As tendências de marketing digital para 2022 destacam mudanças que vão ditar as estratégias das marcas e empresas
Um ano novo finalmente chegou e, com ele, a necessidade de se atualizar sobre as novas tendências de marketing digital para 2022. Essas novidades são a base das ações que serão elaboradas pelos profissionais da área.
As mudanças nas estratégias de marketing digital são rápidas e expressivas, sendo necessário que as equipes de marketing estejam inteiradas sobre os programas, aplicativos e plataformas do momento.
Dentro do marketing digital, é importante ter a capacidade de entender e se adaptar aos costumes, hábitos e interesses dos consumidores/usuários.
Logo, é indispensável que as marcas se liguem nas tendências que surgem para 2022 para que possam oferecer experiências de qualidade e relevância ao seu público.
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O que esperar do ano e das tendências de marketing digital para 2022?
Antes de falar das tendências de marketing digital para 2022, vale ressaltar o contexto e o que esperar desse novo ano. Desde 2020, o mundo lida com as consequências e efeitos do desencadeamento de uma pandemia que afeta duramente a economia global.
Em 2021, a pandemia do novo Coronavírus trouxe novos desafios para toda a população. Mas, especialmente, ela foi responsável por várias mudanças no comportamento do consumidor.
As transformações não são apenas na maneira como o consumidor adquire novos produtos e serviços, mas sim no consumo desenfreado de conteúdos, uma vez que a informação atingiu novos níveis de disseminação.
Por causa do isolamento social que durou vários meses, estamos cada vez mais condicionados ao uso da Internet. Em 2021, os reflexos da transformação de hábitos foram notáveis dentro do marketing digital. Para 2022, é possível esperar ainda mais novidades.
Além disso, outros acontecimentos também vão movimentar o ano de 2022. A Copa do Mundo no Qatar e as eleições presidenciais são eventos que prometem. Por sua vez, mesmo com a incerteza sobre a situação, esse é o ano em que temos a esperança de superar a pandemia.
Sendo assim, a maior mudança para o ano é o surgimento de experiências híbridas, ou seja, a mistura entre a vivência presencial e remota.
Caso sigam todos os cuidados e medidas de proteção, o público pode esperar a volta dos eventos físicos, que serão realizados com encontros virtuais.
Mas quais vão ser as outras tendências de marketing digital para 2022? Confira abaixo algumas das mudanças no nosso artigo.
Era sem cookies
No mês de janeiro de 2020, o buscador Google anunciou o fim do suporte aos “cookies third-party”. Inicialmente, com o objetivo de fornecer mais privacidade para os usuários, a ação estava definida para começar em 2022.
Contudo, a dona do navegador Chrome divulgou que acabou adiando essa medida para 2023. O tempo desse processo será destinado para a elaboração de alternativas viáveis.
Após o anúncio, esse tema passou a ser muito discutido dentro do universo do marketing digital, já que o fim do rastreamento vai impactar os anunciantes e as estratégias publicitárias criadas por agências.
De acordo com o Google, os cookies de terceiros passaram a não estar disponíveis para empresas e marcas. Os dados que são guardados pelos sites acabam sendo a sustentação do modelo gratuito de Internet disponível atualmente.
Por exemplo, empresas como Facebook e o próprio Google conseguem oferecer esses dados aos anunciantes, que utilizam as informações para criar estratégias de publicidade e marketing mais segmentadas. Contudo, uma preocupação constante é a privacidade dos usuários na Internet.
Nesse contexto de proteção de dados, surge a Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP), que está em vigor desde 2021, projeto que conscientiza o público sobre a importância da privacidade online.
Portanto, uma das tendências de marketing digital para 2022 é a adaptação para o fim da era dos cookies. Os profissionais da área precisam centrar esforços na coleta dos dados first-party, informações que são adquiridas de modo direto junto aos usuários.
A chance é que esse debate continue em 2022, e as marcas e empresas também vão começar a se adaptar a um futuro sem cookie, com novas estratégias de marketing digital.
