Os blogs vão acabar? Confira tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Em uma rotina que tende a ficar cada vez mais rápida, com mil e um conteúdos competindo pela nossa atenção, há quem se questione se ainda vale a pena ter um blog em 2022.

Se você tem dúvidas sobre a importância dos blogs nas estratégias de atração de leads e construção de uma marca forte, saiba que esse canal ainda desempenha um papel extremamente relevante nos resultados de inbound marketing.

Por isso, a resposta é sim, vale a pena ter um blog em 2022!

Afinal de contas, as redes sociais não precisam competir com este canal de conteúdo, mas sim trabalhar conjuntamente para o fortalecimento e crescimento de uma empresa.

Ou seja, com uma estratégia eficiente, blog e redes sociais se complementam.

Jovem digitando no notebook, escrevendo um texto de blog.
Saiba se ainda vale a pena ter um blog em 2022.

De um lado, as redes sociais usadas como canais de relacionamento, e do outro, o blog para te ajudar a gerar tráfego e autoridade. Assim, fica mais fácil de otimizar os seus objetivos.

Já que o assunto está em alta, fique mais um pouco e continue a leitura para entender como tirar proveito do blog como ferramenta e estratégia de marketing digital.

Qual a finalidade de ter um blog?

A finalidade principal de se ter um blog é gerar engajamento com as pessoas, no caso, quem lê. Criamos blogs para informar, dar opiniões, levantar discussões, criar listas, enfim: produzir conteúdo.

Para quem tem algum interesse comercial, vale a pena ter um blog para atrair potenciais clientes com uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

Mesmo para criadores individuais, ainda vale a pena ter um blog para se garantir na produção textual, no posicionamento e para conseguir uma renda extra, como já vamos explicar.

É melhor ter um site ou um blog?

Antes de saber se vale a pena ter um blog ou um site, é preciso entender a diferença entre os dois. O site existe para representar uma organização, dizer quem são e o que fazem.

Já um blog existe para gerar conteúdo e deve estar repleto de artigos informativos sobre a temática principal em pauta.

Outra diferença importante entre os dois é o tom. Mesmo em uma empresa mais jovem, um site ainda é um portal institucional e normalmente tem um tom mais sério.

Já o blog abre espaço para uma linguagem mais informal, que permita maior aproximação com o público.

Além disso, graças às abas de comentários é possível interagir mais diretamente com as pessoas, saber o que elas acham dos conteúdos, conhecer suas preferências.

Em outras palavras, vale a pena ter um blog para quem quer fortalecer sua comunicação com o público-alvo.

Quais as vantagens e desvantagens de ter um blog?

Entre as principais desvantagens de ter um blog destacam-se:

1 – Alta concorrência

Os blogs já não são novidade para ninguém e, por isso, este mercado conta com grandes concorrências.

Apesar disso, ainda vale a pena ter um blog pelo fato de que não é todo mundo que se preocupa em criar um conteúdo de qualidade e uma identidade que converse com o público.

Tem muita gente por aí deixando a criação de textos a cargo de bots, ao invés de confiarem em profissionais da área. Por isso, invista na qualidade do seu conteúdo e pesquise sobre o seu público para se destacar  

2 – Retorno a longo prazo

Fazer dinheiro com esta plataforma é um processo de demanda tempo, paciência e esforço. Quem quer resultados de imediato, talvez ache que não vale a pena ter um blog.

É preciso estudo, comprometimento e muito trabalho para conseguir alavancar seu conteúdo, fidelizar leitores e conseguir monetizar suas publicações.

3 – Dificuldades em se profissionalizar

Como em qualquer área nova, se você nunca trabalhou com a criação deste tipo de conteúdo pode encarar problemas e se perguntar se vale a pena ter um blog.

Afinal, não é só chegar e escrever qualquer coisa. Será preciso desprender tempo para estudar diversas questões, caso queira atingir resultados melhores.

Para quem não tem familiaridade com a área, isso pode ser uma desvantagem ou uma oportunidade. Afinal, toda iniciativa de sucesso exige esforço.

Agora, sobre as principais vantagens, destacam-se:

1. Melhora seu posicionamento no Google

Sabe aqueles sites que aparecem na primeira página do Google quando você pesquisa alguma coisa? Estar ali significa que aquelas páginas foram bem posicionadas pela plataforma.

Ter um bom posicionamento é essencial para atrair mais visitantes, principalmente para quem também está tentando vender um produto ou serviço.

Neste cenário, vale a pena ter um blog, já que nenhuma outra mídia ou rede social é tão eficiente em garantir o posicionamento.

Além disso, quase 30% do tráfego da web é gerado por plataformas de busca, de acordo com uma pesquisa publicada recentemente pela Statista, empresa que trabalha com coleta de dados sobre consumidores e marketing.

2. Aumentam seu tráfego

Com um conteúdo de qualidade bem posicionado, o aumento de tráfego, ou seja, de pessoas que passam e integram o seu blog, é ampliado não só pelo Google, mas pelas possibilidades de compartilhamento que ele permite.

Sua publicação poderá ser compartilhada em redes sociais e até enviada pelo Whatsapp. Sites parceiros e outros blogs cujo conteúdo converse com o seu também podem ajudar, e muito, nesse quesito.

