A descrição de produtos é um texto que educa e convence o cliente a finalizar a compra
Fazer a descrição de produtos é um processo muito importante para uma empresa, pois ela é capaz de convencer os compradores a realizarem uma conversão e, dessa forma, aumentar as vendas. Mas elaborar essas apresentações não é uma tarefa muito fácil.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a descrição não é só uma listagem de todos os atributos do produto, sendo um recurso que pode alavancar a sua estratégia de marketing digital, aumentar as vendas e tornar a empresa uma autoridade no mercado.
Além de ser uma pequena apresentação das soluções que a empresa vende, a descrição de produtos é um meio pelo qual o cliente encontra aquilo que está precisando.
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O que é descrição de produtos
À primeira vista, esse conteúdo parece ser apenas uma descrição objetiva e literal do produto, na qual são listadas todas as suas características principais, como a cor, tamanho, textura, etc.
Contudo, a descrição de um produto vai muito além disso. Ela também serve como base para o conteúdo que vai ser criado pela empresa. Esse texto pode interferir na taxa de conversão de clientes e auxiliar na estratégia de SEO do site ou loja virtual.
Quando o cliente entra no site da empresa, ele inicialmente encontra a descrição do produto. As funções da descrição de produtos incluem as ações de ensinar, informar e incentivar o consumidor a finalizar a compra.
Esse resumo precisa esclarecer para ele todas as perguntas mais básicas sobre aquela solução, respondendo o que ela é, quais os problemas que consegue resolver, qual seu diferencial, sua origem e forma de uso.
A descrição apresenta todos os argumentos para convencer o consumidor sobre aquela solução, assim não podem faltar quais são os benefícios de adquirir o produto e seus diferenciais frente à concorrência.
Porém, antes de realizar esse texto, é necessário que a empresa entenda qual é a sua importância dentro do processo de compra.
Exemplo de descrição de produtos
A formulação de um texto descritivo depende muito da solução oferecida e suas particularidades. Veja:
Lojas de vestuário
Uma loja de peças de roupas é um bom exemplo da importância da descrição de produtos.
Ao apresentar um vestido, uma das informações essenciais é o seu material, pois a cliente pode querer saber qual é o tecido da peça e as características dele, como a elasticidade e porcentagem de outros materiais.
Outro detalhe importante é o local onde as peças foram produzidas, qual a sua coloração e estampa. As medidas são outro item essencial, pois muitas lojas descrevem peças pelos tamanhos P, M e G.
Contudo, essa numeração não é suficiente, sendo melhor colocar também as medidas exatas da peça para cada parte do corpo, como a cintura, busto, quadril e ombros.
Exemplo:
O vestido MODELO ANA é feito para quem procura por conforto e elegância. Ele possui um tecido leve, confortável e com toque macio.
É produzido no tecido viscose, que possui um excelente caimento no corpo para valorizar a sua silhueta e proporcionar a sensação de bem-estar em todas as ocasiões. O vestido está disponível nas cores preto, branco e azul. Seguem as medidas e detalhes:
Detalhes:
Comprimento:
Cor:
Composição do tecido:
Medidas:
Confira também as avaliações das nossas clientes sobre esse modelo:
Consumidor X:
Consumidor Y:
Forma de lavagem:
Produtos eletrônicos
Em lojas de produtos de tecnologia, os clientes estão muito interessados nas especificações técnicas dos eletrônicos, como celulares, câmeras e computadores, por exemplo.
Portanto, a empresa precisa inserir todas as informações sobre a configuração desses aparelhos.
Exemplo:
Com um design leve, moderno e compacto, o Notebook X é o melhor produto para o seu dia a dia. O eletrônico possui uma tela HD com alta resolução e X pixels, fazendo com que você tenha mais qualidade ao assistir suas séries e filmes.
O processador X e a placa de vídeo Y oferecem um excelente desempenho para as suas tarefas diárias. O Notebook está disponível nas seguintes cores: X, Y e Z. O nosso produto se diferencia das marcas concorrentes por ser leve, fácil de transportar e oferecer excelente desempenho.
Ficha técnica:
Tamanho:
Peso:
Marca:
Sistema operacional:
Memória:
Velocidade:
Modelo:
Interface:
Veja as avaliações dos nossos clientes:
Avaliação 1:
Avaliação 2:
Dicas para fazer a descrição de produtos
Escreva para o seu público
Para oferecer qualidade, o texto precisa ser elaborado dentro de um exercício de empatia. A chave para construir uma apresentação é se colocar no lugar do consumidor, entender suas frustrações e responder todas as dúvidas.
Todo produto é desenvolvido para uma pessoa, e não para um grupo genérico de indivíduos. Então, não deixe de pensar na persona ao elaborar a descrição de produtos.
Ao pensar na persona, o profissional consegue entender quais são as suas dores, necessidades e desejos.
Anote as palavras-chave
Em uma boa descrição, as palavras-chave precisam aparecer de forma natural durante o texto. Elas são as responsáveis por ajudarem os clientes a encontrarem o produto em buscadores e marketplaces.