Fortalecimento do Tik Tok
A consolidação definitiva do Tik Tok é mais uma das tendências de marketing digital para 2022. A aplicação pertence à plataforma chinesa ByteDance. Apesar de ser conhecido como um aplicativo de dancinhas, ele também é um espaço gigante para a produção de novos conteúdos.
Segundo dados obtidos pela Censor Tower, o aplicativo teve 383 milhões de instalações e uma circulação de 919,2 milhões apenas no primeiro semestre de 2021.
A expectativa é que o aplicativo de vídeos curtos seja um novo canal de aquisição para o Marketing Digital.
Com um algoritmo impressionante para a disseminação de vídeos, o Tik Tok deve ser uma plataforma onde as marcas investem na criação de conteúdos divertidos e de entretenimento.
Após baixar o aplicativo, o primeiro passo é entender como a marca ou empresa se insere nessa plataforma e quais são os conteúdos mais populares e relevantes para o público.
Streaming de vídeo
O uso de vídeos já é uma tendência para o marketing digital, sendo inclusive um recurso já consolidado no mercado.
A utilização de conteúdo audiovisual se provou um grande potencializador para as taxas de conversão em campanhas. Para 2022, surgem mais mudanças principalmente no formato de streaming de vídeo.
Além do crescimento, esse mercado também tem se tornado cada vez mais complexo, visto que os usuários devem escolher entre uma ampla variedade de plataformas, como a Netflix, HBO Max, Disney Plus, Prime Video e Starz Play, por exemplo.
Essa questão pode ser um desafio no modelo por assinatura, por sua vez beneficiando a criação de parcerias comerciais entre diferentes empresas, que melhoram sua publicidade e acabam oferecendo pacotes e descontos para os usuários.
Falando sobre conteúdo audiovisual, o Live Streaming é mais uma das tendências de marketing digital para 2022. Sem a exigência de fazer o download de dados, a transmissão ao vivo se tornou muito popular durante toda a pandemia.
As marcas podem usar as lives para se aproximarem dos consumidores ou na forma de eventos online em datas especiais como a Black Friday.
Segundo uma pesquisa feita pela PR Newswire, a estimativa era de que o mercado de streaming de vídeo atingisse a marca de U$ 70,5 bilhões em 2021. Em 2016, o número era consideravelmente menor, tendo chegado apenas a U$ 30,29 bilhões.
Conteúdo baseado em big data
Apesar das questões que rodeiam a privacidade online dos usuários, as marcas vão continuar focando na obtenção de dados dos consumidores. Assim, os conteúdos baseados em Big Data são mais uma das tendências de marketing digital para 2022.
As informações sobre os consumidores são as mais procuradas pelos profissionais de marketing, pois elas são cruciais para o posicionamento de mercado e a análise sobre o público.
O uso dos dados permite que a empresa consiga se adaptar às transformações de consumo, também podendo personalizar e segmentar as suas estratégias de publicidade e marketing.
Em 2022, um dos obstáculos é inserir esses dados na produção dos conteúdos. O principal propósito é oferecer materiais que sejam relevantes e de qualidade para os usuários.
Com a descoberta dos benefícios do marketing de conteúdo, muitas empresas focaram na criação de materiais genéricos e sem importância.
Para esse ano, é esperado o oferecimento de análises profundas baseadas em dados e conteúdos que façam a marca se tornar uma autoridade no assunto.
Marketing pelo WhatsApp
Considerado o aplicativo mais popular entre os brasileiros, o WhatsApp como ferramenta é uma das principais tendências de marketing digital para 2022.
A aplicação é mais do que uma ferramenta de troca de mensagens e ligações, sendo também uma plataforma valiosa para a área de marketing digital.
O WhatsApp é um aplicativo com bilhões de usuários que utilizam a plataforma ativamente em todo o mundo. Dessa forma, muitos empreendedores já investem nessa ferramenta para as suas campanhas.
O marketing conversacional pode ser integrado tanto ao ciclo de aquisição de leads quanto à gestão de contatos. Outra possibilidade é automatizar esse aplicativo.
A automação dos serviços de suporte ao cliente é uma forma de a empresa utilizar o WhatsApp junto a outras ferramentas de comunicação. Além disso, ela também pode oferecer um atendimento personalizado aos consumidores.
