais.

Outra dica é prestar atenção ao SEO – Search Engine Optimization, a otimização para mecanismos de busca. 

Este tipo de estratégia é o que garante que seu texto terá um bom posicionamento no Google (ou em outras ferramentas de busca), o que é essencial para garantir que seu conteúdo chegue a mais pessoas.

Aqui, é importante ressaltar que para garantir que seu post para blog seja indexado no Google da forma correta, seu texto precisa ter mais de 300 palavras. Caso contrário, a qualidade do SEO será muito menor.

Texto para ranquear

Hoje em dia, o tipo de texto que tem o melhor rankeamento é o post no blog que tem de 500 a 2000 palavras, principalmente no Google, que é a principal ferramenta de busca. 

Se não estiver abordando um assunto muito complexo, pode deixar seu texto para blog entre 300 e 500 palavras. 

O que fazer para um blog ter sucesso

Para um blog ter sucesso o primeiro passo é se planejar. É preciso estudo para saber como agir de modo estratégico. Confira 2 dicas para te ajudar nesse quesito:

Estabeleça os seus objetivos: pense no que planeja conquistar com o seu blog. Quer fazer dele sua fonte de renda? Deseja promover um trabalho que você já desenvolveu por meio dele? Pretende alcançar um público grande ou prefere dialogar com um nicho específico? 

Invista no SEO: este tipo de estratégia visa o rankeamento do seu texto por meio de aplicações como:

  • Palavras-chave: essenciais para facilitar a identificação do seu texto pelo algoritmo, o ideal é que você escolha uma que resuma seu tema e a use ao longo do texto.

Além disso, use variações e dê preferência para palavras-chave long tail, cauda longa, que são os termos compostos. Por exemplo: “melhores investimentos”, é uma long tail, agora se apenas “investimentos” fosse a palavra-chave, o rankeamento já ficaria mais difícil.

  • Links externos e internos: citou uma pesquisa? Insira o link do estudo no trecho em que falou dela. Apresentou um produto da sua loja? Coloque o endereço da página de compra onde citou a mercadoria. Assim, você expande a interação com o texto.
  • Meta-description: este texto é aquele que aparece logo abaixo do título na lista de resultados do Google. Escrever um meta-description instigante é essencial para atrair a atenção do leitor. 

O que escrever no meu blog

Além de escrever sobre assuntos que conversem com o perfil do seu blog de modo geral, dê preferência para os principais assuntos do momento.

Independentemente de qual for a sua escolha entre os tipos de blog, faça questão de se manter antenado nos trend topics, os assuntos em destaque, em relação à temática que você cobre.

Por exemplo, se você escreve um texto para um blog de educação e carreira, precisa manter seu público a par de qualquer mudança ou atualização sobre as diretrizes que regem o ENEM e outros vestibulares. 

Como se faz um texto? 

Agora é o momento de relembrar as aulas de redação da escola. Lembra qual é a estrutura básica de um texto expositivo ou argumentativo? 

Se você respondeu introdução + desenvolvimento + conclusão, acertou em cheio! 

A não ser que queira fazer um blog de crônicas, diálogos ou poesias, esta é a estrutura que deve seguir. 

Introdução: momento de apresentar o que vai ser falado e que assuntos vão ser explorados, deve tentar instigar o usuário a continuar lendo.

Desenvolvimento: a parte mais importante do texto para blog, deve entregar o que foi prometido na introdução, de modo que responda todas as perguntas levantadas.  Aqui, é interessante explorar o assunto em tópicos, fazendo uso de subtítulos. 

Além disso, também não se esqueça de usar palavras de transição ao longo do texto. Elas podem indicar 5 ideias:

  • Introdução
  • Continuação
  • Tempo
  • Semelhança
  • Conclusão

Conclusão: momento de fechar todas as pontas soltas. Se seu texto foi opinativo, finalize seu argumento. Se foi expositivo, termine de responder todas as questões abertas na introdução e no desenvolvimento.

Call to Action: particular dos textos para internet, a “chamada para ação” é o momento de interagir com o leitor. Você pode perguntar se gostou do texto e para deixar um comentário sobre o que mais deseja encontrar no seu blog. 

