No mundo digital, o título é, sem sombra de dúvida, uma das partes mais importantes do seu texto. Isto porque, de nada adianta ter uma produção incrível se ele não for atraente. Por isso, ter o cuidado certo na hora de criar título para texto de blog faz toda a diferença.

De acordo com dados de uma pesquisa feita pela Copyblogger, 80% dos visitantes vão ler o título do seu texto, mas apenas 20% irão chegar ao fim do artigo.

Isto acontece porque as chances de dispersão são muito maiores na internet. Logo, fica difícil capturar a atenção do seu público-alvo se o texto não parecer interessante logo de cara.

Para te ajudar com esta questão, nós da Click Textos preparamos um guia completo de dicas. Vem com a gente!

Como criar um título criativo

Na comunicação, independentemente do meio em que ela aconteça, ter criatividade é sempre um imperativo. Afinal, quem sempre faz mais do mesmo, nunca consegue se destacar no longo prazo.

Na hora de criar um título criativo, a primeira dica é conhecer quem você deseja atrair com ele. Assim, você consegue saber que tipo de linguagem trará mais resultados. 

Por exemplo, se tiver adotado um tom mais informal para o seu blog, poderá criar um título com ar de conversa, como se estivesse perguntando algo diretamente ao leitor. Também poderá usar trocadilhos e referências que conversem com o texto.

Mesmo se o tom for mais sério, não deixe de abusar da criatividade e procure sempre variar a forma como você constrói os seus títulos.

Outra dica muito importante é que o título para o texto de blog deve funcionar como um pequeno spoiler, uma prévia do que o leitor irá encontrar naquele texto.

Por isso, escolha a informação mais importante do seu artigo e seja claro na construção do título.

Por exemplo, se quer fazer um texto de blog sobre um evento que está por vir, o nome dele precisa aparecer logo no início.

Imagine que esteja escrevendo sobre o festival de música Rock in Rio. Aqui, podemos citar alguns exemplos de título como:

  • Rock in Rio 2022: o que esperar do festival?
  • Hospedagens para o Rock in Rio: saiba onde ficar na Cidade Maravilhosa
  • Line Up Rock in Rio 2022:  conheça os artistas confirmados!

Em todas as versões a palavra-chave principal do texto, “Rock in Rio”, foi citada. Isso ajuda não só o seu leitor, que entende de cara sobre o que é o assunto, mas também colabora com o algoritmo de ranqueamento.

Com uma palavra-chave em evidência, fica mais fácil para este tipo de tecnologia entender do que se trata a sua produção e colocá-la em destaque.

Como deve ser o título 

Para te ajudar a entender melhor como o algoritmo funciona, vamos agora falar sobre como deve ser o título em termos de SEO.

Para quem chegou aqui de paraquedas e ainda não sabe o que essas três letrinhas significam, não se preocupe que a gente explica.

O SEO – Search Engine Optimization, que se traduz para otimização de mecanismos de busca, diz respeito a todas as técnicas usadas no meio digital para garantir que um conteúdo apareça nos primeiros resultados de uma pesquisa no Google, ou em outros sites de busca.

Por que isso é importante? Porque é graças a este tipo de ranqueamento que as pessoas irão chegar ao seu conteúdo. Mesmo com a ascensão cada vez mais consolidada das redes sociais, as buscas no Google não perderam o seu fôlego. 

Por isso, construir um título para o texto de blog que leve estas técnicas em consideração não é só uma vantagem – é uma necessidade para qualquer pessoa que leve a produção de conteúdo a sério. 

Para te ajudar com isso, confira nossas dicas:

1. Use a palavra-chave

Como falamos acima com os exemplos de título, sua palavra-chave deve aparecer logo de cara nesta parte do texto, idealmente ao lado esquerdo do título. 

Isto porque assim, a palavra que você escolheu será uma das primeiras coisas a serem lidas pelo leitor, o que facilita na hora de capturar sua atenção. 

2. Preste atenção ao tamanho: menos é mais

Títulos muito longos acabam sendo cortados na página de resultados do Google. Por esta razão, é importante que você preste atenção ao número de caracteres no seu título para o texto de blog, para garantir que seu público vá encontrá-lo por inteiro.

