No marketing de conteúdo, é indispensável pensar na publicidade para as redes sociais e ferramentas de ads. Diferentemente dos textos elaborados para outras áreas, o copy de anúncios é uma técnica direta e efetiva.

Atualmente, as marcas e empresas batalham pelos acessos nas redes sociais. Para conquistar esses cliques, elas investem na publicidade na Internet. Por ser um espaço muito disputado, é importante se diferenciar dos concorrentes.

Hoje, apenas a publicidade não é uma garantia de que os usuários se interessem pela marca e seu produto. Dessa forma, um copy de anúncios bem elaborado é fundamental para atrair o público e atingir as metas da área de marketing.

Entenda o que é Copy de Anúncios!

Nos Estados Unidos, segundo uma pesquisa elaborada pela Emarketer, os anúncios nas redes sociais já são responsáveis por 47,9% de todos os gastos com publicidade na Internet, representando um valor de US$ 32,17 bilhões.

Mas, afinal, o que é copy de anúncios?

Basicamente, um copy de anúncios é um texto utilizado nas peças de publicidade de uma marca. Por meio do engajamento do público, a principal função dele é gerar a conversão de vendas.

No geral, a publicidade é pensada tendo um objetivo em mente. Sendo assim, o copy está diretamente relacionado com as estratégias de marketing que são aplicadas pela empresa.

Ao realizar a conversão dos usuários, o copy consegue elevar o número de vendas, leads, engajamento nas redes sociais, consciência de marca, alcance e tráfego para o site, o que acaba influenciando o andamento do negócio.

Aplicado na publicidade, o copy de anúncios pode ser entendido como uma técnica de textos para diferentes mídias.

Contudo, esse conceito, que é uma variação do copywriting, não é uma novidade para o mundo da publicidade. A escrita persuasiva sempre foi aplicada em mídias como a televisão, jornal e revistas para conquistar os clientes.

Hoje, por causa da evolução do marketing digital, o conceito de copy ganhou novos formatos. Por causa da lógica estabelecida pelo funil de vendas, o cliente passa por várias etapas até finalizar uma compra.

Sendo assim, o copy de anúncios é elaborado para gerar a conversão dos usuários que encontram a publicidade digital e fazer com que eles cliquem em páginas e executem uma ação que, por sua vez, é pensada previamente pelos profissionais de marketing e vendas.

Contudo, a conversão não é a única preocupação de um copy de anúncio, pois são os clientes que encontram a marca na Internet, e não o contrário. Logo, esses textos acabam se tornando um ponto de contato entre a empresa e o consumidor.

Desse modo, eles ajudam a desenvolver a experiência de marca e moldam a percepção do cliente. Por meio da escrita, o copy de anúncios consegue transmitir a essência e personalidade da instituição para o público-alvo.

Um dos melhores livros do mercado nacional para entender essas nuances do Marketing Digital é a obra de Martha Gabriel e Rafael Kiso “Marketing na Era Digital, Conceitos, Plataformas e Estratégias. (Você pode adquirir esse livro aqui).

Modelos de copy de anúncios

A redação do texto é determinada pelo nicho da marca, canal de veiculação e a situação. O espaço disponibilizado pela plataforma também acaba interferindo no processo de escrita do copy de anúncios.

Por exemplo, redes sociais como Instagram, Tik Tok, Linkedin e Facebook demandam copy de anúncios em formatos diferentes.

No Facebook e Instagram, os principais formatos são Imagem e Carrossel, modelos que demandam um excelente processo criativo para oferecer qualidade nos recursos visuais.

Além disso, muito utilizado no Youtube Ads, Instagram Stories e Tik Tok, os anúncios em vídeo precisam ser de alta qualidade e resolução e conter legendas em texto como um acompanhamento do áudio.

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Para que serve copy de anúncios

Toda publicidade é criada com um propósito. O copy de anúncios é utilizado para aumentar a taxa de conversão de um negócio e está ligado com as metas da área de marketing.

O copy de anúncios não apenas consegue criar consciência de marca nos leitores, mas também eleva o seu alcance nas redes sociais e gera mais tráfego para um site.