Aliás, você também pode aproveitar este espaço para divulgar suas redes sociais, além de pedir para que o texto de blog seja compartilhado. 

Como falar em um blog? 

Existem diferentes formas de se falar em um blog. Para escolher a sua, é interessante pensar primeiro no tipo de blog que deseja ter e no tom de voz que vai usar, como falamos anteriormente.

Para te dar um norte, confira algumas formas de como falar em um blog:

Pelo tom: 

Informal: também conhecido como coloquial, trata da linguagem do dia a dia, que é espontânea e despreocupada com as normas gramaticais. Também tem caráter regionalista, por isso leve em consideração de onde vem seu público ao usá-la. 

Formal: também chamada de “culta”, está pautada no uso academicamente correto das normas gramaticais.

Pela estrutura

Opinativo: como o nome indica, este formato traz opiniões sobre determinado assunto. Segue a estrutura introdução + desenvolvimento + conclusão, sendo que o desenvolvimento deve ser usado para defender o argumento em pauta. 

Exemplos: texto para blog de viagem, falando que um destino é melhor que o outro, texto para blog de tecnologia, explicando por qual razão um modelo de celular tem mais qualidade, etc.

Expositivo: este tipo de texto deve ser usado para apresentar um determinado assunto. Construído a partir da lógica introdução + desenvolvimento + conclusão, deve apresentar dados e explicações, já que este tipo de texto também deve ser informativo. 

Em primeiro lugar, as informações apresentadas precisam ser verídicas. Sempre que for trazer dados oficiais, certifique-se de que são comprováveis.

Exemplo: texto para blog informativo, com teor jornalístico.

Como é um texto de blog?

Uma das principais características do texto de blog é o fato de que ele deve ser otimizado. Para te ajudar nisso, confira as dicas. 

1 . Pense em um título atraente

Sabe aquela história de julgar um livro pela capa? Pois é, por bem ou por mal, seu texto para blog vai ser julgado pelo título.

Afinal, tal qual a capa de um livro, o título do seu texto é aquilo que gera a primeira impressão no seu leitor. 

2. Divida o texto de blog em tópicos

Dividir seu post em vários subtítulos é imprescindível para garantir que seu leitor não se canse. 

Com este tipo de divisão fica mais fácil para as pessoas encontrarem o que procuram com a sua postagem. 

Além disso, também te ajuda a organizar suas ideias com mais facilidade, explorando questões específicas dentro de um tema mais geral.

3. Não se esqueça de apostar nas listas

Além de te ajudarem a se organizar melhor durante a estruturação de seu texto, elas também facilitam a leitura. 

Lembra que falamos que na internet o risco de distração aumenta? Devido a isso, é muito comum que as pessoas façam leituras dinâmicas, sem de fato ler o texto de cabo a rabo.

É aí que as listas vão te ajudar a manter a atenção do seu leitor. Por meio delas, e dos subtítulos, fica mais fácil para a pessoa ir direto ao que lhe interessa, além de fazer da leitura algo mais leve.

Isto porque as listas ressoam com a forma natural de entendermos as coisas, o processamento serial.  

De acordo com o PhD em Psicologia, Robert N. Kraft, este tipo de processamento é frequentemente sequencial. Portanto, as listas, seguindo a mesma lógica, vão de encontro a nossa estrutura natural de raciocínio.    

Quer um exemplo? Confira estas duas versões de dicas de ferramentas para blog:

Versão 1:

Entre as melhores ferramentas para escrever texto para blog podemos destacar: WordPress, uma das plataformas mais usadas para blog; Google Docs, que te permite corrigir seu texto e escrever com outras pessoas; Yoast, plugin de SEO voltado para o WordPress e AlsoAsked, ferramenta de SEO que cria teias de perguntas relacionadas a sua palavra-chave.   

Versão 2:

Entre as melhores ferramentas para escrever texto para blog podemos destacar: 

WordPress: uma das plataformas mais usadas para blog.