Em pesquisas no desktop, o limite de tamanho gira em torno de 60 ou 70 caracteres. Já para no mobile, este limite cai para 55 caracteres, já que o espaço de tela é menor. 

Como você deve conseguir disponibilizar o seu conteúdo para ambos os meios, o mais recomendado é que se oriente pelo menor limite.

3. Escolha sua palavra-chave a partir do que é pesquisado no Google

Para escolher o termo certo e conseguir aquele match entre o seu título e o que tem sido pesquisado nas ferramentas de busca, é preciso escolher uma palavra-chave que vá de encontro a esta procura.

Para saber quais expressões tem aparecido com mais frequência, você pode tentar pesquisar por perguntas diferentes relacionadas ao seu tema. Preste atenção na aba  “As pessoas também perguntam” na página do Google para se orientar sobre os assuntos mais falados.

Você também você fazer uso de outras ferramentas, como:

Also Asked: permite a construção de uma teia de perguntas relacionadas, a partir de uma palavra-chave da sua escolha. A plataforma é paga, mas oferece um número limite de pesquisas que podem ser feitas de graça.

Ubersuggest: além de fazer sugestões de palavras-chave, a ferramenta ainda mostra o volume de pesquisa em relação a determinado assunto, faz uma análise dos principais sites e te entrega algumas tendências para cada palavra-chave de acordo com o período em questão.

4. Cheque os trending topics do momento para publicações diárias

Principalmente para quem tem interesse em vincular seu conteúdo às redes sociais, fazer uso dos trending topics no momento é uma boa forma de garantir que o seu conteúdo se destaque.

Essa lista de tópicos mais falados é bastante volátil e muda todos os dias, por isso, se manter atento a ela é essencial para quem cria conteúdo diariamente.

Você pode acessar a rede social da sua preferência, como Twitter, Instagram, TikTok e etc, e verificar se, dentre os tópicos mais falados do momento, há algo que se encaixe com o seu tema.

Se nada se encaixar, você pode pelo menos aproveitar as trends para construir a chamada do seu texto para blog nas redes sociais, caso tenha abertura para ser mais descontraído na sua linguagem.

Você pode fazer um trocadilho ou uma brincadeira com o assunto, e integrá-lo à chamada para o conteúdo do seu blog. 

Como fazer o título chamar a atenção?

A dica mais importante na hora de fazer o título chamar a atenção é garantir que ele converse, de verdade, com o conteúdo que você escreveu. 

Ênfase no “de verdade” porque se apoiar nos famosos clickbaits pode até trazer pessoas para o seu conteúdo, mas dificilmente vai te ajudar a fidelizar alguém. 

Especialmente se o seu texto de blog não tiver nada a ver com o título que você escreveu. As pessoas irão se sentir enganadas, como se tivessem desperdiçado seu tempo, o que não é um incentivo para que voltem ao seu blog.  

Escreva de forma clara e objetiva e se pergunte se você, enquanto leitor, teria interesse por aquele tipo de conteúdo.

Como fazer um título impactante

Para fazer um título impactante, outra dica que damos é fazer uso de gatilhos mentais, principalmente se seu blog tem um objetivo comercial.

Os gatilhos mentais são reações emocionais causadas por situações externas. Esta resposta pode ser favorável ou desfavorável a quem as causa, por isso é preciso ter muita atenção na hora de trabalhar com o lado emocional do seu público. 

Este conceito foi apresentado pela primeira vez pelo psicólogo Robert Cialdini. Interessado pela razão por trás do sim ou do não que as pessoas dão aos vendedores, o pesquisador estudou o assunto e publicou suas conclusões na obra “As Armas da Persuasão”. 

Esses gatilhos podem variar de pessoa para pessoa, mas normalmente é possível encontrar certos padrões. São ativados pelos 5 sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.

Na criação de texto para blog, o foco deve ser na visão e na audição. Isto inclui desde a forma como você escreve seu título do texto de blog, até a presença de conteúdo audiovisual, por exemplo.

