O algoritmo do Google é uma das principais tecnologias já criadas.

Hoje, é possível estimar que mais de cinco bilhões de pesquisas sejam feitas diariamente no buscador, o que é mais do que suficiente para entendermos o seu impacto global.

Seus reflexos são vistos nos mais amplos tipos de negócios, seja para empresas que visam uma audiência maior e mais visibilidade online ou aquelas que realmente querem vender.

De todo modo, não é segredo para ninguém que estar em destaque no Google significa estar em um bom patamar na internet.

No fim das contas, mesmo que o Google seja uma ferramenta inteligente e em constante atualização, alguns recursos podem ser utilizados pelos produtores de conteúdo para conquistarem um bom ranqueamento.

Mãos femininas segurando um tablet com página aberta no Google.
Saiba o que é importante para ranquear conteúdos no Google.

Você sabe como funciona e como deve se portar para conseguir aproveitar o que o algoritmo da maior plataforma de pesquisas pode oferecer?

Ao longo do tempo, o algoritmo vai sendo atualizado, para que a experiência do usuário, que hoje é o grande foco do Google, seja priorizada e aprimorada.

É importante estar atento ao que é exigido e quais são as mudanças mais expressivas, para que o rendimento dos seus materiais publicados não se perca nas novas exigências.

Para continuar tendo bons frutos no Google, é preciso entender o que a plataforma pede e o que ela tende a entregar aos seus usuários. Um bom livro para descobrir como, de fato, o Google funciona é o “Google, A Biografia”, de Steven Levy. (Você pode adquirir este livro aqui).

O Google valoriza o seu público

Embora o Google seja uma empresa de mecanismos de busca com grandes e expressivos números em escala global, a valorização do público nunca deixou de fazer parte da preocupação da multinacional.

Mesmo com a sua ampla e tranquila solidez na internet, o Google nunca deixou de manter o seu funcionamento totalmente voltado ao usuário.

Não à toa, segundo o StatCounter, mais de 92% de todas as pesquisas feitas online são realizadas na ferramenta.

Para conquistar esse patamar e se manter sempre no topo, o influente e respeitado algoritmo do Google está sempre passando por atualizações para entregar conteúdos mais relevantes.

Ele funciona em cima de decisões lógicas, tomadas pela inteligência artificial do buscador. Através dessa ferramenta, a plataforma utiliza alguns pontos chaves que são capazes de ranquear os resultados.

Um dos principais métodos utilizados é o já conhecido SEO, sigla para Search Engine Optimization, que pode ser traduzido como Otimização para Mecanismos de Busca.

Quem já trabalha na área e está familiarizado com o termo, sabe que ele engloba diversas questões valorizadas pela ferramenta do Google, que é a utilização de palavras-chave, backlinks e usabilidade, que ampliam o ranqueamento.

Mas, para quem não está acostumado com a estratégia, não é difícil compreender. Em termos menos técnicos, é preciso aprender a lidar com o básico, pensando em como elevar a relevância da leitura que você oferece ao seu público.

Como funciona o algoritmo do Google?

Em uma linguagem bem simples, o algoritmo é a ferramenta que faz com que as melhores páginas dispostas no Google fiquem em primeiro lugar nos resultados de busca.

Enquanto isso, aquelas que não correspondem às expectativas, são jogadas para mais baixo, ou até mesmo para as outras páginas de resultado.

Para usuários que buscam resultados imediatos, é claro que as opções mais atrativas são aquelas que ficam no topo, por isso é tão interessante para os produtores de conteúdo se manterem nesses espaços.

É para realizar esse controle de qualidade que a inteligência algorítmica do Google funciona. Através dos seus controles, a ferramenta analisa e classifica a relevância do conteúdo, definindo o seu grau de qualidade.

É assim que o buscador funciona na questão do posicionamento. Agora, quais são as exigências da ferramenta sempre será a dúvida que os criadores vão tentar descobrir.  

Muitas técnicas são aplicadas para tentar melhorar esse resultado de classificação. O uso de fatores pagos, como anúncios, é uma delas, já que o Google permite que, através do impulsionamento pago, um site consiga uma posição de destaque.

Contudo, para aparecer gratuitamente, é indispensável investir em conteúdo orgânico de qualidade.

Mas como isso é possível?

O Google é uma ferramenta de disparo

O Google é uma das primeiras soluções que nos vem à mente quando uma dúvida surge no dia a dia, não é mesmo?

Não importa o assunto, quando precisamos de um esclarecimento rápido, a ferramenta de pesquisa mais famosa do mundo sempre é nossa primeira opção.

Isso faz com que ele seja um grande facilitador, mas, para quem sabe aproveitar, a ferramenta também se torna uma enorme oportunidade.

Hoje, não importa se você procura uma informação simples, um produto ou um serviço. O Google é a forma mais simples de recomendação para qualquer pessoa ao redor de todo o mundo.

