No mercado desde 2010, mas comprado pelo Facebook em 2012, o Instagram nasceu com a ideia de ser a maior rede de compartilhamento de fotos no mundo. É por isso que tantas pessoas buscam informações sobre como fazer post no Instagram.

Com uma plataforma totalmente voltada para os meios móveis, como os celulares, a rede social até pode ser acessada através dos computadores, mas sua experiência nos desktops não é completa.

Sua proposta é ser móvel, com a possibilidade de atualizações em tempo real, acompanhando a vida de seus usuários que, ano após ano, estão se tornando cada vez mais integrados à rede.

Mãos digitando em um computador com reações de gostei e amei das redes sociais. Usuário pesquisando como fazer post no Instagram.
Saiba como fazer post no Instagram para engajar e atrair seguidores.

Com tantas ferramentas e um modelo bem conectado, a plataforma conseguiu fazer com que seus usuários realmente a integrassem ao seu estilo de vida.

Hoje, o Instagram é a terceira rede social mais utilizada no Brasil, com cerca de 122 milhões de usuários ativos, segundo o report da We Are Social e da Hootsuite, ficando atrás apenas do WhatsApp e do YouTube.

Atualmente, a rede conta com uma possibilidade muito maior de compartilhamento de fotos e vídeos. Com várias proporções de tamanhos e formatos, também conta com ferramentas muito interativas.

Os stories, por exemplo, que são postagens com tempo de um dia de duração, hoje permitem a interação através de caixa de perguntas, enquetes, testes, músicas, gifs, lives e muito mais.

O uso da rede social: como fazer post no Instagram?

Muito mais do que compartilhar um post no Instagram como diversão, existem diversas maneiras de tornar a rede uma forma de divulgação de um trabalho, marca, ideia, programa e outras infinitas possibilidades, incluindo vendas.

Hoje, é possível utilizar a plataforma como um meio de divulgação de conteúdo visual, e não apenas com fotos. O Instagram também abriu, desde 2019, o modelo de vídeo que se assemelha ao TikTok, o reels, bem como o IGTV.

Esses modelos audiovisuais não só possibilitam uma nova forma de postagem, como são utilizados como importantes estratégias de ampliação de engajamento.

Tudo isso é feito de forma muito mais humanizada, pois a rede permite mostrar muito dos bastidores de qualquer que seja o seu conteúdo, criando uma proximidade imensa com os seus seguidores.

Uso comercial do Instagram

O Instagram perdeu a característica de ser apenas uma plataforma para conectar pessoas. Ampliando seus horizontes, a rede também passou a ser o palco perfeito para empresas e negócios.

Atualmente, as principais estratégias de marketing envolvem a proximidade com o público, que quer ter contato, entender os posicionamentos e como trabalha cada marca.

Com todas as ferramentas já citadas, o Instagram se tornou o ambiente perfeito para essa divulgação.

Em 2022, o Instagram ultrapassou a marca de mais de 200 milhões de perfis comerciais. Além disso, segundo a agência Omnicore, 90% dos usuários seguem ao menos uma marca na plataforma.

Dessa maneira, fica fácil compreender que os posts de Instagram também são grandes chaves para quem busca ampliar um negócio.

Como montar um post para o Instagram?

Para quem almeja grandes resultados, saber como fazer post no Instagram faz total diferença.

Com usuários cada vez mais exigentes, passou a ser mais difícil prender a atenção dos seguidores, mas a própria rede oferece meios para que você consiga um engajamento legal.

Dentro do que você busca divulgar, é necessário criar conteúdo de qualidade, que agrega valor e que inspira os seus seguidores, que serão cada vez mais atraídos de acordo com o que você compartilha, criando um público fiel.

Para conquistar esse público, possuir uma identificação visual para a sua marca ou para si é essencial. Assim, as pessoas passam a te reconhecer sem muito esforço.

Além disso, utilizar as ferramentas do Instagram para criar o conteúdo proporcionando interação também é super bacana, pois quanto maior o engajamento das pessoas no seu post, maior será a entrega do material.

Em resumo, o Instagram possui um algoritmo que funciona mais ou menos como uma bolha. Seu conteúdo será entregue para as pessoas que mais interagem com você.

Quando o seu alcance for ampliado para usuários de fora do seu círculo de amizades e que ainda não te seguem, seu conteúdo conseguirá furar a bolha e, quem sabe, viralizar.

Estratégias de engajamento: como fazer post no Instagram para engajar?