Muitas marcas trabalham para melhorar o número de vendas e aumentar a sua captação de leads, e a publicidade para as redes sociais pode ser construída de forma a atingir esses objetivos.

Para garantir que o copy de anúncios esteja cumprindo as metas da empresa, a indicação é que os profissionais de marketing fiquem atentos às métricas que estão disponíveis sobre o andamento da publicidade.

Os números da taxa de conversão, a receita e o retorno dos investimentos são informações relevantes para medir se a performance do anúncio é aceitável e identificar quais pontos devem ser melhorados.

Contudo, é crucial entender que a técnica de escrita não é capaz de aumentar essas taxas sozinha. Portanto, a marca precisa criar uma estratégia detalhada por trás do anúncio, que é elaborada a partir dos seguintes critérios:

  • Segmentação do público;
  • Planejamento;
  • Pesquisa da concorrência;
  • Estabelecimento de canais de veiculação;
  • Alinhamento com a arte e design.

Tipos de copy de anúncios

Os copys costumam ser focados em destacar os diferenciais e benefícios de uma oferta. No marketing digital, existem dois tipos mais recorrentes de copy: conversão e conteúdo.

Mais comum em anúncios, o copy de conversão é geralmente utilizado em peças publicitárias, sendo visto em cartas de venda e páginas de sites. A sua função é incentivar a persona a realizar alguma ação, por isso ele é muito aplicado em estratégias de marketing que priorizam as vendas do negócio.

Por sua vez, o copy de conteúdo é utilizado para informar e educar o público a respeito de algum assunto. Essa estrutura é muito comum em materiais elaborados para artigos em blogs e Ebooks.

Dicas para fazer copy de anúncios

Pense no público do anúncio

Antes de escrever um copy de anúncios, é importante pensar no público-alvo que vai encontrar aquele material. Ao estabelecer quem serão as pessoas afetadas pela publicidade, é mais fácil determinar a melhor forma de se comunicar com cada indivíduo.

Para elaborar uma boa peça de copy, a marca precisa entender o que o público considera importante e saber como chamar a sua atenção. E, ao fazer a segmentação do público para falar com os consumidores certos, os profissionais conseguem adaptar a linguagem usada.

Insira gatilhos mentais

Tirando as pessoas de suas zonas de conforto, os gatilhos mentais atingem o inconsciente do usuário. Além disso, eles também instigam reações que acontecem de maneira automática em cada pessoa.

Muito aplicados nos materiais de copywriting, os gatilhos fazem com que o usuário seja convertido para que execute a ação que a marca deseja. A escolha desses elementos depende muito do tipo de anúncio, onde são explorados os sentidos de urgência, confiança, escassez, curiosidade e exclusividade.

Foque na oferta

É essencial que o copy de anúncios seja focado na oferta. Mesmo que a marca se diferencie das concorrentes e ofereça vários produtos interessantes, a proposta de valor e mais relevante é a própria solução descrita.

Os anúncios são pequenos e a oferta precisa estar em destaque no texto, então é crucial não desperdiçar espaço falando sobre dados alheios e outros produtos, visto que isso faz com que o cliente deixe de prestar atenção e se desvie do conteúdo.

Capture a atenção do leitor

Hoje, a Internet é um espaço que bombardeia as pessoas com diversos conteúdos. A diferenciação é essencial para que a marca consiga aumentar seu alcance e se destacar no mercado.

Ao encontrarem o seu anúncio, os clientes se sentem atraídos pela dúvida, desejo ou dor. Se conectar e chamar a atenção dele significa usar o texto para explorar essas questões.

Como esperado, o design é um recurso visual que chama a atenção das pessoas. Contudo, o texto também tem o poder de atrair os indivíduos que caminham com pressa ou que acessam páginas na Internet de forma distraída.

Além de inserir uma frase de efeito logo no início do texto, a marca também pode investir em emojis e personalizar o material, usando o primeiro nome do consumidor, por exemplo.