Por consequência, quando nosso negócio, site ou produto se torna a resposta mais rápida que uma pessoa encontra durante uma pesquisa, ele passa a ser a porta de entrada que precisamos para a captação daquele usuário ou lead.

Para isso, utilizar o SEO passou a ser uma grande estratégia.

Como utilizar o SEO?

Como já entendemos, o Google realiza a publicação ranqueada dos conteúdos em suas páginas, conforme o nível de relevância identificado pela sua inteligência.

Isso funciona para que os usuários encontrem resultados cada vez mais interessantes e assertivos, de acordo com as suas necessidades.

Mas, em meio a tanto conteúdo disparado na internet todos os dias, como uma nova publicação pode encontrar melhores resultados no posicionamento das pesquisas? Qual é o segredo para que uma página encontre destaque?

Uma das respostas mais eficientes para essa pergunta é a utilização do SEO, que já comentamos nesse texto. E não é à toa.

Se você busca resultados melhores no algoritmo do Google, precisa entender que mesmo com as atualizações frequentes, o SEO ainda é a melhor técnica que você pode aproveitar.

Afinal, o SEO funciona como um sistema de otimização, capaz de conduzir a construção do conteúdo a ser divulgado dentro do que é atrativo para o algoritmo.

Dessa forma, os motores de busca tendem a verificar um nível de relevância de maneira mais prática, priorizando aquela publicação durante a pesquisa da palavra-chave trabalhada no texto.

A Otimização para Mecanismos de Busca une tudo aquilo que o algoritmo precisa. Em outras palavras, entrega a ele tudo o que já é sabido que o robô prioriza, tornando mais fácil a tarefa de ranquear no Google.

Assim, o SEO trata de melhorar os elementos da sua página para que ela se torne mais atrativa na hora da busca e da entrega. Ele otimiza o seu conteúdo para que ele passe a chamar mais atenção, e consiga estar entre os resultados de destaque.

Se você ainda não domina o assunto, está na hora de investir mais nos conhecimentos sobre SEO. Essas três letras podem impactar muito nos seus resultados.

Como funciona o algoritmo de busca do Google?

De forma mais simples, o algoritmo de busca do Google trabalha através da elencagem de prioridades.

Quanto mais ele percebe que o conteúdo é útil e capaz de agregar conhecimento ou usabilidade ao usuário, mais ele irá entregar o material.

Essa entrega se dá através do posicionamento dos resultados nos lugares de destaque da página inicial, que já comentamos anteriormente.

De forma geral, hoje o maior segredo para conseguir um resultado interessante na entrega é a utilização do SEO, que é uma técnica capaz de decifrar alguns pontos chave do algoritmo.

Quem bem utiliza a ferramenta, passa a entender a melhor forma de utilizar e posicionar as palavras chave de busca, as imagens, títulos e outros elementos que irão compor o conteúdo do site ou blog.

No entanto, o uso incorreto desse mecanismo vem se tornando prejudicial. Com muitas pessoas utilizando macetes e práticas irregulares, só para introduzir materiais valorizados, o Google passou a entregar conteúdos com qualidade questionável.

São em momentos como esse que o algoritmo da plataforma passa por alterações e atualizações. Quando o buscador percebe que a experiência do seu usuário está sendo comprometida, ele muda a sua estratégia de análise.

O Google busca combater tudo o que possa levar o seu usuário a respostas vazias e resultados que pouco agregam. A otimização dos seus serviços é sempre uma preocupação para a plataforma.

Com isso, é preciso sempre estar atento ao que a ferramenta passa a exigir, para que o seu tráfego não seja prejudicado, mas possa estar sempre à frente, mesmo com as novas práticas de ranqueamento.

O que faz com que um conteúdo se destaque?

O Google é o principal buscador da atualidade, responsável por entregas de conteúdo de muita qualidade, que satisfaz seus usuários.

Mas, em meio a tantos aglomerados de sites e informações, como o mecanismo consegue diferenciar um conteúdo de outro e definir sua relevância?

Dentre diversas necessidades, o Google é norteado por três principais processos:

O primeiro deles é o rastreamento. Através dele, o robô do buscador encontra novas páginas que devem ser avaliadas. A partir daí o algoritmo avalia a presença dos fatores determinantes para a validação da qualidade do material.

A próxima etapa é a indexação, onde o Google realiza o processamento desses links, incluindo todas elas no seu índice. Nessa parte, todas as informações sobre o conteúdo, performance, dados, descrição e títulos são entendidos pela ferramenta.

A busca só vem depois de tudo isso. Depois de captado e entendido, o material fica disponível em um amplo acervo do Google. É daí que o buscador tira as suas respostas.

Quais são as atualizações do algoritmo do Google em 2022?