Google Docs: vai te permitir corrigir seu texto e escrever com outras pessoas.

Yoast: plugin de SEO voltado para o WordPress.

AlsoAsked: ferramenta de SEO que cria teias de perguntas relacionadas a sua palavra-chave.   

Sentiu a diferença? Mesmo que o assunto seja o mesmo, fica claro que a segunda versão, em lista, faz com que a localização das informações seja muito mais fácil em uma primeira olhada. 

Para quem está fazendo uma leitura dinâmica, dá para identificar de quais ferramentas estamos falando logo de cara, o que é essencial para garantir que o leitor fique por mais tempo no seu blog.

4. Não se esqueça dos 3 Cs: Concisão, Clareza e Certeza

Escrever em uma linguagem clara, que vá ser entendida pelo seu público; garantir a concisão do conteúdo e ter a certeza de que as informações apresentadas estão corretas, é essencial para assegurar a qualidade do seu texto para blog. 

Para tal, busque informações de fontes confiáveis. No caso das fake news, as notícias falsas, você pode contar com a ferramenta da Lupa, uma agência de checagem de fatos.

Além disso, evite ser prolixo e usar termos estrangeiros ou técnicos sem explicá-los.

Como fazer um post no blog

Agora que você já entendeu como escrever texto para blog, falta saber como fazer um post.

Para isso, é preciso escolher a plataforma que vai usar. Dentre elas destacam-se:

  • Blogger: hospedada pelo Google, é grátis e bastante customizável.
  • WordPress.com: software de código aberto, é um dos favoritos dos bloggers e já alimenta milhões de blogs.
  • Medium: funciona mais como uma rede social de blog do que como uma plataforma e é bastante usado no meio profissional. 
  • Wix.com: perfeito para quem quer ter loja, apresentação, portfólio e blog tudo num mesmo lugar, o wix.com é um criador de sites gratuito e bastante personalizável.

Qual deve ser o primeiro post no blog

Há várias opções de como fazer o seu primeiro post, mas nossa recomendação é fazer uma apresentação.

Caso seja um blog pessoal, fale sobre quem você é. Se for um blog para uma empresa, fale sobre quem são e o que vendem.

Se criou seu blog para falar de determinada temática, apresente-a. Fale sobre por que aquilo te interessa, por que é relevante. 

Em resumo, é interessante já estabelecer uma posição clara sobre com quem você está falando, ou pretende falar. Se tiver adotado um tom de conversa para o seu espaço, tal momento ficará ainda mais simples.

Quantos artigos um blog deve ter

Não existe número mágico no que diz respeito a quantos artigos um blog deve ter, mas é interessante que você tenha consistência, principalmente se quiser ter rankeamento.

Isto porque o Google tem um critério que valoriza conteúdos novos, o Query deserves freshness, a “consulta merece algo fresco” em tradução livre. 

Logo, o ideal é que você publique um texto novo toda semana. O mínimo, é que poste todo o mês e o perfeito é que atualize seu blog mais de uma vez na semana.

Entretanto, é claro que não é sempre que dá para manter este ritmo. Nesse contexto, o conselho é: qualidade é sempre melhor que quantidade.

Como chama alguém que escreve blogs? 

O nome mais popular para quem escreve blogs é blogueira/o. O termo se popularizou há anos, primeiro para falar sobre aquela pessoa que escrevia conteúdos pessoais sobre assuntos variados como moda, viagens, games, cultura pop e etc.

Hoje, copywriters, jornalistas e redatores no geral já veem no blog uma necessidade. Com o boom das redes sociais, quem quer se manter relevante não pode ficar de fora desse meio, e o blog é um deles.

Em conclusão, quem escreve blogs é aquela pessoa que produz conteúdo em texto, por vezes ao lado de fotos e vídeos, sobre um assunto, seja na intenção de divulgar um trabalho, fomentar uma temática, ou tentar fazer do blog seu ganha pão.

Se você pretende começar um blog, vale a pena ler o livro “Como criar seu próprio blog, 6 Projetos Básicos”, de Tris Hussey. (Você pode adquirir este livro aqui).

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