Vídeos, sejam eles reels ou IGTV, lives, fotos e imagens interessantes são as formas de compartilhamento no feed do Instagram.

No entanto, não adianta querer fazer sempre a mesma coisa esperando que o resultado seja diferente.

O Instagram funciona com um algoritmo, assim como toda a internet. Por isso, ele entrega o seu material conforme a relevância demonstrada por ele.

Se você quer ampliar o seu público e fidelizá-lo ao seu conteúdo, é necessário oferecer um material que os convença, alcançando suas expectativas. Para isso, a constância nas postagens é essencial.

Uma dica interessante é a utilização do storytelling nas suas postagens. Com ele, você pode trazer histórias, mensagens, personagens, ambientes, conflitos e soluções.

Ele, além de humanizar ainda mais o seu conteúdo, o torna mais autêntico, o que atrai muito a atenção dos seguidores.

Principais tipos de posts no Instagram

Cada vez mais completo, o Instagram conta com um enorme leque de possibilidades para que seus usuários criem e compartilhem conteúdo.

Conheça mais sobre cada um deles!

Instagram Stories

O Instagram possui várias formas de postagem e um dos mais queridinhos, que ocupa um local de destaque no aplicativo, é o stories.

Desde 2016 na plataforma, os stories são publicações de proposta diferente: não são fixas ao perfil (a não ser que seja opção do usuário, através dos destaques).

Em formato vertical, possui duração de 24h e são exibidos em sequência, em formato similar a um slideshow.

Ele é a forma mais usual de post, já que é simples e rápido de ser produzido, como uma maneira de ampliar as possibilidades de compartilhamento em tempo real.

Além disso, funciona de forma bem interativa, já que é o único meio de post que oferece diversas possibilidades de interações rápidas, como reações de emojis.

Em suma, o usuário pode colocar enquetes, figurinhas, texto, desenho, gifs, enquetes, caixinha de perguntas e muitas outras funcionalidades que ampliam a forma dos seguidores interagirem.

Post estático

Os posts estáticos são aqueles compostos por apenas uma imagem. Geralmente, são utilizados quando o usuário busca dar destaque em uma foto ou informação de forma bem específica e rápida.

Carrossel

O post em formato de carrossel cria um álbum em seu feed. Com ele, é possível publicar, em uma única postagem, até 10 arquivos de vídeos e fotos que devem se complementar.

Para que esse tipo de post seja interessante, ele precisa possuir uma sequência relevante e conexa, para que o seguidor se interesse e veja até o final.

Vídeos

Em seu feed, você pode publicar vídeos. No formato comum, o Instagram permite materiais com duração de até um minuto.

O formato está caindo em desuso, já que a plataforma hoje oferece dois novos modelos para conteúdos audiovisuais.

Reels

Também chamado de “cenas”, o reels é um modelo vertical de vídeo que foi criado com semelhança aos vídeos do TikTok.

Inicialmente, eles tinham tamanho limite de 30 segundos, tempo que já foi ampliado pela rede. Hoje, o Instagram permite a duração de até um minuto para esse formato, que tem a ideia de ser realmente mais rápido.

Ele é um dos materiais mais entregues pelo algoritmo da plataforma e, por isso, é uma forma de conseguir bastante engajamento.

O Reels possui uma aba só dele dentro do aplicativo, podendo chegar em pessoas que nem te seguem de forma orgânica através do “explorar”.

IGTV: como fazer post no Instagram em vídeo?

A possibilidade de vídeo mais longa da rede é o chamado IGTV. Ele suporta um conteúdo de até 10 minutos, que, assim como o reels, pode ser exibido na grade do feed ou ficar dentro de uma divisão de vídeos no perfil.

Ele é bastante utilizado para a criação de tutoriais, entrevistas, demonstrações e conteúdos similares.

Dica para produzir conteúdo no Instagram: conheça seu público

Quanto mais você definir o seu tipo de conteúdo, mais você conhecerá o público que te segue.

Assim, é mais fácil produzir conteúdos que realmente os agrade, dentro daquilo que eles gostam de consumir.

Mesmo assim, é preciso saber inovar. Hoje, muitas pessoas podem produzir conteúdo para um mesmo nicho e, mesmo assim, é possível criar formas diferentes de abordar um mesmo tema para que ele não sature.

Da mesma forma, vale a pena acompanhar outros produtos de conteúdo do mesmo ramo para se inspirar e saber o que é tendência dentro do seu mercado.