Dados e informações são exemplos de elementos que capturam a atenção da pessoa que está navegando online. A inserção de letras maiúsculas no início das palavras é outro detalhe que faz diferença. Mesmo que pareça algo básico, a variação de altura é o que consegue prender o leitor e acelerar sua conversão.

Coloque uma chamada para ação

Em publicidades para mídias digitais, o leitor não deve se sentir perdido sobre o que precisa fazer em nenhum momento. Quando o anúncio possui um foco e uma meta, uma chamada para ação precisa ser colocada para direcionar o usuário corretamente.

Chamada de Call To Action, a chamada para ação pode estar presente no anúncio em diferentes formatos, seja com um link, botão ou como uma simples frase, sendo utilizados verbos no imperativo para influenciar o leitor a tomar uma atitude.

Seja criativo e objetivo

No copy de anúncios, o espaço para transmitir uma ideia é curto. Logo, a marca tem poucas palavras para fazer com que o cliente se interesse pela oferta.

Mesmo que algumas plataformas disponibilizem um espaço maior, a recomendação é não exagerar no conteúdo da publicidade.

A objetividade é uma das características principais dos anúncios das mídias sociais, uma vez que a pessoa quer saber qual é o produto da oferta e a ação que precisa ser executada em seguida.

Por ter um número baixo de caracteres, um dos desafios do copy de anúncio é conseguir levar criatividade para o texto.

Assim, para fazer com que a publicidade consiga se diferenciar entre os vários conteúdos que surgem no feed do usuário, é necessário ser criativo e original. Por exemplo, muitas marcas iniciam o texto com algum tipo de brincadeira para atrair o leitor.

Coloque palavras-chave

Quando os anúncios são redigidos para os buscadores, que são links patrocinados, as palavras-chave são inseridas para que exista uma relação entre os termos buscados pelo usuário, o que acaba melhorando a performance da publicidade.

Então, antes de escrever o texto do copy de anúncio, vale pesquisar as palavras-chave e os termos mais populares sobre aquele assunto.

Mesmo que as redes sociais não possuam essa capacidade de serem indexadores, como outras ferramentas de busca que fazem a correspondência dos termos, é crucial colocar as palavras-chave nos textos, pois elas fixam na mente dos usuários e identificam a presença da marca, seus produtos e slogans.

Personalidade

Um dos objetivos de um copy de anúncios é conseguir fazer com que o usuário capte a personalidade da marca. O texto precisa ser construído com base na identidade da empresa para refletir os seus valores.

Antes de elaborar o texto, a equipe de marketing precisa entender se a postura da marca é mais divertida ou séria, avaliando como ela vai se posicionar em relação aos usuários.

Para que o anúncio reflita a essência da marca, a equipe de profissionais precisa conhecer os pilares do branding e saber como a sua personalidade pode transparecer nas palavras.

A construção de uma branding persona é outra dica para a criação de um bom copy de anúncio, pois ela auxilia na definição de como a marca precisa se portar.

Onde o copy de anúncios é aplicado

O copy é um texto que pode ser aplicado em diferentes materiais, como mídias online e offline.

Além de ser usada em blogs e vídeos, essa estratégia de escrita é aplicada em anúncios para as redes sociais. Por terem o objetivo de “vender”, engajar os usuários e aumentar o número de acessos, os materiais do marketing de conteúdo podem se beneficiar dessa técnica.

A plataforma escolhida pela marca pode oferecer várias oportunidades para a elaboração de uma publicidade.

O copy de anúncios aparece de diversas formas nas mídias sociais. Como elemento único, ele é composto por links patrocinados ou materiais de áudio. Outra opção é que ele esteja inserido na arte, como em banners de páginas de sites, por exemplo.

Além disso, o copy também pode aparecer como uma espécie de legenda que acompanha uma imagem, como é visto nos posts que são patrocinados e que aparecem no Facebook.

De acordo com um estudo da AdWeek, o Facebook conta com três milhões de anunciantes, que optaram pela plataforma para alcançarem a sua audiência. Já o Instagram alcançou a marca de 200 mil anunciantes apenas 5 meses depois de liberar sua ferramenta de anúncios.

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