Os gatilhos são ativados por 5 princípios:

  • Princípio da reciprocidade
  • Princípio da autoridade
  • Princípio da prova social
  • Princípio da novidade
  • Princípio da escassez e da urgência

Para criar o título para o texto de blog que vá atrair a atenção do seu leitor, você pode aplicar dois deles: o princípio da novidade e o princípio da escassez e da urgência.

Princípio da novidade:  o interesse pelo novo é algo natural ao ser humano. Isto quem diz é uma pesquisa desenvolvida pela University College London, do Reino Unido.  

O estudo demonstrou que existe um aumento na liberação de dopamina no cérebro diante da exposição a algo novo, o que sempre nos leva a ter interesse pelas novidades. 

Você pode explorar esta questão fazendo uso da própria palavra (“Venha conhecer as novidades!”) e se mantendo a par no que há de novo na área de cobertura do seu blog.

Princípio da escassez e da urgência: este princípio trabalha com o medo de perder algo. Seja uma novidade, uma promoção ou algo limitado, este gatilho é um dos mais importantes, principalmente ao construir uma estratégia de Marketing Digital de sucesso.

Muito útil para quem cria conteúdo com a intenção de promover algum produto ou serviço, para usar este princípio do seu título para texto de blog, você pode fazer uso de expressões como “não perca!”, “só por hoje!”, “por tempo limitado!”, e etc.

O que escrever no título do texto de blog?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a lógica por trás da construção de um bom título para o texto de blog, confira uma lista das coisas que não podem faltar: 

1. Dois pontos ou hífen

O uso de dois pontos ou do hífen no seu título traz bons resultados na hora de organizar visualmente o início do seu texto. 

Por exemplo, no título “Metaverso: saiba tudo sobre as últimas atualizações”, indicamos a palavra-chave principal logo de cara (Metaverso) e em seguida, depois dos dois pontos, explicamos do que este texto trata (as últimas atualizações).

Este tipo de estrutura também tem impactos positivos na taxa de cliques (CTR). É o que indica uma pesquisa recente feita pela Content Marketing Institute, que apontou que a presença das pontuações aumentou a CTR em 9%, em comparação aos títulos que não as apresentavam.

2. Verbo

Uma regra em produções jornalísticas, o uso do verbo pode ser aplicado em todo tipo de texto. A vantagem de empregar um verbo está no fato de que, ao indicar uma ação, fica mais fácil ser objetivo ao mostrar qual o propósito de um texto. Confira este exemplo:

Título sem o verbo: “Dicas de SEO para blog”

Título com o verbo: “Confira dicas de como aplicar SEO para blog”

Mesmo que ambos os títulos sejam simples, fica claro que na segunda opção a clareza é muito maior, além do apelo feito ao leitor com o verbo “conferir” no imperativo.

3. Palavra-chave escolhida

Como já abordamos, nunca se esqueça de incluir no título a palavra-chave que vai explorar no seu texto. 

Também faça questão de fazer uma pesquisa prévia sobre quais são as palavras-chave mais pesquisadas em relação ao tema que vai abordar, antes de montar o título. 

O que não escrever no título do texto de blog?

1. Palavra-chave no fim do título

Usar a palavra-chave do seu texto de blog só no final do título te faz perder tempo na captura da atenção do leitor, o que acontece por duas razões.

Em primeiro lugar, na internet é muito comum que as pessoas leiam as coisas “por cima”, uma leitura dinâmica, na qual os pormenores do texto não são vistos. 

Sendo assim, é preciso ser direto com o que você quer dizer para que o internauta consiga indicar rapidamente do que se trata o seu artigo. 

Em segundo lugar, vale lembrar que títulos longos não são mostrados por inteiro na página do Google. Logo, dependendo do tipo de interface que o usuário está navegando, ele pode nem sequer ter a chance de identificar o ponto central do seu texto.

2. Palavras-chave que em nada conversem com o conteúdo do texto 

Se você usa o nome de uma marca X no título, para no texto tentar vender a Y, seu conteúdo será visto como clickbait e acredite, esta isca não traz bons resultados no longo prazo.