Inovações no formato social selling
Traduzido para venda social, o social selling corresponde aos mecanismos de vendas pelas redes sociais, como Facebook, Linkedin, Instagram e Twitter.
Por conta dos preços elevados nos anúncios e da redução do alcance orgânico, é necessário que os próprios profissionais saibam como vender por essas plataformas, tornando o social selling uma das tendências de marketing digital para 2022
Nesse ano, é esperado que as ferramentas de social commerce sejam uma prioridade das plataformas, a exemplo do Instagram Shopping, que foi disponibilizado aos usuários em 2018; e do Facebook Market Place, lançado em 2016 e liberado no Brasil em 2018.
Uma das expectativas é a popularização dos costumes de pesquisar por produtos e a finalização de compras dentro das plataformas das redes sociais.
Realizar vendas nas redes sociais não é uma notícia nova. Contudo, as empresas podem apostar nos novos influenciadores, novos perfis que fazem parte do marketing de influência.
Seguem alguns exemplos de novos influenciadores que surgiram:
- Embaixadores de marcas;
- Micro influenciadores (perfis entre 5 e 100 mil seguidores);
- Virtual Influencers;
- Atletas;
- Os próprios colaboradores da empresa.
Experiência e pesquisa por voz
Em 2022, uma das estimativas é que a pesquisa por voz seja um elemento decisivo na jornada do cliente, período que compreende desde o primeiro contato até o fechamento da compra.
Uma das principais características desse recurso é a praticidade. Segundo um relatório da Global Web Index, a velocidade de realizar uma pesquisa por voz é a motivação mais relevante para os usuários.
Além disso, ainda existe crescimento no uso de assistentes virtuais e ferramentas que auxiliam as pessoas nas suas atividades diárias. Então, um dos desafios das empresas é justamente adequar seus conteúdos para esse recurso.
Os usuários costumam usar uma linguagem simples, cotidiana e natural, sendo necessário que os profissionais trabalhem o vocabulário para as pessoas que estão acostumadas com a prática.
Quanto à experiência por voz, os podcasts não são uma novidade, mas, certamente, eles são uma tendência com chance de crescimento para esse ano. Esses canais são grandes espaços para o consumo de conteúdo, sendo assim uma das tendências de marketing digital para 2022.
Marketing interativo
Os usuários estão acostumados ao consumo de materiais em vários formatos, como podcasts, vídeos e imagens, e que estão disponíveis em diferentes plataformas. A criação de conteúdos interativos e multimídia é mais uma das tendências de marketing digital para 2022.
No mercado de marketing digital, um dos diferenciais da marca pode ser justamente o oferecimento de uma experiência interativa ao seu público.
Segundo a International Communications Union, nos últimos dez anos, os conteúdos interativos e multimídia aumentaram muito quando comparados aos textos escritos, mesmo que esses, junto aos hipertextos, sejam dominantes na Internet.
Relacionamentos por meio dos chatbots
Em 2020, de acordo com uma pesquisa da Mordor Intelligence, a tecnologia de chatbot teve seu mercado avaliado em U$17,17 bilhões. Para o ano de 2026, essa estimativa é de U$ 102,29 bilhões.
O crescimento do mercado de chatbots é uma realidade. Assim, o aumento de relacionamentos entre os usuários e os bots é mais uma das várias tendências de marketing digital para 2022.
Realizando funções determinadas previamente, os bots são aplicações autônomas que ficam cada vez mais atualizadas e inteligentes.
Um dos objetivos dessa tecnologia é justamente evitar a sensação de que a pessoa está se comunicando com uma ferramenta robotizada.
Mesmo com os investimentos em relacionamentos entre clientes e bots, as marcas também priorizam oferecer um atendimento que seja humanizado e personalizado para o consumidor.
Esses robôs são eficientes para o suporte aos clientes, sendo tão ativos e ágeis quanto os atendentes humanos. Os chatbots possuem um repertório amplo de funções. Eles são capazes de finalizar vendas e orçamentos, por exemplo.
De acordo com a Forbes, até 2022, 70% das interações com os consumidores vão envolver os chatbots de alguma forma.
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