Descrições grandes e de qualidade interferem na posição do site nos mecanismos de busca. Isso ocorre por causa do SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de técnicas que são adotadas para melhorar o posicionamento dos sites em buscadores.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Hubspot, 39,63% dos profissionais de marketing entrevistados declararam investir nas estratégias de SEO.
Atualmente, os mecanismos de busca são mais inteligentes e atualizados, possibilitando que os profissionais usem toda a sua criatividade para elaborar as descrições.
Essa prática evita que elas sejam cheias de palavras-chave sem sentido, o que gera resumos mais objetivos e relevantes para o consumidor sem comprometer a estratégia de SEO.
Assim, é possível utilizar ferramentas de pesquisa para definir quais são as palavras-chave mais populares e que levam tráfego ao site.
Fique de olho no tamanho e formatação
Para que as descrições de produtos sejam adequadas para SEO e boas para os clientes, é importante que a empresa leve em consideração o tamanho e formatação do texto. A expectativa é que ele tenha no mínimo 1000 palavras.
O conceito de escaneabilidade entra para evitar blocos de textos desorganizados, uma vez que os consumidores dificilmente leem um texto inteiro, mas sim escaneiam o conteúdo para encontrarem rapidamente os seus pontos principais.
Ao lerem textos online, 80% das pessoas realizam apenas leituras dinâmicas. Essa informação foi obtida na pesquisa “How Little Do Users Read?” feita pela Nielsen.
Desse jeito, a descrição consegue capturar a atenção do leitor, principalmente se ele tiver pressa e estiver com muitas páginas abertas ao mesmo tempo em seu navegador
Dentro desse conceito, a empresa consegue dar destaque a tópicos usando intertítulos e palavras em negrito, fazendo com que o cliente direcione seu olhar para pontos específicos do texto.
Já os bullet points são ótimos para formatação, pois agrupam informações importantes e parecidas de maneira legível.
Além disso, o alinhamento do texto para a esquerda é outra dica essencial para que o consumidor possa saber em qual linha está localizado.
Por fim, é recomendado que as descrições não contenham hiperlinks, pois eles fazem com que o cliente saia da página e possivelmente não volte mais para a finalização da compra.
Linguagem e tom de voz
A linguagem e o tom de voz usados são duas das principais características dos textos. A função de uma descrição de produtos não é ser apenas informativa, mas também ser atrativa para os consumidores.
Logo, mesmo sem utilizar um tom “vendedor” no texto, a intenção é apresentar os benefícios de maneira convincente. Ainda é preciso definir um tom consistente, original e exclusivo da sua empresa.
Então, sem deixar de lado a identidade da marca, todas as palavras-chave que foram identificadas no tópico anterior podem ser encaixadas junto aos sinônimos.
Storytelling
O conceito de storytelling é um velho conhecido do mundo do marketing e da publicidade, sendo válido também na descrição de produtos.
Vale ressaltar que a elaboração de textos superficiais não oferece benefícios para a empresa, sendo necessário contar uma história que seja envolvente e capaz de se conectar com as emoções da persona.
Prova social
A prova social é um recurso capaz de persuadir os clientes a finalizar uma compra. As avaliações e feedbacks dos clientes conseguem ser inseridas na descrição dos produtos de forma a atrair o público.
Muitos consumidores buscam por depoimentos de outras pessoas antes de adquirirem um produto. Uma experiência positiva do público pode gerar mais confiança e segurança. A empresa também pode inserir essas experiências na forma de situações reais em que o produto pode ser utilizado.
Experiência sensorial
Dentro da descrição de produtos em sites, é possível estimular a experiência sensorial do cliente. Em lojas físicas, eles conseguem tocar e ver o produto. Mas, no comércio eletrônico, os consumidores observam os objetos por meio de telas.
Com uma experiência sensorial, mesmo que esteja distante, o cliente vai saber como é tocar e sentir o objeto.
Para incentivar esse fenômeno, a empresa pode inserir adjetivos sensoriais para impactar os sentimentos dos leitores. Dessa maneira, os clientes conseguem imaginar imediatamente os produtos no momento em que leem a descrição.
A recomendação é associar o seu produto a termos que remetem a sensações físicas. Uma área do cérebro humano, que é chamada de córtex somatossensorial, é estimulada por palavras que fazem referência a gostos, cheiros e sons.
Como vender mais através da descrição de produtos
Parte da importância da descrição de produtos é a sua influência sobre a taxa de conversão em um site ou um e-commerce.
Por conta da otimização dos mecanismos de busca, ela é capaz de levar mais tráfego, ou seja, visitantes e clientes para a sua página.
Quando é elaborado com qualidade, originalidade e capricho, esse texto também consegue proporcionar confiança para o cliente.
Por gerar credibilidade e demonstrar o comprometimento da empresa, a descrição pode eliminar a desconfiança, um impeditivo considerável para a realização de uma compra.
Outro poder do texto é mostrar para o cliente por que ele precisa comprar aquele produto, uma vez que ele consegue aumentar o seu desejo.
Descrição de produtos: completa e resumida
Para se adequar aos mecanismos de busca, a descrição de produtos para site precisa ter um tamanho certo, mas ser completa quando pensamos nas informações essenciais.