E falando nisso, abordar um tema que você domine também fará total diferença, já que o público vai se apegar mais em quem eles sentem que produz um conteúdo com mais riqueza de informações.

Como fazer um post inspiração?

Lembra de quando falamos sobre a humanização dos conteúdos? Hoje em dia, as pessoas abrem muito as redes sociais em busca de uma integração: o público quer se ver e se identificar com o conteúdo e seus criadores.

Uma forma de criar essa conexão é realizando posts que inspiram.

Por isso, você pode utilizar os diversos formatos para, dentro do seu conteúdo, encorajar, incentivar e inspirar os seus seguidores.

Vai muito de acordo com o seu conteúdo, mas a inspiração pode ser sobre como começar ou se manter dentro de um bom hábito, fazer uma transição de carreira, começar um novo hobbie, entre outras possibilidades.

Esse tipo de post agrega significado.

O ideal é que você faça algo voltado às necessidades do seu público e, mesmo que a intenção seja fazer algo mais motivacional, que você consiga realizar isso de uma forma menos clichê e robótica, para que não pareça algo forçado.

Como fazer um post de divulgação no Instagram?

O Instagram é uma ferramenta muito utilizada para o marketing de conteúdo. Com todas as ferramentas, você pode ampliar não só os seus seguidores, mas também os seus clientes.

Para empresas e negócios que utilizam o Instagram como mecanismo de divulgação, estar atento às tendências de marketing é essencial.

Por exemplo, em 2022, o social selling, ou venda social, é uma grande tendência, que utiliza os meios digitais e as redes sociais para realizar vendas.

Nesse segmento, utilizar um bom copy de anúncios é essencial, já que, além do conteúdo visual, os textos que acompanham seus posts também são essenciais para seu público.

E não é só sobre vendas de produtos, mas também da sua imagem. Se você é ou pretende ser um influenciador digital, por exemplo, é importante acompanhar as tendências para seu marketing pessoal.

Tudo nos posts de divulgação diz respeito a tornar o seu conteúdo ou marca mais relevante e, por consequência, mais consumido.

Como criar post gratuito?

Como os usuários estão cada vez mais exigentes a respeito do que consomem nas redes sociais, a utilização de mecanismos para produzir o material postado é bem importante.

Se você não sabe como preparar um post de divulgação no Instagram, algumas ferramentas gratuitas fora da plataforma podem facilitar muito a sua vida. Veja!

Estúdio de Criação – Facebook 

O Facebook possui uma ferramenta própria de agendamento e gerenciamento de posts, que pode ser utilizada também para o Instagram.

Dentre suas diversas funcionalidades, o Estúdio de Criação informa sobre novos recursos da rede social, inclusive possibilidades de monetização.

Later

Outra ferramenta para gerenciar posts, o Later permite, de forma gratuita, que você programe até 30 postagens por mês para o Instagram.

Canva

Uma das ferramentas mais simples e mais utilizadas para a criação das artes é o Canva. A plataforma é bastante intuitiva e oferece diversas possibilidades de criação com formatos ideais e modelos de inspiração para os posts.

Como fazer um card de divulgação no Instagram?

Criando imagens com templates disponíveis na internet, você pode desenvolver posts em formatos de card de divulgação (o Canva é uma boa para esse propósito).

Esse tipo de post geralmente é feito no formato retangular, com informações rápidas passadas com poucas palavras. O legal neste modelo é abusar da interatividade.

Como criar um conteúdo compartilhável?

Um conteúdo compartilhável terá tudo o que já pontuamos nesse texto: criatividade, estética, conteúdo de relevância, chamadas estratégicas e tendências de acordo com o seu nicho.

Por isso, é preciso se atentar ao valor informativo do material, produzindo algo que realmente agregue e tenha um significado para o seu seguidor. Afinal, ele precisa valer para que as pessoas sintam a necessidade de repassar.

Soluções práticas para solucionar uma necessidade, a explicação de uma tendência, dicas válidas para um estilo de vida são alguns exemplos de conteúdos que provavelmente serão compartilhados.

E quanto mais ele for compartilhado, mais alcance você terá, o que é ótimo para o crescimento da sua conta e para a reputação da sua marca.

O Instagram é uma ferramenta muito legal que, além de render bons resultados, também é divertida e inspiradora.

Gostou do conteúdo? Continue lendo o nosso blog e deixe nos comentários o que você deseja saber sobre o Instagram e outras redes sociais.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar!
1
Precisa de ajuda?
Olá! 👋 Podemos te ajudar?