Um dos assuntos que mais está em alta na área de content marketing atualmente é a produção de conteúdo UGC, uma estratégia que, de certo modo, funciona como prova social, divulgação e review.
Por causa da interação dos usuários com as mais diversas mídias, o crescimento de influencers e criadores de conteúdo, a ampliação das redes sociais e das multiplataformas de interação entre criadores, clientes e marcas, hoje há espaço para diversos formatos.
Neste contexto, o conteúdo UGC (Conteúdo Criado pelo Usuário) aparece como um campo em expansão no Brasil e no mundo.
Foto: Canva
Você conhece o UGC? Sabe como criar esse tipo de conteúdo e ganhar dinheiro com ele? Aqui, vamos falar sobre todas as facetas e possibilidades do UGC Content. Confira!
Conteúdo desta página
O que é UGC?
Conteúdo UGC, ou Conteúdo Gerado pelo Usuário, refere-se a qualquer forma de conteúdo online, como textos, imagens, vídeos, avaliações ou comentários, que são criados e compartilhados pelos próprios usuários em plataformas digitais.
Você mesmo já deve ter visto um “review” antes de adquirir um produto, não é mesmo?
Pois bem, isso é conteúdo UGC. No entanto, o foco atual da produção de conteúdo UGC são os vídeos, como, por exemplo, as produções do tipo “Arrume-se comigo” (Get Ready With Me), testes de produtos de beleza, pequenos tutoriais e vídeos sobre experiências do usuário com um produto ou serviço.
O conteúdo UGC é um elemento fundamental de interatividade na era da internet, permitindo que as pessoas participem ativamente na criação e compartilhamento de informações, opiniões e experiências.
O UGC é valorizado por sua autenticidade e influência, uma vez que muitas vezes reflete as vozes autênticas dos usuários, sem interceptações, manipulações ou influência direta das marcas.
Quando usado da forma correta, o conteúdo UGC pode ser uma ferramenta poderosa para engajamento, construção de comunidade e marketing digital.
Marketing de Influência x UGC
Seguramente, você já deve ter sido estimulado ou encorajado a tomar uma decisão de compra ou a fazer uma escolha entre uma marca ou outra por causa de um influenciador digital.
Presentes nas mais diversas plataformas de interação de mídias sociais, como TikTok, Youtube, Instagram, Facebook, entre outras, os “influencers” se tornaram peças-chave na realização de campanhas para marcas que precisam engajar o público.
Eles são acionados em lançamentos de produtos, para divulgação de linhas tradicionais, para realização de testes, lançar tendências, entre outros objetivos que uma empresa tenha dentro de um segmento de mercado.
Porém, qual é a diferença entre os influenciadores e o conteúdo UGC?
Os influenciadores, basicamente, fazem este trabalho em troca de remuneração financeira ou através de uma parceria estabelecida com um valor financeiro devidamente definido, como um cachê.
Por outro lado, o conteúdo UGC é diferente, pois as marcas selecionam pessoas comuns, com uma quantidade muito menor de seguidores, e pedem para que elas façam reviews sinceros sobre seus produtos.
Na prática, funciona como um consumidor comum mostrando para outro, com o mesmo perfil, como é o uso do produto no dia a dia, enquanto os influenciadores já alcançaram status de “estrelas” da internet e apresentam uma postura mais artificial na campanha.
Logo, se fosse para escolher a diferença mais marcante entre marketing de influência e conteúdo UGC, daria para dizer que os influenciadores são mais engessados, enquanto o User General Content parece mais natural aos olhos de quem consome o conteúdo.
Atualmente, por causa da enxurrada de influenciadores na rede, tornou-se ainda mais importante profissionalizar e tomar muito cuidado para criar estratégias que sejam realmente convincentes, coerentes com o posicionamento da marca e autênticas, para que o seguidor não se sinta manipulado.
Ou seja, para não correr riscos, fazer uma campanha positiva e com um budget reduzido, o conteúdo UGC pode se encaixar perfeitamente na estratégia do negócio e criar ótimos resultados para uma marca.
UGC no Instagram
Atualmente, o UGC no Instagram está trazendo ótimos efeitos de influência natural sobre consumidores que querem que pessoas com estilo de vida, hábitos e consumos parecidos com o seu, deem suas opiniões sinceras sobre um produto ou serviço.