Por outro lado, uma descrição muito curta e resumida não entrega todos os detalhes necessários para que o cliente conheça e sinta segurança quanto ao produto.
Logo, é essencial ter equilíbrio para evitar uma apresentação incompleta ou blocos imensos de texto. Para criar uma descrição que seja completa, resumida, relevante e objetiva, a empresa pode distribuir as informações em tópicos.
É importante que o texto contenha a descrição comercial do produto. Nela, são descritos quais são os benefícios do cliente ao adquirir aquela solução, quais problemas ela soluciona e o sentimento após a aquisição.
Na descrição técnica, estão detalhadas todas as especificações daquele produto, a sua matéria prima, tempo de duração, funções, cores disponíveis e os acessórios que o acompanham. No caso de serviços, o resumo deve conter todos os processos que ele inclui.
Já a descrição de utilidade é o espaço em que o cliente vai informar qual é a forma de utilizar o produto, sendo usadas situações reais e cotidianas.
O que não pode faltar na descrição de produtos
Na descrição de produtos, todas as informações básicas precisam estar presentes de forma direta e objetiva.
Então, para agilizar esse procedimento, a empresa pode optar por entrar em contato com a fabricante, que consegue disponibilizar a ficha técnica do produto.
As especificações precisam estar organizadas dentro do texto, o que evita o surgimento de repetições e redundâncias. Seguem algumas informações básicas que não podem faltar na descrição de produtos para loja:
- Matéria prima;
- Medidas detalhadas;
- Estado (Novo ou usado);
- Qual é o sistema utilizado.
Quanto às medidas do produto, é importante inserir detalhes sobre o peso e o tamanho. Essas informações impedem que os clientes comprem e fiquem frustrados em relação às suas medidas.
Por exemplo, móveis comprados online podem ser muito grandes ou pequenos para o espaço. Ao descrever as dimensões dos produtos, a empresa consegue aumentar as chances de que a pessoa acerte na compra.
Por sua vez, isso acaba diminuindo o número de trocas, um processo demorado e que torna a logística mais cara. Nesse sentido, descrições de qualidade também conseguem desafogar os canais de atendimento da loja.
A falta de descrição ou um texto incompleto pode ocasionar dúvidas e confusão no cliente, que acaba desistindo da compra, abandonando o site ou enviando dúvidas aos canais de suporte.
Assim, deixe o texto atualizado para responder às dúvidas mais frequentes e básicas que os consumidores possuem.
Guia para fazer sua descrição de produtos sozinho
Escolha o melhor formato
Ao fazer uma descrição de produtos, é preciso decidir qual vai ser o formato. O ideal é que o texto seja feito com uma mistura entre tópicos e parágrafos. Por exemplo, os bullet points podem conter dados mais rápidos de ler, como todas as informações técnicas.
Por sua vez, os parágrafos mais longos são o espaço para contar uma história. Eles são ótimos para que a empresa explique o desenvolvimento do produto e a forma como ele é utilizado.
Aposte nos recursos visuais
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a apresentação de um produto não precisa ser composta apenas por texto. A descrição também contém recursos visuais, como vídeos, infográficos, imagens e gráficos.
Além de serem capazes de adicionar mais dados, eles são usados para explicar a utilização do produto em uma situação real e salientar todos os pontos já destacados pelo texto.
Os recursos visuais são excelentes ferramentas para aumentar a taxa de conversão. Em especial, as imagens e vídeos ajudam o cliente a visualizar melhor o tamanho do produto e diferentes ângulos e detalhes dele.
Segundo uma pesquisa da Brain Rules, os indivíduos conseguem lembrar de 65% das informações caso elas sejam apresentadas com recursos visuais.
Crie uma meta-descrição
A meta-descrição deve estar presente em todas as páginas relacionadas ao produto, e não apenas no endereço principal do site. E, além de conter uma palavra-chave, esse texto deve ser curto, preciso e direto.
Ao escrever a meta-descrição do produto, não deixe de informar o que ele é e quais são os seus benefícios.
Caso a empresa não escreva a sua própria meta-descrição, o buscador seleciona automaticamente uma parte aleatória do texto, que nem sempre é a mais relevante sobre o produto.
Palavras-chave long tail
Chamadas de palavras de cauda longa, os termos long tail são mais específicos e acabam apresentando menos competitividade em comparação aos mais genéricos.
Conhecidos como head tails, os termos genéricos possuem um volume de pesquisa maior, mas não garantem necessariamente que as taxas de conversão sejam altas.
Mesmo que as palavras long tail tenham uma quantidade de buscas menor, elas apresentam um interesse maior de compra pelo público. Esses termos acabam indicando clientes que estão prestes a serem convertidos.
Defina um título que seja atrativo
Um dos objetivos do título é fazer com que o cliente acesse a página. Ele precisa cativar a pessoa e estimular a sua curiosidade sobre o produto.
Evite títulos que sejam muito genéricos ou específicos demais, uma vez que os detalhes devem estar guardados para a descrição em si.
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