É claro que, conforme os macetes para o ranqueamento ficam mais conhecidos, a concorrência pelo posicionamento também aumenta. Por isso, para sempre entregar conteúdos com alta qualidade, o Google precisa implementar atualizações.

No entanto, embora alguns fatores sejam mais óbvios, estima-se que existam mais de 200 pontos avaliados pela empresa para nortear o rastreamento e indexação. Ou seja, a busca pelo ranqueamento é sempre um desafio.

A cada nova versão do algoritmo, ele se torna mais crítico para os processos de indexação, que é determinante para a apresentação dos resultados aos usuários.

É comum que haja mais de uma nova atualização por ano, mas nas últimas delas o Google focou bastante na usabilidade do celular na realização das pesquisas.

Ou seja, a forma como o site entrega o conteúdo para os dispositivos móveis também passou a ser um fator determinante para o ranqueamento.

O que não deixou de ser prioridade também foi a relevância e qualidade. Com internautas cada vez mais críticos, é preciso estar sempre atento ao nível do conteúdo oferecido, e o Google também está de olho nisso.

Hoje, o que o buscador realmente desvaloriza são os conteúdos que parecem ter sido criados por robôs, apenas com o intuito de estarem no topo.

SEO e conteúdo qualificado: a fórmula perfeita

Mesmo que as estratégias de SEO sejam muito bem vindas, quando a ferramenta percebe que a utilização da técnica está extrapolando e tornando o conteúdo fútil, a tendência é que o seu ranqueamento despenque. 

Não adianta tentar usar a estratégia de forma desenfreada e sem critérios, já que a inteligência do Google está se treinando cada vez mais para identificar essas tentativas de elevação sem qualidade.

As ferramentas da multinacional se preocupam em localizar e entregar conteúdos bons e úteis, se distanciando daqueles que nem parecem terem sido feitos para pessoas reais.

Para ter ideia do que oferecer, os criadores de conteúdo precisam estar sempre prontos para responder algumas questões. Confira!

O seu público realmente acha o seu conteúdo válido?

Se coloque no lugar do seu público alvo. Caso o seu conteúdo chegasse até você, ele realmente seria relevante e satisfaria a sua necessidade?

O seu conteúdo realmente agrega valor?

Afinal, se não for para acrescentar conhecimento e informações válidas, qual é o propósito da entrega?

Qual é o propósito do seu site ou conteúdo?

Você consegue definir o seu objetivo com esse material? E está conseguindo colocar essas ideias em prática com qualidade?

Quem lê o seu conteúdo sai com uma experiência satisfatória?

Ou, após consumir o material, o usuário precisa visitar outro site porque não encontrou o que procurava?

Como escrever textos com SEO para o Google em 2022 e 2023?

As novas atualizações do algoritmo do Google devem impactar muito mais sites de modo geral do que páginas individuais. Ou seja, quando for escrever ou publicar um material, a preocupação precisa ser muito mais ampla.

Dessa forma, uma única página pode causar a desvalorização de todo o site, que será totalmente afetado, já que o buscador vai entender o conteúdo de forma mais abrangente.

Essa mudança será muito crucial para os produtores, que precisarão realmente voltar seus olhos às necessidades das pessoas, se distanciando das preocupações totalmente direcionadas aos robôs.

Assim, buscar responder os questionamentos do usuário, sempre utilizando palavras-chaves essenciais, conteúdos de qualidade e uma boa linguagem de captação, se torna crucial.

Como criar conteúdo relevante para o Google em 2022?

Se você procura por dicas práticas, a primeira delas certamente é: cuide da experiência do seu público.

Em 2022, uma grande preocupação do Google é a forma como os seus usuários irão aproveitar um conteúdo.

Assim, pense no modelo de criação, em como as informações serão dispostas e se aquele material realmente será capaz de satisfazer as necessidades e expectativas dos usuários, de forma prática.

Outra questão com grande apelo é a valorização do algoritmo do Google em relação à inteligência artificial, que impacta diretamente a forma de consumo online.

Por isso, considere o tempo que as pessoas devem ficar dentro da sua página, a forma e a quantidade de interações que ela deve ter dentro do seu espaço, e tudo o que pode cativar e manter a sua atenção por mais tempo.

Dentro dos textos, a utilização de links pode ser bem interessante para que a leitura se torne mais rica e o fluxo de informações fique melhor organizado.

Outra dica que pode ser bem valorizada é o uso das pesquisas por voz. Com a tecnologia, é muito comum que cada vez mais os usuários façam buscas por palavras chaves através de meios como o Google Assistant e a Siri, da Apple.

Aproveitando essas tendências dos aparelhos, você pode adaptar os meios de pesquisa às definições de palavras chaves que irão destacar o seu texto.

Assim, você pode utilizar tons mais conversados e uma linguagem mais semântica na composição dos seus textos e anúncios. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário!


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