Funciona assim: um usuário do Instagram com cerca 1 mil seguidores e sem o status de influencer recebe de uma marca um produto, como um tênis de corrida ou uma maquiagem para apresentar sua opinião, pontos positivos e negativos, além da experiência de uso.
O conteúdo UGC tem essa força, de promover um produto ou uma marca de maneira mais espontânea, justamente porque os seguidores do Instagram se identificam com quem está fazendo a publicação.
Logo, em um Reels do Instagram pode reforçar a experiência de uso, gerar comentários, promover interação, compartilhamentos e SEO OFF Page, com conversão de vendas.
Talvez seja exagero colocar desta forma, mas a originalidade e autenticidade do conteúdo UGC está sendo muito positivo para as marcas, já que os seguidores percebem que a divulgação não está sendo feita em um formato de propaganda, apenas.
Conteúdo Gerado pelo Usuário: o papel do UGC Creator
O conteúdo UGC precisa de uma pessoa com o mínimo de preparo para geração deste material, não é mesmo? Quem faz este trabalho é o UGC Creator.
O UGC Creator é quem produz o conteúdo UGC. Ela/Ele não precisa ter milhares de seguidores, mas tem a responsabilidade de produzir um material com qualidade, tanto visual e sonora quanto informativa.
Além disso, o UGC Creator cria o conteúdo no formato pedido pela marca, como em um vídeo de 1 minuto, e envia para que a própria empresa faça a divulgação em seus canais, por exemplo.
Na verdade, o UGC Creator tem a função de “conversar” com o público de forma mais espontânea e empática, pois se coloca no lugar dele como um consumidor igual, que tem os mesmos interesses, perfil, capacidade financeira, objetivo, entre outras características.
Como ser um UGC Creator?
Cada vez que o mercado de marketing digital apresenta uma novidade, é criada uma oportunidade de atuação para pessoas que desejam ganhar dinheiro e visibilidade através da internet.
O UGC Creator ou criador de conteúdo gerado pelo usuário, é alguém que cria e compartilha conteúdo online, como texto, imagens, vídeos, áudio e outros tipos de mídia, em plataformas de mídia social, fóruns, blogs, sites de compartilhamento de vídeos e outros espaços online.
Veja que o espaço para atuação é enorme, pois envolve várias plataformas e, por consequência, diversos tipos e formatos de conteúdo.
Você quer ser um UGC Creator de vídeo? Existe mercado!
Prefere trabalhar com UGC em fotos? Também há oportunidades, assim como textos e outras mídias.
Logo, os UGC Creators são conhecidos por produzirem conteúdo que envolve seu público-alvo e incentiva a participação ativa dos seguidores, seja por meio de comentários, compartilhamentos, curtidas ou outras formas de interação.
Eles podem criar conteúdo sobre uma variedade de tópicos (geralmente sobre aquilo que têm uma afinidade espontânea), como moda, beleza, viagens, tecnologia, jogos, entretenimento e muito mais.
Se você é apaixonado por games no PC, este pode ser o seu nicho de atuação como UGC Creator, por exemplo.
É assim que funciona.
Melhores equipamentos para criar conteúdo UGC
Se você deseja ser um UGC creator, precisa ter em casa alguns equipamentos essenciais para começar a produzir seus vídeos com qualidade. Veja as recomendações abaixo, de equipamentos para UGC que garantem bons resultados:
- Um celular com uma boa câmera (iPhone 12 ou Samsung S20, por exemplo);
- Tripé para câmera e celular;
- Estabilizador de celular;
- Ring Light.
Biblioteca de conteúdo para a marca
O UGC Creator precisa gerar uma quantidade imensa de conteúdo relevante para a marca, e isso inclui fotos do seu estilo de vida, vídeos e posts autênticos.
A marca que solicitou a geração de conteúdo UGC vai orientar sobre o material que deve ser criado, a quantidade, tamanho, qualidade, entre outros detalhes técnicos.
No geral, as marcas mantêm esse material devidamente guardado para ser publicado em momentos adequados da campanha ou na falta de material próprio, mesmo.
Autenticidade é fundamental para o UGC Creator
O conteúdo UGC precisa ser autêntico, essa é uma característica fundamental neste tipo de produção de conteúdo. Logo, foque em beleza, interesse, informações relevantes, mas nunca em elevar o patamar do seu material a um nível profissional.
Para começar neste mercado, você vai precisar preparar um portfólio, uma boa apresentação sobre você e deve dominar, mesmo que basicamente, as ferramentas de edição de vídeo, como CapCut, por exemplo.