3. Geram engajamento

Além de impulsionar o tráfego, vale a pena ter um blog pelo engajamento digital. Este fator é essencial para qualquer negócio que queira ter sucesso na internet e depende da construção de um bom relacionamento com o público.

Como já explicamos, por meio do blog é possível atingir outras mídias por meio dos compartilhamentos e interagir com sua própria comunidade com os comentários.

O engajamento é a peça chave na hora de conseguir ampliar seu alcance de forma orgânica. Para isso, é preciso estreitar a relação entre você e seu público.

4. Ajudam a fortalecer sua presença no mercado

Queira você criar um espaço para uma empresa ou algo individual, para ter um espaço para falar sobre você, seus produtos e assuntos correlatos é essencial.

Por isso, vale a pena ter um blog, caso tenha interesse em se transformar em uma referência para a sua área.

Isto porque, a partir da produção de conteúdo frequente e de qualidade, você e/ou sua empresa passam a ser conhecidos como uma fonte confiável de informação.

5. Agradam a quem prefere o texto escrito

Para quem acha que as redes sociais já dão conta do recado na hora de criar conteúdo e que os blogs já saíram de moda, saiba que está equivocado.

Além da questão sobre o posicionamento no Google, também vale a pena ter um blog para atender a quem prefere conteúdo textual.

Muita gente acha mais prático ir em um artigo de blog e ir direto ao ponto do que quer saber, ao invés de ter que ficar indo e voltando em um vídeo de youtube ou passando pelo feed do TikTok para encontrar a informação que procura.

Qual é o valor para se ter um blog?

O valor para se ter um blog pode ser zero, já que existem diversas plataformas gratuitas de qualidade no mercado.

É o caso do Blogger, plataforma do Google, da Wix.com, que permite a criação de sites que já vem com a aba de blog inclusa, e muitos outros.

Caso opte por uma opção paga, confira quais são as vantagens oferecidas pela plataforma  com calma para ter certeza de que será um diferencial para você.

Quais são os principais atributos para o sucesso de um blog?

Entre os principais atributos para o sucesso de um blog destacam-se: objetivo claro em mente, conhecimento do seu público, comprometimento e estudo.

Trabalhar com um blog não é algo que se faz com perfeição da noite para o dia, principalmente se você não tem tanta afinidade com o mundo digital.

Se pergunte, por que quero ter um blog? O que quero atingir com esta plataforma?

Se o que procura é uma forma de vender seus produtos, faça uma pesquisa com seus consumidores e entenda com clareza em qual perfil se enquadram.

Assim, fica mais fácil entender que tipo de conteúdo teriam interesse em consumir, que tipo de linguagem faz sentido de ser usada, e até como delimitar questões estéticas.

Se o que você quer é criar um blog pessoal para começar a criar conteúdo, pense na sua persona. O que o público tem a ganhar por consumir seu conteúdo?

Tenha estas questões em mente e estude. Aprenda sobre SEO, WordPress, sobre a lógica de cada rede social, aprenda a produzir vídeos e fotos, a fechar contratos, a se vender e estudar sobre seu público e por aí vai.

Como fazer um blog de sucesso e ganhar dinheiro com ele?

Todo mundo que quer fazer um blog de sucesso também quer ganhar dinheiro com ele, certo? Para isso, basta investir no aprimoramento do seu conteúdo e estudar a estratégia certa para os seus objetivos.

No que diz respeito a esta questão, trouxemos 4 formas de monetizar seu blog:

1 – Anúncios

Outra razão pela qual vale a pena ter um blog é a possibilidade de abrir espaço para que anúncios de empresas, escolas ou outras organizações sejam anexados no seu blog.

No Blogger, por exemplo, o mecanismo de blog do Google, basta ir na aba “ganhos” e criar uma conta no AdSense, plataforma de anúncios. Depois de preencher seus dados é só esperar seu pedido ser aprovado.

2 – Posts patrocinados

As famosas publis, nada mais são do que um texto de publicidade fundido (ou disfarçado) com um conteúdo padrão. Muito usado por influencers, são uma boa oportunidade para quem quer fechar parcerias com outras marcas.

Só cuidado para sempre dar preferência para publicidades que de fato conversem com o seu público e com o que você escreve. 

Afinal, não vale a pena ter um blog que fala sobre vida saudável, por exemplo, e querer fazer uma publi para alguma franquia de fast food. Seja consistente!

3 – Afiliados

Na mesma pegada dos posts patrocinados, as publicações filiadas consistem em um ganho de comissão que você ganha ao recomendar produtos ou serviços.

A diferença está no fato de que aqui, você se torna um representante da marca. A produção não será apenas pontual, como nos post patrocinados.

Além disso, em muitos contratos é comum que você ganhe dinheiro sempre que uma venda for feita a partir da sua divulgação.

4 – Infoprodutos

O ganho com os infoprodutos se trata da venda de conteúdos que ensinam a fazer alguma coisa, normalmente no formato de um curso ou ebook.

Um exemplo são os blogs que falam sobre culinária, quase sempre é possível encontrar um e-book de receitas anexado para vendas.

A dica é tentar conciliar mais de um método de monetização junto e sempre dar preferência para parcerias que tenham a ver com você.

Gostou do conteúdo? O que mais você quer saber sobre blogs? Fale para a gente nos comentários.


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