Seja sincero com o leitor e se certifique de colocar no título para texto de blog apenas aquilo que você tem condições de entregar no artigo.

3. Termos estrangeiros pouco conhecidos

Se você está escrevendo no Brasil, é preciso estar atento à realidade do povo brasileiro. Afinal, nem todo mundo é bilíngue ou poliglota. Portanto, evite fazer uso de palavras em outras línguas sem explicá-las logo em seguida.

É possível abrir uma exceção para esta regra caso o seu conteúdo seja de nicho, ou seja, no caso de você ter certeza de que o público sabe do que você está falando; ou no caso de palavras estrangeiras que já tenham caído no uso popular, como por exemplo:

  • Home Office (inglês)
  • Reveillon (francês)
  • Black Friday (inglês)  

Ainda com dúvidas sobre o universo dos blogs? Confira algumas das nossas perguntas mais frequentes: 

Como fazer um texto para blog?

Para fazer um texto para blog o primeiro passo é definir um tema que você tenha condições de falar sobre, com propriedade. Em seguida, é preciso definir quem será o seu público-alvo. Esta etapa é essencial para você definir tom de voz, assuntos correlatos e possíveis parcerias. Confira nossa postagem sobre o assunto para saber mais.

O que é um blog: exemplo

Para te ajudar a visualizar melhor, confira alguns exemplos de blog:

  • Blog Tudo Gostoso: neste blog de receitas, podemos destacar a divisão do conteúdo em categorias, o convite para que o leitor assine a newsletter do grupo, logo no início do site e a presença de anúncios.
Área de postagem de blog no WordPress
  • Blog Letras de Músicas: criado em 2003, além de postar letras, traduções e cifras de 3.1 milhões músicas, o site também conta com um blog que se divide em categorias de abordagem.
https://lh3.googleusercontent.com/OBavObokE0Ziz8SSBM3A9FEkjmMuiMzaPJ5u2qQXp9QwDGSnrLsL8aIgHs2mCqw_RWCGqT6omjE6uCN9hDkqJ_ZOCgcDdC-fg9fi3nG7ukFl3H9yNmbBext1plqxM168ov0t3mTnDlinaxE5mfq4b3s
  • Blog da Click Textos: com o primeiro artigo publicado há 8 anos atrás, nosso blog busca explorar de forma educativa uma série de conteúdos voltados à produção textual de conteúdo.
https://lh6.googleusercontent.com/36FqZTEt2AKGYDOWytFNptQX1JYvz0Y5Oo7Ep-rrg6LKqA7E4Nz2wH1kFo_44A6VrY1pnLaLPFzda6Jx26P2gZBlAcxg-5NYJWkCpaA8dunGvlKfuKaQE_gxrzy8DQkf5e4JOLQMi7IcRn5Iu7hhheg

Qual o blog mais famoso do Brasil?

Existem vários tipos de blog que fazem sucesso no nosso país, mas o mais popular são os blogs de moda. Esta categoria é uma das pioneiras por trás da consolidação das/os blogueiras/os e pode aparecer em vários formatos. Outro tipo de blog famoso no Brasil são os portais de receitas.

Onde posso colocar meu blog?

Existem várias plataformas nas quais você poderá vincular o seu blog, mas algumas se diferenciam no mercado digital. Para destacar três entre os principais sites, podemos citar: Blogger, WordPress e Wix.com.

Quantas palavras deve ter um artigo de blog?

O número de palavras de um artigo de blog deve variar de acordo com o nível de complexidade do seu assunto e com a quantidade de questionamentos que você vai levantar ao longo do texto. Em termos de SEO, os textos mais bem posicionados são aqueles que têm entre 500 e 2 mil palavras.

O que quer dizer a palavra blog?

A palavra blog é na verdade uma contração do termo em inglês “web log”, que quer dizer “registro na web”. Ou seja, o ato de registrar informações em um site. Aqui, o blog se destaca pelo fato de que as informações podem ser atualizadas facilmente e com frequência.

Gostou do conteúdo? Conta para a gente nos comentários!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar!
1
Precisa de ajuda?
Olá! 👋 Podemos te ajudar?