Etapas da criação de conteúdo UGC
A criação de conteúdo UGC envolve uma série de etapas, como identificar o tema que será abordado e se ele é relevante para a comunidade e marca. Por exemplo: review de uma maquiagem para um determinado público.
O objetivo do conteúdo precisa ser claro, como para informar, inspirar, entreter, educar ou impactar diretamente nas vendas, como em uma promoção.
Em qual plataforma seu conteúdo UGC será divulgado? Isso também precisa ser definido com antecedência para que formato e tamanho sejam ajustados.
Por isso, escolha entre YouTube ou outras plataformas de vídeo, sites, blogs, redes sociais ou até mesmo fóruns.
As diretrizes para o conteúdo UGC e o UGC Creator são definidas nesta fase, como estilo de escrita, forma de comunicação no vídeo (séria ou descontraída), entre outras regras de conduta.
No conteúdo em UGC, é fundamental estimular a participação do público com campanhas específicas, que podem ser desafios, concursos, prêmios e outras formas de call to action.
É fundamental avaliar as reações dos usuários e interagir com eles, jamais deixando uma pessoa sem resposta. Avaliação de desempenho de cada campanha, promoção e publicação com métricas, entre outras ações também são fundamentais.
Geralmente, neste tipo de abordagem é importante recompensar e reconhecer todas as participações, para que a comunidade corresponda novamente, quando você gerar um conteúdo UGC mais uma vez.
Mercado UGC no Brasil
O mercado de UGC no Brasil em 2023 está extremamente aquecido, justamente porque essa é a estratégia do momento em marketing digital.
Segundo pesquisa da Stackla e Bazaarvoice, mais de 85% dos entrevistados relataram que foram influenciados pelo conteúdo UGC na hora de comprar um produto, por exemplo.
Já de acordo com dados coletados pela ComScore, quase 30% do público interagiram mais com uma marca e seus produtos quando tiveram contato com algum conteúdo UGC.
Por causa destes resultados, a procura por criadores de conteúdo UGC está crescendo cada vez mais, e as marcas querem autenticidade na abordagem que esses “creators” colocam em seus materiais.
Quais são os conteúdos gerados pelos usuários?
O conteúdo UGC – conteúdo gerado pelo usuário pode ser um comentário, avaliação, review, tutorial, opinião, prós e contras, dicas de uso e qualquer outra abordagem sobre um produto ou serviço, gerando uma identificação com quem está vendo o material.
Sabe quando você quer comprar um produto, como um shampoo, uma máquina de café ou fazer uma viagem por uma agência, e fica na dúvida se é bom ou ruim? Ou se compensa para o seu perfil?
Atualmente, as pessoas vão para o Google e Youtube, ou para as redes sociais, em busca de respostas que vão ajudar na tomada de decisão de compra.
Este é o conteúdo gerado pelo usuário: alguém como você, que já teve oportunidade de experimentar o produto ou serviço e, com base na experiência que ele teve, cria um conteúdo para elucidar suas dúvidas.
E funciona muito por causa da identificação, autenticidade e empatia, ao invés de uma tentativa de promoção de produto, como fazem os influenciadores mais famosos.
Tanto é que é muito comum ver o criador de conteúdo UGC fazer algumas críticas sobre os pontos que ele considerou “negativos” sobre um produto ou serviço, sugerindo para a marca/empresa alguns pontos de melhoria.
Qual o impacto do UGC para as marcas?
As marcas estão investindo em conteúdo UGC por diversos motivos, principalmente porque o engajamento gerado no usuário e os retornos em vendas são extremamente positivos, como apontam os números acima.
Afinal de contas, para as marcas é importante ter usuários avaliando os produtos e recomendando o uso para outros usuários, em uma comunicação mais direta, sem a intermediação da própria “marca” fazendo propaganda.
A abordagem é diferente e mais discreta, mais natural e gera um efeito muito promissor para empresas de pequeno, médio e grande porte que querem entrar de uma forma diferente no mercado.
Como a Click Textos pode te ajudar na criação de conteúdo UGC?
Se você é um criador de conteúdo UGC e precisa de apoio para escrever os roteiros dos seus vídeos, apresentações pessoais para marcas ou qualquer outro tipo de conteúdo criativo, copy e posts, entre em contato com a equipe da Click Textos. Nós podemos te ajudar a produzir conteúdos incríveis.
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